Buscar

Curriculo escola e libras apol

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Leia o fragmento de texto:
[...] Surge o cidadão e com este a compreensão da educação como direito e necessidade de todos, cabendo ao Estado o dever de proporcionar a educação para todos. A Educação também aqui é vista como responsável pela promoção do progresso e do desenvolvimento. A crença que pela razão o homem se emanciparia perdurou por muito tempo.
Nesse período, expressões como emancipação, revolução, progresso, desenvolvimento entre outras, destacam-se nesse discurso. A modernidade rejeitava a reprodução do mundo que havia se constituído até ali; fazia-se necessária a constituição de um novo paradigma.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MOURA, Tania Maria de Melo (Org.). A formação de professores para a educação de jovens e adultos em questão. Maceió : EDUFAL, 2005. p. 29
De acordo com Grochoska (2012), há cerca de 200 anos, dois eventos marcaram o início das discussões sobre a escola para todos. Que acontecimentos foram esses?
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	A
	A Segunda Guerra Mundial e a Queda do Império Romano
	
	B
	As Cruzadas e o início da Idade Média
	
	C
	A Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos
Você acertou!
Há cerca de 200 anos ocorreu a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos. A partir daí, passou-se a perseguir o ideal de uma escola para todos, a qual o acesso fosse não somente para os filhos das elites. (p. 20)
 
	
	D
	A Independência do Brasil e a Independência dos Estados Unidos
	
	E
	A Guerra Fria e o Manifesto dos Pioneiros.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto:
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola, oferecendo subsídios concretos para a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a Educação Básica. Além disso, procura também oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: http://portal.inep.gov.br/saeb  - acesso em 31/10/2014
No que diz respeito à Prova Brasil, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.
(   ) As escolas que realizam a Prova Brasil ajudam no levantamento dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
(   ) As provas são aplicadas para alunos do 4º ano e 8º ano do Ensino Fundamental, exclusivamente na rede pública.
(   ) Foi aplicada a primeira vez em 2005, e passou a ser, desde então, realizada a cada dois anos.
(   ) Tem como foco as disciplinas de história (História do Brasil) e Matemática.
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
GROCHOSKA (2011. p.80) As provas são aplicadas para os alunos de 4ª série/5º ano e de 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental, das redes pública e privada, das zonas rural e urbana, tendo como foco língua portuguesa (leitura) e matemática (resolução de problemas).
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – V – V - F
Questão 3/10
Leia o trecho a seguir:
 
“Os ambientes linguísticos em que as crianças surdas se desenvolvem são muito variados, por isso os processos de socialização linguística são, igualmente, bastante diferentes. As crianças surdas, cujos pais usam sinais, adquirem de forma espontânea a língua utilizada no ambiente familiar [...]”.
COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.176.
 
De acordo com o conteúdo do artigo-03  sobre a convivência com pessoas surdas, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
I.  (  ) Utilizar tom de voz normal para comunicar-se, evitando gritar ao conversar com a pessoa surda.
II. (  ) Acenar ou tocar levemente seu braço para chamá-lo.
III.(  ) Para o surdo que faz leitura labial, falar frente a ele sem cobrir a boca com objetos e gestos.
IV. (  ) Utilizar pouca expressão facial e corporal para se comunicar.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F, F, V, F
	
	B
	V, V, V, V
	
	C
	V, F, F, V
	
	D
	V, V, V, F
Você acertou!
	
	E
	F, F, F, V
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“A idade da criança quando se produz a perda auditiva tem uma grande repercussão em seu desenvolvimento posterior. Diferenciam-se em dois tempos: antes dos 3 anos e depois dessa idade. No primeiro caso, denomina-se surdez pré-locutiva, isto é, antes que a criança tenha consolidado a fala. No segundo caso, existe uma surdez pós-locutiva, posterior à aquisição da fala.”
COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 175.
 
