Buscar

AV2 » AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0193_AV2_201402227701 » AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201402227701 - ESCARLATT VALES FERREIRA
	Professor:
	LUCIA HELENA DOS ANJOS PORTO
	Turma: 9003/GD
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 02/06/2016 16:20:24
	
	 1a Questão (Ref.: 201402514656)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Avaliação tem íntima ligação com o planejamento. Podemos compreender, inicialmente, que o ensino como prática pedagógica intencional e sistemática, portanto científica, necessita de uma organização específica, ou seja, de um rigoroso planejamento. O planejamento não pode estar em discordância com o processo avaliativo. Explique como planejamento e avaliação devem caminhar juntos em uma proposta formativa.
		
	
Resposta: O planejamento e a avaliação são ferramentas fundamentais para o professor,mas coisas são diferentes, porém para que o aprendizado do aluno seja efetivo e de forma expressiva ele devem ser utilizados juntos. Desta forma, em sala de aula ou em qualquer função pedagógica que realizer o professor estará aprimorando sua forma de lidar com a vida educacional, que afetará positivamente o aluno, pois somente com práticas que interajam com a realidade do aluno e a comunidade em que estão inseridos é que o professor reconhecerá os meios que de fato são cabíveis e que serão necessários para avaliar e planejar.
	
Gabarito: O aluno deve responder que o processo avaliativo deve ser planejado pelo educador com o objetivo amplo de analisar o desenvolvimento do aluno e do grupo. Buscando as dificuldades para que possam ser replanejadas novas estratégias de um processo contínuo de aprendizagem. A avaliação não pode ser meramente o final do processo, mas parte constante do cotidiano.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402980138)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O sujeito ético-moral é somente aquele que preenche alguns requisitos, Cite, pelo menos, dois destes requisitosdeles que o educador deve ter ao avaliar.
		
	
Resposta: -Reconhecer e compreender a realidade social do avaliado; -Entender qu7e todos nós temos nossa peculiaridades, somo todos diferentes uns dos outros.
	
Gabarito: O aluno deve citar, pelo menos, dois destes: saber o que faz, conhecer as causas e os fins de sua ação, o significado de suas intenções e de suas atitudes e a essência dos valores morais
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402357646)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Até o final da Primeira República, também conhecida como República Velha, o ensino que predominou nas escolas brasileiras foi baseado em uma perspectiva humanística, tradicional e religiosa. Desta forma, a escola tradicional, que surgiu para ensinar aos filhos da elite nacional, centra o processo de ensino e aprendizagem no mestre, ou seja, na autoridade intelectual do professor, que tinha por função transmitir os conhecimentos sistematizados de forma lógica e precisa aos alunos. 
Tendo por base o fragmento acima, sobre a condição do educando podemos afirmar que:
		
	 
	Se encontravam em uma condição passiva e de meros receptores das verdades anunciadas pelo mestre e deveriam reproduzi-las nos testes ou provas da época.
	
	Por serem sujeitos políticos e sociais sua formação estava voltada para a compreensão crítica da realidade.
	
	Se encontravam em uma condição ativa, pois o domínio do saber era condição necessária para uma formação política transformadora em sociedade.
	
	Eram vistos como indivíduos únicos e ativos e de que deveriam se apropriar do saber sistematizado para uma realização pessoal.
	
	Eram vistos como sujeitos políticos. Portanto, a formação política era essencial para a sua prática na sociedade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402498134)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Avaliação sempre foi uma atividade de controle que visava selecionar e portanto, excluir outros. A denominação avaliação tem sua base em uma prática chamada exame. Marx pensava que os exames eram um ritual burocrático para distinguir quem está apto ou não, produzindo assim cada vez mais diferenças. (GARCIA, 2001, p. 28) Os exames no Brasil foram trazidos pelos jesuítas e se deram principalmente de forma:
		
	 
	processual;
	
	escrita;
	
	inclusiva.
	 
