Buscar

av2 esporte educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Professor:
	CLAUDIO BENEVENUTE LOZANA
JOAO MARCUS PERELLI DOS SANTOS
SILVANA RIBEIRO LIMA
	Turma: 9004/EV
	Nota da Prova: 8,5 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 27/05/2016 18:21:35
	
	 1a Questão (Ref.: 201503477238)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao abordarmos o esporte educacional, estruturado com o propósito de ser agente de transformação, bem como, de modificação da sociedade a partir dos seus valores, ficamos nos questionando o quanto estes valores são realmente aplicados nas aulas de Educação Física Escolar atualmente. Infelizmente, ainda observa-se que muitas escolas continuam a adotar o modelo da Educação Física esportivizante, quando os mais aptos eram mais valorizados e os menos aptos preteridos e, devido a isso, automaticamente excluídos do processo de ensino dos esportes. De acordo com os texto, cite os valores do esporte que apresentam mais possibilidades de gerar transformação na sociedade, não esquecendo de justificar o porquê da sua escolha.
		
	
Resposta: Não apresentar treinamento de habilidades técnicas Não buscar talentos nas aulas Formação e capacitação e a função do esporte Ensinar bem o esporte na escola Ensinar o esporte bem Seria ensinar o esporte bem de forma global,sendo no modo global e analítico sintético
	
Gabarito: Inclusão, Cooperação e Corresponsabilidade A Inclusão pelo próprio fato de poder permitir a todos os alunos se sentirem úteis e valorizados durante o processo ensino aprendizagem, atém de favorecer o respeito as diferenças e o entendimento que todos tem diferentes habilidades e que por isso precisam ser respeitados e valorizados. A Cooperação por potencializar a percepção de que a vida em sociedade para ser vivida tranquilamente e em toda a sua plenitude precisa de ajuda mútua e de atitudes que valorizem o coletivo e não o individual. A Corresponsabilidade pela razão de ser o valor que possibilita o entendimento de que uma atitude errada da própria pessoa impacta em um conjunto de tantas outras. Logo é o valor que ao transferirmos para a vida em sociedade nos dá a responsabilidade de cuidarmos uns dos outros.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503477249)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	O esporte de alto rendimento, quando bem trabalhado, pode ser uma ferramenta bastante útil para a transformação da sociedade, visto que, seus valores de respeito, disciplina e resiliência, são fundamentais para a formação do cidadão crítico, reflexivo e conhecedor dos seus direitos e deveres. Entretanto, observa-se que apesar desta importante característica, a mesma não é implementada de forma eficiente no esporte de alto rendimento no Brasil. A partir do texto, explique o modelo atual de esporte no Brasil e proponha a reconstrução de um modelo pautado nos pilares explicitados.
		
	
Resposta: No Brasil o modelo atual e que se você não for bom o suficiente você não e APto para praticar o mesmo, havendo a exclusão e com o lema que sem dor não se vai longe. O modelo seria mostrar que o esporte competição teria que voltar mais para a inclusão e não tanto para e exclusão,sendo esses pilares a maior inclusão ,respeito, participação.
	
Gabarito: O Modelo de esporte de alto rendimento no Brasil é um modelo centrado nos clubes, o que, consequentemente já exclui uma gama muito grande de crianças, visto que, as mesmas não possuem, por muitas vezes, as mínimas condições de acesso a estes lugares. Além disso, muitos treinadores / professores não possuem o entendimento de que a condição sine qua nom para a realização de um trabalho bem feito é a formação do cidadão, ou seja, o oferecimento de oportunidades para que estes alunos / atletas possam ser incluídos de alguma forma na sociedade e não dependam única e exclusivamente do esporte de alto rendimento. Portanto, para que o esporte possa ser ofertado com qualidade em nossa sociedade, torna-se necessário que ele esteja inserido na escola, uma vez que, todos os alunos passariam a ter acesso, bem como, aumentaríamos a ¿base da pirâmide¿ no que se refere a descoberta de novos talentos. Diante disto, o que se propõe é um modelo de esporte que possa ser acessado por todas as classes sociais e que seja pautado nos valores descritos no próprio texto, uma vez que, respeito, superação e resiliência são necessários para a formação de todo e qualquer cidadão que possa ser inserido com qualidade na sociedade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503453326)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Complete segundo as formas de participar dos esportes segundo o CONFEF: Manoel é um adolescente muito ativo, ele ama praticar esportes, em sua escola ele é o melhor goleiro de futebol e ele faz parte do time escolar desde os 10 anos de idade sendo considerado um _______________________________. No período da tarde, não tem aula, Manoel passa as tardes com seu treinador de Atletismo, afinal, Manoel faz parte da Federação Paulista de Atletismo, onde pratica saltos, e seu forte é salto triplo, se empenhando ao máximo para ganhar a Competição Paulista que está valendo uma bolsa na faculdade, assim considerando um ________________________________. Nos finais de semana Manoel e mais 5 irmãos costumam ir na quadra do bairro se encontrar com os amigos e bater uma bolinha, jogando Basquete 3, participando de um_______________________. Esse Manoel merece a bolsa, é um menino muito esforçado!
		
	
	Esporte de alto Rendimento, esporte educação, esporte lazer.
	
	Todos são esportes educativos.
	 
	Esporte educação, esporte alto rendimento, esporte lazer.
	
	Esporte lazer, esporte lazer, esporte educação.
	
