Buscar

Gerenciamento de Projetos: Riscos, Conceitos e Sucesso

Prévia do material em texto

1 – Sobre Riscos, probabilidade de ocorrência e impacto, considere as afirmativas a seguir:
I – É necessária a categorização dos riscos identificados no projeto, gerando assim uma estrutura hierárquica de riscos.
II – A matriz de probabilidade e impacto especifica as combinações de probabilidade e impacto que resultam em uma classificação dos riscos.
III – A matriz de probabilidade é limitada e não permite identificar áreas do projeto que sofram mais ameaças ou oportunidades.
IV – Diante dos riscos que qualquer projeto encontra-se exposto, torna-se necessário encontrar uma ferramenta que possibilite priorizá-lo de forma, no mínimo, aceitável.
Assinale a opção correta:
a) Apenas os itens I,II e IV estão certos. (CORRETA)
b) Apenas os itens I, III e IV estão certos.
c) Apenas os itens I e IV estão certos.
d) Apenas os itens III e IV estão certos.
e) Todos os itens estão certos.
2 – Correlacione cada elemento do projeto da coluna da esquerda com seu conceito na coluna da esquerda.
1 - Termo de abertura do apoio. 
 
 2 - Declaração do escopo do projeto. 
 
3 - Estrutura analítica.
4 - Método do diagrama de precedência.
( 4 ) Usado para representar todas as atividades do projeto, com suas respectivas dependências.
( 3 ) Permite o entendimento do projeto por parte da equipe de gerenciamento, composição hierárquica, orientada às entregas do trabalho a ser executado para atingir os objetivos e criar entregas requisitadas.
( 2 ) Mostra os resultados que serão gerados e as condições que o trabalho será realizado – objetivos e premissas. Onde a equipe concorda com as entregas dos resultados.
(1 ) Concede autoridade ao gerente para aplicar recursos nas atividades do projeto e ter aprovação do patrocinador. Define os limites do projeto, cria seu registro e gera comprometimento.
3 - Conceitue PMI, GUIA PMBOK, PMP e PMO.
PMI - O Project Management Institute (PMI) é uma organização sem fins lucrativos que visa disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos em todo o mundo, fomentando o debate sobre o tema por meio de publicações, eventos e reuniões. Reconhecida internacionalmente, a instituição possui mais de 700 mil membros espalhados por diversos países, os quais estão em constante aperfeiçoamento profissional. Para se organizar melhor, ele é dividido em capítulos, que obedecem a uma categorização por regiões geográficas.
PMBOK - O guia PMBOK tem como objetivo fornecer uma visão geral de cada subconjunto do conjunto de conhecimento do gerenciamento de projetos, tornando-o partes menores, mas ao mesmo tempo interligadas entre si. Ele é um guia onde usa um vocabulário padronizado, comum a todos os profissionais da área, elemento essencial a qualquer profissão.” onde este se destina tanto a estudantes e pesquisadores, tanto a profissionais já experientes, abrangendo desta forma uma grande gama de profissionais.
PMP - O PMP (Project Management Professional ou Profissional de Gerenciamento de Projetos) é uma certificação criada e gerenciada pelo PMI. Esta certificação é a mais reconhecida e respeitada do mundo no que tange a área de Gerenciamento de Projetos, independente da área que o gerente atue. No ano de 1999 o PMI tornou-se a primeira organização do mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.
PMO - O Escritório de projetos (EP) ou PMO (Project Management Office) Departamento dentro das organizações que tem por missão manter uma visão integrada do plano estratégico em toda a cadeia de valor da organização e o objetivo de garantir a implementação dentro do prazo e custo definidos no plano estratégico.
Ele é responsável por reunir todo o portifólio da empresa e conduzir, planejar, organizar, controlar e finalizar as atividades dos projetos da melhor forma possível assim como aprovar novos projetos de acordo com o plano estratégico da empresa. 
Ele abriga pessoas com conhecimento de Gerência de Projetos com capacidade para prestarem todo o suporte necessário aos responsáveis por cada projeto assim como para suas equipes.
4 - O que é portifolio?
O portfólio ,coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portfólio, mesmo que não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não. Algumas 
organizações tem portfólios separados por departamentos, divisões ou unidades de negócio. Em última instância, deve haver um portfólio abrangente para a organização como um todo.
5 - Quando um projeto pode ser considerado como bem sucedido? E quais são os fatores de sucesso?
Um projeto bem sucedido é um projeto entregue dentro do prazo, dentro do orçamento e escopo. Este é o trio que os gerentes de projetos chamam de “restrições triplas”, as formas de medir o sucesso de projetos têm mudado ao decorrer dos anos, no princípio da gestão de projetos, o sucesso era medido apenas por termos técnicos, o produto do projeto era considerado adequado ou inadequado, à medida que as empresas começaram a entender cada vez mais a gestão de projetos e os custos passaram a ser controlados mais de perto, então a definição de sucesso mudou, o sucesso passou a ser definido como a conclusão da programação no prazo, no custo e no grau de qualidade preestabelecidos, sendo a qualidade estabelecida pelo cliente e não mais pelo fornecedor, é fundamental respeitarmos o padrão de projetos: custo, qualidade e tempo para que o projeto seja um sucesso”.
Fatores primários: no prazo, dentro do orçamento; no nível desejado de qualidade.
Fatores secundários: aceitação pelo cliente; o cliente concorda com a utilização de seu nome como referência.
6 – Quais são os elementos do projeto?
Desenvolver o termo de abertura do projeto;
Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto;
Orientar e gerenciar a execução do projeto;
Monitorar e controlar o trabalho do projeto;
Executar o controle integrado de mudanças;
Encerrar o projeto ou fase.
 
 7 – Explique a tríplice restrição em projetos: escopo, tempo e custos.
Gerenciamento de escopo – processo necessário para assegurar que o projeto inclua todo e somente o trabalho requerido, a fim de que seja completado com sucesso. Engloba a identificação dos requisitos do projeto, definição de escopo, elaboração da EAP (Estrutura Analítica do Projeto), verificação de escopo e controle de mudança do escopo.
Gerenciamento do tempo – processo o qual garante que o projeto seja concluído no tempo correto. O gerenciamento do tempo é uma das áreas de maior visibilidade na gestão do projeto. Consiste em: definição e sequenciamento das atividades; estimativas de recursos e de duração das atividades; criação e controle do cronograma.
Gerenciamento de custos – processo necessário para certificar que o projeto seja completado dentro do orçamento aprovado. Consiste em estimar os custos e definir o orçamento e o controle de gastos.
8 – o que é método do diagrama de precedência? E a EAP?
Método do Diagrama de Precedência O Método do Diagrama de Precedência (PDM - Precedence Diagramming Method) é um método de construção do diagrama de rede (Rede de Precedência) que usa blocos (quadrados ou retângulos) para representar as atividades e conecta-os através de flechas que representam as relações de dependência entre as atividades. Este método é o mais utilizado para a elaboração do diagrama de rede do projeto, sendo também denominado de método AON 
EAP significa Estrutura Analítica de Projetos ou em inglês WBS – Estrutura analítica do trabalho. A EAP é estruturada em árvore exaustiva, hierárquica e utilizada para evidenciar o que é realmente necessário para a execução de um projeto, desmembrando as fases e facilitando a realização das tarefas
9 – Para reduzir os riscos envolvidos nas aquisições, como o gerente de projetos deve agir?
Processoque identifica, analisa e responde aos riscos do projeto. Isso compreende a maximização dos resultados de eventos positivos e a minimização das consequências de eventos negativos. Consiste na identificação, quantificação e qualificação de riscos e no desenvolvimento e controle da resposta aos riscos.
O gerente é quem exerce a liderança do gerenciamento das atividades do projeto. É responsável pelo planejamento e gerenciamento, organizando e coordenando todos os recursos disponíveis (humanos, técnicos, financeiros e materiais), de modo a atingir seus objetivos. Deve garantir que todos os aspectos do projeto estejam integrados (pessoas, custos, cronograma etc.) e que todos os envolvidos sejam comunicados.
 Gerente de Projetos deve possuir habilidades capazes de suprir todas as necessidades envolvidas num projeto que envolva todas as áreas de especialização comentadas no PMBOK.
10 – A respeito da Estrutura Analítica de Projetos (EAP), assinale a opção correta:
A EAP é uma decomposição hierárquica orientada exclusivamente para a entrega final do objeto do projeto.
 Um dos objetivos dessa estrutura é dividir as tarefas em componentes mais administráveis. (CORRETA)
Por constituir uma lista de tarefas, a EAP não pode ser representada em gráfico esquemático.
Essa estrutura apresenta uma lista de coisas que não inclui atividades nem tarefas.
Essa estrutura corresponde ao processo de planejar a execução de projetos complexos,sem subdivisões.

Continue navegando