Buscar

PROVA DISCURSIVA MOVIMENTOS SOCIAIS edinalva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil 
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
versão para impressão
EDINALVA GONÇALVES DE OLIVEIRA - RU: 1287245 
Nota: 78 
PROTOCOLO: 2016060212872458F1956
Disciplina(s): 
Movimentos Sociais e Serviço Social
Classes Sociais e Movimentos Sociais no Brasil
	Data de início: 
	02/06/2016 17:50 
	Prazo máximo entrega:
	02/06/2016 18:50 
	Data de entrega:
	02/06/2016 18:49 
Questão 1/5
Consideramos cidadania um conjunto de direitos que integram indivíduos e grupos à comunidade, os direitos civis relacionam-se à liberdade de manifestar opinião e de se associar a grupos, além de se movimentar livremente; os direitos políticos concernem à participação na tomada de decisões para a comunidade; e os direitos sociais devem garantir o bem-estar dos indivíduos e dos grupos: moradia, educação, saúde, trabalho, entre ouros. Na experiência histórica do Brasil independente, durante a era Vargas (1930 - 1945), alguns direitos foram restringidos enquanto outros foram criados e ampliados.
a) Identifique um direito civil e um direito político que sofreram restrições durante a Era Vargas, relacionando-os a acontecimentos significativos da época;
b) Identifique dois direitos sociais que foram criados e/ou ampliados durante a Era Vargas, relacionando-os à política do Estado varguista referente às questões trabalhistas.
Nota: 16.0
	Resposta: a) o aluno poderá identificar, por exemplo, as seguintes restrições: censura à imprensa, controle sobre as associações civis, controle sobre os sindicatos, proibição de organização de partidos políticos, ausência de eleições para os Poderes Legislativo e Executivo, quer no plano da União, dos Estados ou dos Municípios, dentre outros. Como desdobramento, o Estado aprofunda os instrumentos de controle e intervenção, o Estado deveria conduzir a sociedade na direção de um Brasil moderno e unificado nacionalmente, no palco da cultura, trabalho, política e economia.
b) O Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio foi uma das conquistas da Revolução de 1930, diversas leis foram criadas, como a CLT e com ela a criação do salário-mínimo, previdência social, aposentadorias, pensões), assistência médica legal, jornada de trabalho de 8 horas, lei de férias, regulamentação do trabalho da mulher.
Resposta: A)DITADURA MILITAR QUE FEZ REPRESSÃO REPRIMIU VIOLENTAMENTE AS ORGANIZAÇÕES DE GTRABALHADORES RURAIS E URBANOS,SILENCIOU O DIREITO DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO. B) FOI CRIAD A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 QUE TEM ATÉ HOJE ASEGURADO OS DIREITOS TRABALHISTAS ONDE OCORREU A DESMOBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES. DIREITO AO TRABALHO,À SAÚDE E À EDUCAÇÃO.
Questão 2/5
Abaixo, há a transcrição de trecho do discurso do primeiro ministro do Trabalho de Vargas, Lindolfo Collor, pronunciado em 26 de dezembro de 1930. O excerto a seguir apresenta não apenas uma síntese da visão que permeará o Estado que nasce em 1930 como também o rumo que as relações entre Estado e classe operária vai tomar, sobretudo no período de maior repressão que surge a partir dos anos de 1935: 
Nem os operários nem os patrões têm o direito, por mais justos que sejam seus interesses e suas reivindicações, de perder de vista a própria sorte do país, que é e que está em jogo e deve preocupar as atenções de todos nós... É tempo de substituirmos o velho e negativo conceito de luta de classes pelo conceito novo, construtor orgânico, de colaboração de classes... Tanto o capital como o trabalho merecem e terão o amparo e a proteção do governo. (1985, p.107, grifo no texto)
Explique por que esse discurso sintetiza exemplarmente as relações estabelecidas entre o governo Vargas e as classes trabalhadoras no período.
Nota: 20.0
	Desde que assumiu o governo, Vargas trabalhou para efetivar uma política trabalhista que garantisse diversos direitos que eram bandeiras dos próprios trabalhadores, de suas lutas; mas ao mesmo tempo o governo trabalhou no sentido de deixar claro que tais conquistas se deviam ao governo, e não à luta dos trabalhadores contra os exploradores (patrões), diminuindo assim a possibilidade de uma luta de classes como pregavam anarquistas e comunistas.
Resposta: NO GOVERNO DE GETULIO VARGAS HOUVE CONTRADIÇÕES A CLASSE TRABALHADORA TEVE AVANÇOS MAS AO MESMO TEMPO FICOU AMARRADA . AO MESMO TEMPO QUE O GOVERNO DEDICAVA ALGUNS PROJETOS SOCIAIS HOUVE TAMBÉM REPRESSÃO POR PARTE DESTE MESMO GOVERNO.O PRESIDENTER GETÚLIO VARGAS INSTITUI O SALÁRIO MINIMO EM 1 DE MAIO DE 1940 E EM 1941 FOI CRIADA A JUSTIÇA DO TRABALHO,DESTINADAS A RESOLVER QUESTÕES JUDICIAIS RELACIONADAS AS RELAÇOES DE TRABALHO E AOS DIREITOS DOS TRABALHADORES. FOI CRIADA A CON
Questão 3/5
Determine a importância das classes subalternas no contexto de mudanças realmente significativas na sociedade brasileira.