	Esporte educação, esporte lazer, esporte lazer.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503439313)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre as alternativas abaixo, assinale a que melhor representa o conceito de esporte de participação:
		
	
	O esporte de participação tem como missão a promoção do bem estar social e da qualidade de vida dos seus praticantes, os estimulando a formação das redes sociais de apoio, primando consequentemente, para uma maior disputa entre os mesmos.
	
	O esporte de participação associa-se ao princípio da inclusão, sendo a formação do cidadão o seu principal objetivo.
	
	O esporte de participação tem como missão a promoção do rendimento a qualquer preço. Logo, estimula os seus praticantes a jogarem o tempo todo, fazendo com que superem os seus limites.
	 
	O esporte de participação tem como missão a promoção do bem estar social e da qualidade de vida dos seus praticantes, os estimulando a formação das redes sociais de apoio, primando consequentemente, para uma maior integração social.
	
	O esporte de participação e de lazer associa-se a formação do indivíduo no que tange ao estímulo pelo convívio pessoal e pela superação dos limites, promovendo a busca incessante pelo rendimento.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503439596)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podem ser considerados principais fatores da exclusão social, com EXCEÇÃO de:
		
	
	Desemprego
	 
	Família
	
	Desigualdade Educacional
	
	Pobreza
	
	Violência
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201503457654)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ensino dos esportes na escola tem sido bastante discutido ao longo dos anos. Contudo, por mais que exista a compreensão de que este deve ser ensinado a todos os alunos, promovendo a inclusão, professores ainda insistem em trabalhar de modo repetitivo, preconizando os mais aptos, excluindo os menos e valorizando sobretudo a competição. De acordo com o texto, assinale a alternativa correta:
		
	
	O texto não expressa a realidade atual, pois, os professores seguem rigorosamente os conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
	
	O Texto não expressa a realidade atual, pois, o objetivo da escola nos dias de hoje não deve ser incluir, mas sim, formar cidadãos para o alto rendimento.
	
	O texto não expressa a realidade atual, pois, constata-seque na grande maioria das escolas o ensino dos esportes não é o principal processo pedagógico realizado pelo professor.
	
	O texto expressa a realidade atual e, infelizmente, o comportamento trazido pelo mesmo, retrata veementemente a Educação Física Escolar que é aplicada hoje em nossas escolas.
	 
	O texto expressa a realidade atual de muitas escolas, mas em hipótese alguma podemos afirmar que este comportamento seja característico de todos os professores.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201503489418)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podem ser consideradas atividades que preconizam a inclusão durante as aulas de Educação Física na escola, com exceção de:
		
	
	Pequenos jogos;
	 
	Séries de exercícios;
	
	Grandes jogos;
	
	Jogos cooperativos;
	
	Séries de jogos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201503489975)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Stigger (2009) desenvolve a ideia de que o esporte deve ser transformado no contexto escolar. Em suas análises, cita que o esporte na área do lazer toma forma multicultural, superando o conceito do esporte de rendimento e que, portanto, na escola, pode sofrer transformações adequadas aos objetivos educacionais. Nesse sentido, para o autor, a escola é um lugar: (CEPERJ, 2001).
		
	
	que fortalece os conceitos de uma sociedade competitiva e, portanto, o esporte deve ser transformado para a preparação dos jovens para a vida competitiva;
	
	em que se situam as contradições sociais e, portanto, deve-se manter a padronização do esporte-espetáculo com o objetivo de organizar a hierarquização social em que os melhores são os vencedores.
	 
	privilegiado para a transmissão de conhecimentos e hábitos construídos historicamente pelas pessoas, para a formação de cidadãos críticos e participativos, inclusive na adequação do esporte às transformações sociais;
	
	monocultural, pois estabelece as hierarquias da classe dominante e, portanto, o esporte deve manter os conceitos de competitividade entre os mais aptos em busca do sucesso social;
	
	de suma importância para que o esporte transforme os jovens ociosos em jovens valores esportivos visando à mudança qualitativa da nação;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201503439618)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Barbieri (1999) que sugere que a prática voltada para educação de crianças e jovens, deve ter como finalidade, o desenvolvimento integral do indivíduo, por meio da socialização, preservação da saúde e desenvolvimento do autoconhecimento e auto-estima de todos os participantes. A prática pedagógica deve estar fundamentada em princípios. Os princípios constantes das alternativas abaixo fazem parte desta proposta, EXCETO: (SEDUC/PI - 2009)
		
	
	Totalidade;
	 
	Regulamentação;
	
	Participação.
	
	Coeducação;
	
	Cooperação;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201503465866)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os métodos ativos, são caracterizados por atividades que têm como foco principal a promoção do aprendizado de modo globalizado, ou seja, não fracionado. Logo, nas aulas em que este método é mais valorizado, preconiza-se o aprendizado dos fundamentos do esporte de acordo com a realidade dos jogos. Devido ao que foi descrito na questão, assinale a alternativa que melhor representa as atividades deste método.
		
	
	Séries de exercícios, séries de jogos, exercícios complexos e exercícios recreativos.
	
	Exercícios puro e simples, exercícios puro e simples caracterizados como jogo e exercícios complexos.
	
	Exercícios complexos, série de exercícios e pequenos jogos.
	
	Pequenos jogos, grandes jogos, mini jogos e séries de exercícios.
	 
	Pequenos Jogos, grande jogos, mini jogos e jogos propriamente ditos.

Outros materiais