	oral,
	
	formativa;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402357709)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Resulta do paradigma quantitativo da aprendizagem e reduz a sua dimensão à apreciação dos resultados obtidos. Dessa forma, acaba por privilegiar o grau de domínio do conhecimento por parte do aluno. Na prática é um instrumento pontual de verificação e quantificação da aprendizagem e seus resultados são expressos numericamente. Numa dimensão mais ampla acaba por classificar os alunos ao final do período, semestre, ano, mês ou curso, a partir de níveis de aproveitamento. 
O fragmento acima está se referindo a qual modelo de avaliação?
		
	
	Avaliação Diagnóstica
	 
	Avaliação Somativa
	
	Avaliação Formativa
	
	Avaliação Qualitativa
	
	Auto-Avaliação
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402357710)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Tem por finalidade fazer um levantamento dos alunos acerca de suas capacidades e/ou conhecimentos prévios antes de iniciar o processo de ensino-aprendizagem. Este modelo também permite identificar as dificuldades de aprendizagem e apontar caminhos para o desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Além disso, tal modelo pode ser aplicado durante o percurso e, assim, redefinir os meios para que se possibilite uma aprendizagem significativa. 
O fragmento acima está se referindo a qual modelo de avaliação?
		
	
	Avaliação Formativa
	 
	Avaliação Diagnóstica
	
	Avaliação Qualitativa
	
	Auto-Avaliação
	
	Avaliação Somativa
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402955204)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O fracasso escolar NÃO pode estar relacionado com:
		
	 
	Questões políticas
	
	Problemas familiares dos alunos
	
	Inadequação da técnica do educador;
	
	Problema psíquico dos alunos;
	
	Dificuldades de aprendizagem
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402482017)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É consequência do fracasso escolar:
		
	
	O aprimoramento do ensino para aqueles que conseguiram manter-se no processo de ensino ¿ aprendizagem
	 
	A formação de indivíduos sem auto estima e sem capacidade de análise crítica
	
	A seleção dos mais capazes para a aprendizagem
	 
	nenhuma das respostas anteriores
	
	o aumento dos suicídios nas comunidades de baixa renda
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402377363)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Atualmente, no campo educacional, boa parte da literatura indica a necessidade de se organizar o trabalho educativo de forma participativa. Esta defesa considera que a cultura urbano-industrial vem exigindo graus complexos de organização do pensamento, das formas de comunicação e das práticas sociais, dentre elas, as práticas pedagógicas. Sendo assim, um trabalho para se constituir como consistente e coerente deve ser pensado e organizado por todos, gerando um sentimento de co-responsabilidade com o mesmo.
Quais as alternativas abaixo estão de acordo com o enunciado acima?
I - A avaliação é o principal instrumento de diagnóstico e análise sobre a prática docente e discente.
II - A avaliação permite identificar se os objetivos propostos se concretizaram.
III - A avaliação oferece elementos ricos para que se repense as estratégias, a organização do conteúdo, a relação professor-aluno, o desenvolvimento biopsicosocial do aluno e a própria prática avaliativa.
IV - A avaliação decorre da visão de mundo do professor e, portanto, não tem uma relação direta com o planejamento da Instituição de Ensino.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente os enunciados I e III estão corretos
	 
	Somente os enunciados I, II e III estão corretosSomente os enunciados II e III estão corretos
	
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente os enunciados II, III e IV estão corretos
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402377402)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual teoria sobre o fracasso escolar vê a criança como portadora de uma organização psíquica imatura, que resulta em um estado de ansiedade, como também, apresenta dificuldade de atenção, dependência e, por vezes, um comportamento agressivo?
		
	
	O fracasso escolar como problema individual
	
	O fracasso escolar como problema técnico
	 
	O fracasso escolar como problema psíquico
	
	O fracasso escolar como questão institucional
	
	O fracasso escolar como questão política

Continue navegando