Nota: 10.0
	Espera-se que o aluno compreenda, por exemplo, que da perspectiva da teoria crítica (marxista) as classes populares (subalternas) devem ser a protagonista da revolução social.
Resposta: OS MOVIMENTOS SOCIAIS FOI E É DE GRANDE IMPRTÂNCIA PARA NOSSA SOCIEDADE APARTIR DE SEUS CONTEXTOS,HISTÓRICOS E POLÍTICO,CONSEGUIMOS ANALISAR AS MUDANÇAS ESTRUTURAIS E CONJUNTURAIS DE NOSSSA SOCIEDADE...TEM A REPRESENTAÇÃO QUE ENVOLVE O COLETIVO,COM INTERESSES COMUNS OU SIMBÓLICOS.PORTANTO É ANALISANDO O PASSADO E SUA INFLUÊNCIA , QUE CONSEGUIMOS AVALIAR O PRESENTE E O FUTURO,COM UM OLHAR CRÍTICO E ANALÍTICO DA SITUAÇÃO VIVIDA EM SOCIEDADE ATUALMENTE.A MOBILIZAÇÃO SOCIAL TEM UMA CARACTERÍSTICA DE UNIR AS PESSOAS QUE LUTAM POR UM OBJETIVO QUE FAÇA DIFERENÇA NA SOCIEDADE,E COM ISSO TEM O PODER DE TRANSFORMÁ-LA
Questão 4/5
O negro representa hoje mais da metade da população do país, e a cidade de Salvador agrega o maior número de pessoas negras fora da África, o que revela a necessidade de implementação de políticas específicas para essa população, visando à compreensão de suas particularidades étnicas, culturais e religiosas. Argumente se favorável ou contrário as políticas implementadas para a população negra no Brasil.
Nota: 16.0
	Resposta: Que o aluno consiga fazer uma análise sobre a escravidão e as perdas que o povo negro teve nesse período, educação, trabalhista, dentre outras. Bem como, ser renegada sua religião e sua saída da terra natal para uma terra estrangeira.
Resposta: MUITAS DESSAS POLÍTICAS SÃO IMPORTANTES PARA A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA ,PORÉM EM RELAÇÃO A APRVAÇÃO DA LEI 12711/2012,QUE CRIOU AS COTAS PARA INGRESSO EM CURSOS SUPERIORES ESSE NÃO SERIA UM PROBLEMA MAIS ECONÔMICO DO QUE RACISTA?PORTANTO O SISTEMA DE COTAS NÃO É A SOLUÇÃO DO PROBLEMA RACIAL NO BRASIL, ATÉ PORQUE TEM TODO UM ARCABOUÇO SOCIAL,CULTURAL E ECNÔMICO ,POIS PARA QUE OS NEGROS TENHAM POSSIBILIDADES DE FREQUENTAR UMA UNIVERSIDADE E PARA QUE GUANDO TERMINEM O CUSO SUPERIOR O MERCADO DE TRABALHO ESTEJA ABERTO PARA OS RECBEREM SEJAM RICOS OU POBRES NEGROS OU BRANCOS.DEVE-SE ABRIR VAGAS NAS ESCOLAS PARA TODOS E NAO É SÓ VAGAS MAS SIM INVESTIR NA EDUCA~ÇAO DE BASE PARA QUE SE TENHA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E NÃO DE QUANTIDADE.
Questão 5/5
Explique a diferença entre projeto profissional e projeto societário.
Nota: 16.0
	Falar que projetos profissionais se referem aos valores que legitimam a profissão socialmente; priorizam objetivos e funções, formulam os requisitos para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais etc. 
Projetos societários são projetos coletivos, trazem propostas para o conjunto da sociedade. Nas sociedades capitalistas, como a nossa, os projetos societários são obrigatoriamente de projetos de classes sociais.
Resposta: PROJETOS SOCIETÁRIOS DISCUTEM PROPOATAS COLETIVAS E TEM COMO PANO DE FUNDO A MELHORIA DE VIDA EM TODAS AS ESFERAS SOCIAIS SÃO MACROSCÓPICOS E INCLUEM PROPOSTAS PARA O CONJUNTO DA SOCIEDADE SÃO PORTANTO PROJETOS DE CLASSE EXEMPLO PROJEO SOCIETARIO F´RUM MUNDIAL E O PROJETO PROFISSIONAL É CONSTRUIDO PARA CONCRETIZAR O QUE FOI IDEALIZADO REPRESENTANDO ASSIM A INTENCIONALIDADE DE UMA AÇÃO.

Continue navegando