Tendo isso em vista e de acordo com o artigo-base 02 estudado na disciplina, Marchesi (1995) entende que a criança surda não consegue, ao mesmo tempo, olhar para o rosto do adulto para perceber sua intenção comunicativa e olhar o objeto ao qual está se referindo [...] o que faz com que a criança assuma, muitas vezes, uma atitude mais passiva e menos interessada nos intercâmbios comunicativos, denominando esta questão como:
	
	A
	Déficit de atenção e Hiperatividade
	
	B
	Retardo do processamento da informação recebida
	
	C
	Desinteresse intencional
	
	D
	Compreensão total da mensagem
	
	E
	Problema da atenção dividida
Você acertou!
A criança surda tem grande desvantagem em comparação à criança ouvinte quanto a estímulos sonoros a partir do momento em que está privada de participar de experiências que ocorrem simultaneamente; lllatenção, tendo assim, uma maior chance de aprender o seu mundo através dos inúmeros estímulos que se realizam em torno de si.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“A causa da surdez também é um fator de variabilidade significativa que está relacionado com a idade da perda auditiva, com a reação emocional dos pais, com os possíveis transtornos associados e com o desenvolvimento da criança.”
COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 174.
 
No texto-base 02 estudado em aula, apresenta-se a definição de surdez e seus fatores etiológicos. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
 
Surdez
Fator etiológico período pré-natal
Fator etiológico período perinatal
Fator etiológico período pós-natal
 
(   ) Redução ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sons devido a fatores que afetam as orelhas externa, média e/ou interna.
(   ) Acontece durante o parto, como anoxia, falta de oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto.
(  ) Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se entre eles algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, como as alterações endócrinas; bacterianas como a sífilis; deficiência na nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações.
(  ) Pode ocorrer pós-nascimento por meio de drogas ototóxicas; infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia ou hiperbilirrubina e baixo peso.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1, 3, 2, 4
Você acertou!
A sequência correta é: 1, 3, 2, 4.
Surdez - A redução ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sons devido a fatores que afetam as orelhas externa, média e/ou interna.
Fator etiológico período pré-natal
- Pode ocorrer fatores hereditários, encontrando-se entre eles algumas síndromes e fatores familiares ou não hereditários, como as alterações endócrinas; bacterianas como a sífilis; deficiência na nutrição materna; diabetes; drogas e medicamentos e más formações.
Fator etiológico período perinatal - Acontece durante o parto, como anoxia, falta de oxigenação no cérebro; prematuridade e traumas no parto.
Fator etiológico período pós-natal - Pós-nascimento por meio de drogas ototóxicas; infecções bacterianas (encefalite, meningite); traumas (crânio encefálico); virais (caxumba, meningite, sarampo); ruído; icterícia ou hiperbilirrubina e baixo peso.
	
	B
	1, 2, 3, 4
	
	C
	4, 1, 3, 2
	
	D
	3, 4, 1, 2
	
	E
	2, 1, 4, 3
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto:
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), conforme estabelece a Portaria n.º 931, de 21 de março de 2005, é composto por dois processos: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc).
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: http://portal.inep.gov.br/saeb  - acesso em 31/10/2014 
Com relação ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é correto afirmar que:
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I- É realizado anualmente.
II- As provas são aplicadas para alunos do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental, das redes pública e privadas, das zonas rural e urbana.
III- O foco dessa avaliação são os conteúdos de ciências, geografia e história.
IV- Esse tipo de avaliação é realizada por amostragem.
	
	A
	Somente as proposições II e IV estão corretas.
Você acertou!
GROCHOSKA (2011. p.79) O Sistema de Educação Básica (Saeb) começou no ano de 1990 e, desde então, acontece a cada dois anos. Tem como foco a língua portuguesa (leitura) e matemática (resolução de problemas).
	
	B
	Somente as proposições I e III estão corretas.
	
	C
	Somente as proposições I e II estão corretas.
	
