Buscar

AV2 ESPORTE EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CEL0721_AV2_201201195721 » ESPORTE EDUCACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201201195721 - LUIS ANDRE MENEZES GAVINHO
	Professor:
	CLAUDIO BENEVENUTE LOZANA
JOAO MARCUS PERELLI DOS SANTOS
SILVANA RIBEIRO LIMA
	Turma: 9006/EX
	Nota da Prova: 5,7 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 03/06/2016 17:51:14
	
	 1a Questão (Ref.: 201202058583)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Ao abordarmos o esporte educacional, estruturado com o propósito de ser agente de transformação, bem como, de modificação da sociedade a partir dos seus valores, ficamos nos questionando o quanto estes valores são realmente aplicados nas aulas de Educação Física Escolar atualmente. Infelizmente, ainda observa-se que muitas escolas continuam a adotar o modelo da Educação Física esportivizante, quando os mais aptos eram mais valorizados e os menos aptos preteridos e, devido a isso, automaticamente excluídos do processo de ensino dos esportes. De acordo com os texto, cite os valores do esporte que apresentam mais possibilidades de gerar transformação na sociedade, não esquecendo de justificar o porquê da sua escolha.
		
	
Resposta: bem estar , inclusão social , contribuindo par sua melhoria na saude e qualidade de vida e oprtunidades de acesso a bens e serviços.
	
Gabarito: Inclusão, Cooperação e Corresponsabilidade A Inclusão pelo próprio fato de poder permitir a todos os alunos se sentirem úteis e valorizados durante o processo ensino aprendizagem, atém de favorecer o respeito as diferenças e o entendimento que todos tem diferentes habilidades e que por isso precisam ser respeitados e valorizados. A Cooperação por potencializar a percepção de que a vida em sociedade para ser vivida tranquilamente e em toda a sua plenitude precisa de ajuda mútua e de atitudes que valorizem o coletivo e não o individual. A Corresponsabilidade pela razão de ser o valor que possibilita o entendimento de que uma atitude errada da própria pessoa impacta em um conjunto de tantas outras. Logo é o valor que ao transferirmos para a vida em sociedade nos dá a responsabilidade de cuidarmos uns dos outros.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202058594)
	Pontos: 0,2  / 1,0
	O esporte de alto rendimento, quando bem trabalhado, pode ser uma ferramenta bastante útil para a transformação da sociedade, visto que, seus valores de respeito, disciplina e resiliência, são fundamentais para a formação do cidadão crítico, reflexivo e conhecedor dos seus direitos e deveres. Entretanto, observa-se que apesar desta importante característica, a mesma não é implementada de forma eficiente no esporte de alto rendimento no Brasil. A partir do texto, explique o modelo atual de esporte no Brasil e proponha a reconstrução de um modelo pautado nos pilares explicitados.
		
	
Resposta: modelo atual e um modelo que nao se preocupa com a formação do atleta e seus resultados , um modelo novo seria a introduçao da educação e escolarização deste a
	
Gabarito: O Modelo de esporte de alto rendimento no Brasil é um modelo centrado nos clubes, o que, consequentemente já exclui uma gama muito grande de crianças, visto que, as mesmas não possuem, por muitas vezes, as mínimas condições de acesso a estes lugares. Além disso, muitos treinadores / professores não possuem o entendimento de que a condição sine qua nom para a realização de um trabalho bem feito é a formação do cidadão, ou seja, o oferecimento de oportunidades para que estes alunos / atletas possam ser incluídos de alguma forma na sociedade e não dependam única e exclusivamente do esporte de alto rendimento. Portanto, para que o esporte possa ser ofertado com qualidade em nossa sociedade, torna-se necessário que ele esteja inserido na escola, uma vez que, todos os alunos passariam a ter acesso, bem como, aumentaríamos a ¿base da pirâmide¿ no que se refere a descoberta de novos talentos. Diante disto, o que se propõe é um modelo de esporte que possa ser acessado por todas as classes sociais e que seja pautado nos valores descritos no próprio texto, uma vez que, respeito, superação e resiliência são necessários para a formação de todo e qualquer cidadão que possa ser inserido com qualidade na sociedade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202014838)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O Esporte de alto rendimento pode e deve ser utilizado como ferramenta _____________, para isso, deve ser trabalhado utilizando-se dos valores como superação, resiliência, perseverança, disciplina e responsabilidade. Logo, porque não podemos acreditar que é possível ______________ a partir do esporte de alto rendimento? Pelo que entendo o ____________ será o responsável por promover esta ______________ no aluno / atleta, pois, desta forma, estaremos formando o cidadão, independente deste vir a se tornar um grande astro ou não do esporte.
		
	
	educacional, formar o atleta, técnico, manipulação.
	 
	educacional, educar, professor, transformação.
	
	de manipulação, formar o atleta, o treinador, manipulação.
	
	de transformação, educação, treinador, consolidação.
	 
	de manipulação, educar, técnico, transformação.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202021268)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A respeito da competição no processo de aprendizagem dos esportes. Guillen Garcia (2003) afirma que os esportes podem influenciar o indivíduo em distintos aspectos. Assinale a alternativa CORRETA a este respeito.
		
	
	Desenvolvimento da personalidade;
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Desenvolvimento de suas capacidades perceptivas (esquema corporal), sensações relacionadas ao mundo exterior;
	
	Desenvolvimento da sensação do próprio corpo, por meio de vias nervosas que transmitam ao cérebro o máximo de informações possíveis;
	
	Desenvolvimento da capacidade cognitiva;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202020946)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	I) Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos. II) A inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela diferença de classe social, origem geográfica (xenofobia), educação, idade, existência de portadores de necessidades especiais, preconceitos raciais, práticas etnocêntricas, etc. III) A exclusão social refere-se a dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um indivíduo ou de um determinado grupo de uma sociedade. IV) Exclusão é apenas um momento da percepção que cada um ou todos podem ter daquilo que concretamente se traduz em privação. V) A exclusão social é um fenômeno multidimensional que extrapola as dimensões da pobreza, vista enquanto renda, sendo diagnosticada através de outras dimensões como a saúde, a educação, o lazer, a qualidade ambiental, a política, a economia De acordo com as afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmativas são corretas.
	
	As afirmativas II e V são corretas;
	
	As afirmativas I e II são corretas;
	
	As afirmativas I, III e IV são corretas;
	
	As afirmativas I e III são corretas;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202070672)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Joaquim José foi recém contratado para trabalhar em uma escola esportiva. Durante o seu primeiro mês recebeu a informação que deveria trabalhar a técnica correta dos alunos, pois, o objetivo desta escola e formar atletas. Posteriormente recebeu a informação que deveria participar de um torneio início com os seus alunos, o qual aconteceria após o seu segundo mês de escolinha. Considerando que os alunos iniciaram as atividades ao mesmo tempo que Joaquim José, assinale a alternativa correspondente aos métodos que deveriam ser adotados pelo professor recém contratado:
		
	 
	Global e Situacional;Ativo e global.
	
	Analítico sintético e global;
	
	Fragmentado e analítico sintético;
	
	Analítico sintético e situacional;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202070772)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Fabiana é uma professora muto dedicada e sempre procura adequar as suas atividades a realidade dos seus alunos. Com o objetivo de valorozar a inclusao e aumentar o prazer pelo esporte, Fabiana adotou algumas estratégias fundamentais para o alcance dos seus objetivos. Dentre as alternativas abaixo, é correto afirmar que a professora adotou as seguintes estratégias:
		
	
	Realizar competições onde o vencedor e sempre mais valorizado do que os outros;
	
	Realizar jogos cooperativos como estratégia única e fundamental para o alcance do objetivo;
	
	Utilizar exercícios complexos, os quais, têm nos jogos, a sua principal característica.
	 
	Realizar competições, utilizando o método global, valorizando o coletivo e não ações individuais;
	
	Utilizar série de exercícios, pois, o método analítico sintético é fundamental para a inclusão;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202072940)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(SEDUC/CE, 2013) Assinale a opção que apresenta caráter pedagógico para o esporte de rendimento no cenário escolar atual.
		
	 
	Como o rendimento está condicionado à capacidade física, a especificidade e a função da educação física na escola deve ser a promoção da saúde.
	 
	O esporte de rendimento deve ser entendido em todas as suas implicações a fim de que se diversifique sua apropriação pelos alunos e, assim, seja problematizada sua prática cultural na sociedade.
	
	Cada indivíduo deve render o mais que pode, propiciando que o processo da prática e o desenvolvimento da técnica estejam subordinados inconscientemente ao ideal de corpo do atleta.
	
	Deve-se buscar o máximo rendimento na competição, sobrepujando o adversário e, assim, valorizando socialmente o código vitória-derrota.
	
	Deve-se priorizar o esporte de rendimento como racionalização do jogo, visando, assim, o comportamento lúdico em sua forma pura como dimensão do humano
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202020963)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Barbieri (1999) que sugere que a prática voltada para educação de crianças e jovens, deve ter como finalidade, o desenvolvimento integral do indivíduo, por meio da socialização, preservação da saúde e desenvolvimento do autoconhecimento e auto-estima de todos os participantes. A prática pedagógica deve estar fundamentada em princípios. Os princípios constantes das alternativas abaixo fazem parte desta proposta, EXCETO: (SEDUC/PI - 2009)
		
	
	Participação.
	
	Cooperação;
	
	Coeducação;
	 
	Regulamentação;
	
	Totalidade;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202047211)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os métodos ativos, são caracterizados por atividades que têm como foco principal a promoção do aprendizado de modo globalizado, ou seja, não fracionado. Logo, nas aulas em que este método é mais valorizado, preconiza-se o aprendizado dos fundamentos do esporte de acordo com a realidade dos jogos. Devido ao que foi descrito na questão, assinale a alternativa que melhor representa as atividades deste método.
		
	
	Exercícios complexos, série de exercícios e pequenos jogos.
	 
	Pequenos Jogos, grande jogos, mini jogos e jogos propriamente ditos.
	 
	Exercícios puro e simples, exercícios puro e simples caracterizados como jogo e exercícios complexos.
	
	Séries de exercícios, séries de jogos, exercícios complexos e exercícios recreativos.
	
	Pequenos jogos, grandes jogos, mini jogos e séries de exercícios.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 24/05/2016 até 07/06/2016.
Parte inferior do formulário

Outros materiais