Buscar

juizado citação edital

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

B
 R
B R I T O A D V O C A C I A
 T
 O
EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DIRETOR E ADMINISTRADOR DA JUSTIÇA DO SISTEMA ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE (...). - MS.
Autos do Processo de Código nº (...)
Intermediado por seu mandatário ao final subscrito - instrumento procuratório acostado aos autos principais, o qual tem escritório profissional consignado no timbre desta, comparece com lhaneza e acatamento perante sua Excelência, BRITTO, já cadastrado eletronicamente, com objetivo de MANIFESTAR sobre a correspondência devolvida, para ao final requerer:
Verifica-se, dos autos que a Requerente é credora da Requerida na importância de R$ 22.500,00 (vinte e dois mil e quinhentos reais).
Em que pese o esforço da Requerente na localização da Requerida para a tentativa de um acordo para o pagamento do débito devido, seu paradeiro permanece totalmente desconhecido, assim, como não poderia deixar de ser, a Requerente, amarga o prejuízo causado pela inadimplência da Requerida, restando unicamente a possibilidade de ressarcimento através da CITAÇÃO EDITALÍCIA.
Diante dos fatos ora elencados observa-se à nítida tentativa do Requerido fugir de suas obrigações, bem, sabendo-se de sua culpa, usando-se das artimanhas de estar em local incerto e não sabido, que determinaria a sua citação por edital, no ledo engano de achar que tal citação não poderia ser realizada perante o Juizado Especial, onde tramitam-se os autos.
Ledo engano, pois, em toda regra há uma exceção, já que, a citação editalícia nos Juizados Especiais, ENCONTRA-SE AMPARADA NA ÍNTEGRA DOS ENUNCIADOS DA FONAJE:
JECC-BR 37: “Em exegese ao art. 53, § 4o, da Lei 9.099/95, não se aplica ao processo de execução o disposto no art. 18, § 2º, da referida Lei, sendo autorizados o arresto e a citação editalícia quando não encontrado o devedor, observados, no que couber, os arts. 653 e 664 do CPC”. 
Enunciado 76 – No processo de execução, esgotada os meios de defesa ou inexistindo bens para a garantia do débito, expede-se certidão de dívida para fins de protesto e inscrição no Serviço de Proteção ao Crédito – SPC e SERASA, sob a responsabilidade. (Enunciado 76 – XIII Encontro – Campo Grande/MS) 
Execução. III ENJE 4: “ALJE 18, § 2º, não se aplica ao processo de execução”. No mesmo sentido: 1o JEC – SP 43: “Aplica-se, na execução de título extrajudicial, o arresto e edital previsto no CPC, prosseguindo-se na execução até satisfação final do credor. A regra do Art. 18 § 2º da Lei 9.099/95 não se aplica ao processo de execução.” 
Portanto, torna-se aplicável a citação por meio editalício, em conformidade com os enunciados do FONAJE, vez que, estes enunciados buscam aclarear as situações como no caso vertente, em que o Requerido com o intuito de malograr a lide desaparece, deixando o Requerente desamparado e a causa sem resposta. 
 
DOS REQUERIMENTOS
Pelo Joeirado, requer seja de chofre recebido o presente feito, determinando-se:
PRIMEIRAMENTE, a citação através de edital;
POR SEGUNDO, requer a expedição da Certidão de dívida para fins de protesto, bem como, a inscrição do Requerido, no Serviço de Proteção ao Crédito – SERASA e no SPC; 
POR FIM, vem requerer o regular andamento do processo, ou caso não seja este o entendimento, requer sejam os autos remetidos à Justiça Comum.
Espera merecer deferimento – 13/06/2.016
VINÍCIUS MENDONÇA DE BRITTO
�
2015.1011.2701.9
� PAGE �4�
�
AQUIDAUANA – MS
Vinícius Mendonça de Britto, OAB/MS 11.249
Rua Estevão Alves Correa, nº 1.673, Centro, Cep 79200-000, Telefone / Fax: 3241-3006 / Celular 8422-7422

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais