Buscar

Roteiro de Estudo AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Roteiro de Estudo AV2- Fundamento das Ciências Sociais
Senso Comum e Conhecimento Científico
O senso comum é um tipo de conhecimento espontâneo, seu aprendizado é passado de geração em geração, se organiza a partir da necessidade do homem de enfrentar os desafios cotidianos. O conhecimento científico tem formulações sistemáticas, baseadas em fatos verificáveis e controláveis através da experiência, chegando a conclusões gerais e objetivas.
Diferenças teóricas e conceituais entre as abordagens das Ciências Naturais e das Ciências Sociais.
Nas ciências naturais os fenômenos podem se percebidos, divididos, classificados e explicados objetivamente dentro de condições de relativo controle e em condições de laboratório, nas ciências sociais os eventos estudados têm determinações complicadas e podem ocorrer em ambientes diferenciados, pois o laboratório é a sociedade, tendo possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator ou com as relações existentes em um dado momento.
Importância do estudo da antropologia para analisar o conceito de Cultura.
A antropologia é a área especialista de debate sobre cultura, os seus vetores essenciais de abordagem são o desenvolvimento da cultura, os povos e a organização social, procura-se analisar a atuação e comportamento de cada indivíduo. O primeiro antropólogo a sistematizar o conceito de cultura foi Edward Tylor, que formulou a seguinte definição: “cultura é todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade”.
Conceitos antropológicos de Etnocentrismo e Relativismo Cultural.
Etnocentrismo é quando consideramos o nosso modo de vida como o mais correto e o mais natural, sendo o centro do mundo e olhando para os outros grupos humanos somente a partir de nossos próprios valores. Relativismo cultural é a postura de buscar compreender a lógica da vida do outro, antes de cogitar se aceitamos ou não, devemos compreender e verificar que ao seu jeito outra vida é vivida, segundo outros modelos de pensamento e de costumes.
Conceito de Fato Social para Émile Durkheim.
“toda maneira de agir ou pensar fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda que, é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria independente das manifestações individuais que eu possa ter”.
Conceito de Consciência Coletiva para Durkheim.
“conjunto de crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria”.
É a forma padronizada de conduta e pensamento, a forma moral vigente na sociedade.
Mito das Três Raças no Brasil.
É o mito ”fundador” da nação brasileira, no qual as três raças (branco europeu, negro africano e índio brasileiro) teriam se miscigenado de tal maneira que o povo, a nação, o Estado e a cultura brasileira seriam reflexo dessa miscigenação. A sociedade brasileira seria mestiça e homogênea, não existindo o preconceito racial e todos teriam as mesmas oportunidades, não havendo desigualdades. É um mito, pois não reflete a realidade vivida no cotidiano da sociedade brasileira hoje, ou através da sua história.
Diferenças sociológicas e conceituais de Sexo e Gênero.
Sexo é o aspecto determinado biologicamente, são as diferenças anatômicas que estão presentes nos nossos corpos desde que nascemos, existem dois tipos: homem e mulher.
Gênero é usado para marcar as diferenças entre homens e mulheres que não estão restritas aos aspectos físicos e biológicos, é uma noção construída socialmente, é a partir da observação das diferenças sexuais que se criam ideias sobre o que é masculino e o que é feminino, as chamadas representações de gênero, assim não existe uma determinação natural dos comportamentos de homens e mulheres.

Continue navegando