Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE ECONOMIA E GESTÃO

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
A inserção do país no mercado internacional é condição essencial para o seu crescimento e desenvolvimento. Que políticas macroeconômicas devem ser adotadas para que os produtos e serviços produzidos no país ganhem competitividade em nível mundial. Como o país poderá estabelecer novas parcerias comerciais. Quais as razões que levam o Brasil a ser um país pouco inserido no mercado mundial. Exponha suas ideias e as debata no fórum com seus colegas. 
	
Resposta 01 - Os países falam muito em globalização, mas na prática possuem políticas protecionistas favorecendo o mercado local, a geração de tecnologia e a exportação de seus produtos. os países europeus apostaram maciçamente na globalização, fortificando essa relação e aproveitando as oportunidades e minimizando os riscos envolvidos. Já os países latino-americanos ficaram passivos a esse processo, o que deixou vulnerável suas políticas externas.
Resposta 02 - Após anos de expressiva expansão do agronegócio brasileiro, o comércio internacional de produtos agrícolas tornou-se peça fundamental da economia brasileira. A ativa participação dos setores públicos e privado brasileiros nas negociações internacionais de comércio agrícola é um reflexo do destaque que o país tem alcançado nos mercados internacionais. A inserção do Brasil no comércio internacional agrícola tem se dado sob a influência de três forças convergentes:  o crescimento vertiginoso da produção e das exportações, o papel central dos países em desenvolvimento como destino das exportações brasileiras e o declínio significativo das importações. O Brasil está entre os países que possuem nítida vantagem comparativa no agronegócio e, portanto, tem muito a ganhar com a liberalização do comércio internacional de produtos agrícolas.
Resposta 03 - É do interesse do Brasil garantir maior acesso a mercados externos, de forma que a expansão das exportações crie empregos, gere renda e promova o desenvolvimento. Dada a importância dos países emergentes como importadores de produtos agrícolas, o esforço de abertura de mercados não pode ser limitado aos países desenvolvidos. Os países em desenvolvimento são hoje responsáveis por mais da metade de todas as vendas externas do agronegócio brasileiro. São também os mercados que concentram as maiores oportunidades de expansão da demanda de importação devido a fatores tais como aumento da renda per capita, urbanização, crescimento populacional e efeito graduação.

Continue navegando