	D
	Somente as proposições II e III estão corretas.
	
	E
	Somente as proposições I e IV estão corretas.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto:
A educação em nosso país, vem desenvolvendo-se segundo diretrizes e características gerais que tem sido destacadas nos estudos disponíveis de história da educação brasileira. Mas esses traços comuns permanecem ainda num nível abstrato se não for considerado o modo específico como se realizam nas diversas regiões.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SCORUGLIA, Afonso Celso. MACHADO, Charliton José dos Santos (org.).  Pesquisa e historiografia da educação brasileira. Campinas, SP: Autores associados, 2006. p. 231
Com relação ao resgate histórico feito por Grochoska (GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: perspectivas e enfoques. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 20), sobre o início da educação no Brasil, qual é o problema apontado até hoje como responsável por interferir na compreensão das funções da escola?
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa correta.
	
	A
	As grandiosas conferências e publicações sobre educação que aconteceram no período colonial.
	
	B
	A publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996.
	
	C
	A dedicação ao ensino das leis, da medicina, da astronomia e da lógica.
	
	D
	O descomprometimento com a educação das camadas mais populares e resquícios dos períodos colonial e jesuítico.
Você acertou!
Nosso país não teve grandes avanços relacionados à educação devido ao descomprometimento com a educação das camadas mais populares e resquícios dos períodos colonial e jesuítico. O descomprometimento com a educação para as camadas populares deixou um legado que até hoje interfere nos processos de compreensão da função da escola. (p. 20)
	
	E
	A criação da primeira universidade em Bolonha, norte da Itália, no final do século XI.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“A surdez ou uma deficiência auditiva é qualquer alteração produzida tanto no órgão da audição como na via auditiva. A classificação mais habitual do ponto de vista médico foi feita em função do lugar onde se localiza a lesão.”
COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.172.
 
Levando em consideração o conteúdo do texto-base 02 discutido em aula, a perda auditiva pode ser classificada quanto aos tipos e graus. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
 
Surdez tipo Condutiva
Surdez tipo Sensório Neural
Surdez tipo Mista
Grau de perda auditiva Hipoacústicos
Grau de perda auditiva Surdos
 
( ) Incluem-se nesse grupo pessoas que adquirem a linguagem de comunicação somente por meio de processos psicopedagógicos adequados e de técnicas altamente especializadas. Surdos que apresentam perda auditiva de grau severo ou profundo.
(  ) As crianças deste grupo adquirem normalmente a linguagem em seu meio familiar e social, frequentando escolas comuns juntamente com ouvintes; apresentam perda leve, moderada ou acentuada.
( ) Perda auditiva proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamentos medicamentosos e ou/cirúrgico.
(  ) Perda auditiva afeta a audição tanto na orelha externa quando na orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo surdez sensório neural.
(  ) Perda auditiva irreversível, pois atinge as células neurais, que, quando lesionadas, não se regeneram. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central.
 
Agora, marque a sequência correta:
 
	
	A
	4, 2, 3, 1, 5
	
	B
	1, 3, 5, 4, 2
	
	C
	2, 3, 5, 4, 1
	
	D
	1, 4, 5, 2, 3
	
	E
	5, 4, 1, 3, 2
Você acertou!
a sequência correta é 5, 4, 1, 3, 2.
Surdez tipo Condutiva - Perda auditiva proveniente de patologias na orelha externa e/ou média, sendo, na maioria das vezes, passíveis de tratamentos medicamentosos e ou/cirúrgico.
Surdez tipo Sensório Neural - Perda auditiva irreversível, pois atinge as células neurais que quando lesionadas não se regeneram. Localiza-se na orelha interna e/ou no nível central.
Surdez tipo Mista - Perda auditiva afeta a audição tanto na orelha externa quando na orelha interna, apresentando uma surdez de condução e ao mesmo tempo surdez sensório neural.
Grau de perda auditiva Hipoacústicos - As crianças desse grupo adquirem normalmente a linguagem em seu meio familiar e social, frequentando escolas comuns juntamente com ouvintes. Apresentam perda leve, moderada ou acentuada.
Grau de perda auditiva Surdos - Incluem-se nesse grupo pessoas que adquirem a linguagem de comunicação somente por meio de processos psicopedagógicos adequados e de técnicas altamente especializadas. Surdos que apresentam perda auditiva de grau severo ou profundo.
 
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto:
O Sistema Provinha Brasil funciona como ferramenta oferecida pelo Inep às escolas e redes de ensino que desejem visualizar e analisar os resultados da Provinha Brasil em forma de relatórios eletrônicos.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/provinha-brasil/sistema-provinha-brasil - acesso 31/10/2014
Sobre a Provinha Brasil é correto afirmar que: 
 
I- O objetivo da Provinha Brasil é fornecer aos gestores dos sistemas de ensino e às escolas um instrumento de diagnóstico referente ao nível de alfabetização dos alunos.
II- Serão encaminhadas ações preventivas diretamente ao professor, com o intuito de sanar as dificuldades.
III- Essa avaliação é obrigatória e tem caráter classificatório.
IV- É realizada sempre no final de cada ano e aplicada para turmas de 3º ano.
Analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa
correta.
	
	A
	Somente as proposições II e IV estão corretas.
	
	B
	Somente as proposições I e III estão corretas
	
	C
	Somente as proposições II e III estão corretas
	
	D
	Somente as proposições I e II estão corretas
Você acertou!
Segundo GROCHOSKA (2011. p. 80) ao contrário de outras estratégias de avaliação realizadas pelo Instituto Anísio Teixeira (Inep), a Provinha Brasil não possui caráter classificatório; é apenas um instrumento que oferece um diagnóstico à equipe de ensino da escola e do sistema de ensino.
Ela é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. (informação retirada do site do Inep)
	
	E
	Somente as proposições I e IV estão corretas.
Questão 10/10
Leia o texto a seguir:
 
“A importância da comunicação pré-verbal e sua influência na aquisição da linguagem são uma realidade reconhecida unanimemente. Nos primeiros meses de vida, ocorrem intercâmbios comunicativos ente o adulto e o bebê mediante expressões primitivas pelas quais um e outro regulam mutuamente seu comportamento. Esses significados organizam-se em torno das rotinas de vida diária do recém-nascido. Dessa forma, vai se constituindo uma relação social básica entre o bebê e o adulto, na qual este adapta sua conduta ao que observa ou atribui à criança.”
COLL C.; MARCHESI A.; PALACIOS J. Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 177.
 
Levando em consideração o estudado no textos-base 02, sobre as primeiras interações da criança surda com o adulto, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
I.  (  ) A interação emocional é percebida pela criança surda através de um conjunto de sinais visuais, como o sorriso e a expressão dos olhos e da face, movimentos estes que adquirem para a criança que não ouve uma importância equivalente à da voz.
II. (  ) A única forma de interação com a criança surda é apenas pela comunicação na modalidade auditiva.
III.(  )  O ambiente físico é outro fator importante a ser considerado. Em um ambiente escuro a criança surda fica isolada pois, além de não ouvir, não tem mais a referência visual da mãe.
IV. (  ) A criança surda perde muitas experiências significativas dentro de um contexto predominantemente oral-auditivo, além de deixar de participar de interações significativas que lhe permitiriam equilibrar-se psiquicamente em um ambiente assim. 
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras. Um ambiente físico favorável para comunicação visual é de suma importância para o desenvolvimento integral da criança. A afirmativa II é falsa, pois a interação pode acontecer de diversas maneiras que não seja apenas o estímulo oral-auditivo. A criança surda compreende os mesmos sinais, exceto os sonoros, como qualquer outra criança ouvinte.
	
	B
	F, F, V, V
	
	C
	V, V, F, F
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, F, V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando