Buscar

ATPS_Tecnologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdades Anhanguera de Campinas 2
Pedagogia
Tecnologias Aplicadas a Educação 
Simone Carvalho de Oliveira / 6580285157
Renata Garcia Fernandes  / 6751352357
Vanessa Caires F. S. Bortoletti / 6506248507
Tutor a distância: Adalgisa Bergamin Diples
Campinas/SP (2013)
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Introdução
 O presente trabalho é sobre a tecnologia aplicadas à educação, mais concretamente sobre recursos tecnológicos disponíveis na atualidade, se a educação pode se beneficiar com a utilização dos recursos tecnológicos, a capacitação dos professores para o uso da tecnologia, a finalidade de sua utilização, e também sobre o ensino à distância e suas potencialidades no aprendizado educacional.
É objetivo deste trabalho mostrar os pontos positivos e negativos na utilização de tecnologia como ferramenta de aprendizagem nas instituições de ensino.
Está organizado em 20 slides.
A metodologia utilizada foi a pesquisa em sites específicos, vídeos, enriquecidas com algumas pesquisas em instituições de ensino.
 RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS NA ATUALIDADE 
A tecnologia que fazer parte das aulas, ela é considerada o elemento facilitador da geração que está por vim.
TV Digital – É um grande elemento, a TV sempre foi pouco utilizada em sala de aula e não será diferente com a digital, mas porque não usá-la para fazer educação?basta buscar formas para isso. 
Mídia digital(facebook, twiter,etc.) –Também é uma ferramenta de ensino e deve estar no projeto pedagógico para o objetivo do aprendizado. Podem ajudar na inclusão das pessoas de baixa renda , todos tem direito de usufruir desse beneficio. Pesquisas provam que crianças de periferias que tem acesso a essas redes sociais tem auto-estima e isso ajuda no ambiente escolar e o desenvolvimento é mais significativo, o acesso tem que ser direito de todos.
Celulares, tablets e notebook -
 O uso de celulares e tablets na sala de aula amplia o alcance, bem como a igualdade da educação, Permite oferecer assistência aos estudantes com deficiência, permite que os estudantes aprendam a qualquer hora e em qualquer lugar, Constrói novas oportunidades
 de aprendizado, Permite o contato imediato e informal entre professores e estudantes,
 de modo que a relação
se torna mais próxima,
 Permite o contato
 imediato e informal 
entre professores e 
e estudantes, de modo
 que a relação se torna
 mais próxima. 
Foto:MKTmais
A EDUCAÇÃO PODE SE BENEFICIAR COM A UTILIZAÇÃO
DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS
A educação pode beneficiar com os recursos tecnológicos, mas para isso precisamos saber para quem estamos ensinando, qual a realidade do aluno, ter como objetivo não ultrapassar a realidade do aluno fora da escola, e saber usar todos os elementos tecnológicos para atrair o interesse deles.
Buscar sempre conteúdos interessante para aplicar em sala de aula que desperte a curiosidade, a vontade de pesquisa, aplicar também vídeos, e solicitar pesquisas sobre a o conteúdo abordado em sala de aula. Também não podemos esquecer da questão social, gasta-se muito dinheiro com educação, mas não tem uma gestão especifica, erra se muito comprando “material” desatualizado entre outras coisas, a ausência da política publica traz a exclusão digital, ex.: Um jovem que não tem formação digital ficará fora do mercado de trabalho.
É preciso incluir esses jovens, para que eles tenham as mesmas oportunidades. Muitas escolas tem computadores mas não são utilizados na aprendizagem dos conteúdo abordados em sala de aula, pois, muitas vezes falta capacitação dos professores, falta infra estrutura, entre outras problemas.
A tecnologia ajudar no currículo escolar, ela é tão importante quanto o seu material escolar como caderno, lápis , livro entre outros, ela tem que esta presente .
No uso dos celulares, notebooks,tablets, precisa descobrir uma maneira de tirar proveito dessas tecnologias e claro instruir os alunos para as limitações do seu uso dos mesmos dentro da instituição de ensino. O jovem precisar conviver com isso e a escola tem que buscar usar todos os recursos a sua volta.
Blog papo de professora
Apesar de muitos docentes já possuírem essa visão da necessidade de uma formação integral do educando, apenas uma pequena parcela percebe a importância das tecnologias a serem trabalhadas na escola para o exercício da cidadania. A alfabetização tecnológica do professor, envolve permanente transformação, constante aperfeiçoamento e diversificação. Portanto, o professor em sua formação continuada deverá buscar sempre inovações na área tecnológica,
conceitos, conteúdos, métodos e práticas
Pedagógicas para aquisição das competências
Imprescindíveis para contextualizar as
informações a serem transmitidas com a 
realidade dos alunos.
CAPACITAÇÃO DO PROFISSIONAL PARA O
MANUSEIO DAS TÉCNOLOGIAS.
Outra grande preocupação da universidade é a formação de professores para melhorar a qualidade do ensino. Para isso, é necessária uma formação continuada para atualizar esses profissionais da educação.
Hoje a escola necessita de profissionais intercambiáveis que combinem imaginação e ação; que estejam aptos para buscar novas informações, saber trabalhar com os novos recursos e interpretar todas as informações jogadas 
através das mídias, enquanto 
isso o professor deve trabalhar 
em sala de aula junto com os
 alunos a interpretar dados,
relacioná-los e contextualizá-los,
assumindo assim o papel de 
facilitador.
Foto:
Blog papeando
A FINALIDADE DE SUA UTILIZAÇÃO
A instituição de ensino Municipal Aurélio Trasferetti localizada em Monte Mor, a Tecnologia vem sendo utilizada desde o ano 2012. A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, exibição de imagens e navegação na internet é possível com ela. 
 Foto: Escola Aurélio Trasferetti
A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
Os alunos aprovaram a novidade, pois agora podem expor seus trabalhos diretos do pen drive a lousa digital.
Os professores relatam que perceberam um maior interesse por parte dos alunos, eles participam mais é quando há interesse percebe-se que o aproveitamento em sala de aula é bem grande.
Foto: Escola Aurélio Trasferetti.
O ALUNO MOSTRAR MAIS INTERESSE EM PARTICIPAR DAS AULAS
Eles tomam a iniciativa, a maior parte deles querem participar, sem que o professor precise “força” uma interação deles com as aulas.
Site:Tecnologia na sala de aula.
O USO DOS TABLETS POSSIBILITAM O PROFESSOR AVALIAR OS ALUNOS
Com a criação de laboratórios móveis de tablets, onde inúmeras atividades educativas são desenvolvidas. O objetivo desse projeto é propiciar aos estudantes maior interação com conteúdos digitais, a fim de melhorar o aprendizado de forma lúdica e interessante. 
Foto: Site Acontecendo por aqui.
O DESPESPARO
Mas a tecnologia ainda precisa ser implantada mais em sala de aula, pois com a minha conversa com uma professora do 2º ano do ensino fundamental descobri que, a tecnologia e mais usada em datas comemorativas com dia das mães, dia do índio entre outras, mostrando vídeos sobre o tema. Falta capacitação a prefeitura disponibilizou a tecnologia mas pouco treinamento aos professores foi dado.
Foto: Escola Aurélio Transferetti
ENSINO A DISTÂNCIA E SUAS POTENCIALIDADES NO APREDINZADO EDUCACIONAL
“ Para Vigotsky (2000), o homem, como sujeito do conhecimento, não tem acesso 
direto aos objetos, mas através da mediação de recortes do real, operada pelos sistemas 
simbólicos de que o indivíduo dispõe."
(http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2263/pdf_61)
Sistema EAD on-line é flexível e global, quando seus aspectos se integram, como; alcance
geográfico, não determinação de tempo de estudo, comunicação em tempo real,
ensino e aprendizagem em ambiente virtual (AVA), oportunidades de interação, 
canais de informação e feedback rápido, assim temos o que chamamos de educação on-line.
Dessa forma podemos priorizar como objetivos do tema proposto: Mediação na educação on-line; professor mediador; desafios encontrados; metodologia e analise dos dados.
A função social do professor atualizado passa a ser muito mais queum mediador, um orientador dos processos socioeducativos, do que a que costumava realizar anteriormente. Os recursos tecnologicos atuais podem dinamizar, potencializar as capacidades intelectuais dos alunos, mas desde que exista um professor motivado e capaz de motivar em seus alunos outras possibilidades de aprender o mundo, os conhecimentos e as ideias. Forma o pensador critico.
Sabemos que a tecnologia hoje criou, reinventou uma nova era, uma nova cultura, e com isso quem ganha somos nós, estudantes, professores, profissionais de todas as áreas, através dela podemos nos conectar em tempo real, com qualquer parte do mundo, conhecer novos lugares sem sair do quarto ou da sala, ler obras literarias de bibliotecas internacionais, uma infinidade de possibilidades que nova era nos truxe, e, uma delas é modificar o meio de estudar, inovar, nos capacitar, nos adaptar a um novo jeito, um novo modelo.
A EAD (Ensino a distância) on-line, é prova de que muitos beneficios são agregados a este novo conceito de ensino e aprendizagem, podemos citar entre muitos a flexibilidade, maior possibilidade de acesso, maior autonomia do aluno, mas será que isso é garantia de qualidade de ensino? Não podemos nos prender apenas a modalidade "distância ou presencial", mas existem outras questões que classificam o curso como bom ou ruim, como por exemplo:
PROBLEMATIZANDO O ENSINO A DISTÂNCIA
Seriedade da instituição; professores capacitados e bem preparados; infraestrutura e suporte técnico adequados; bom atendimento ao aluno; materiais didáticos produzidos com o auxilio de teorias de aprendizagem, facilitando o envolvimento do aluno em conteúdos didáticos estruturados em diferentes formatos e mídias.
Porém muitos problemas são encontrados para essa modalidade o que leva ainda ha uma certa descredibilidade no mercado, quando se fala, "fiz faculdade a distancia", algumas vezes os currículos nem são analisados por existir a formação academica a distancia, e quais seriam estes problemas que levam ainda ha tanto preconceito com esta modalidade?
A falta de capacitação dos docentes, dos tutores presenciais ou a distância, a descombinação de falas entre os professores, nem sempre o que presencial ensina é o que o tutor a distancia explica, levando o aluno a não compreensão do conteudo.
Materiais didáticos ruins, fora de linha tecnologica, plataformas ultrapassadas, sistemas que não suportam o tanto de alunos matriculados.
A falta de investimento nessa modalidade, muitas vezes coloca-se empenho e dinheiro nessa nova tecnologia de ensino, mas esquecem de capacitar aqueles que irão ensinar, a tecnologia sozinha não faz milagres.
Outro problema que a EAD enfrenta é o grande número desenfreado de matriculados para cada professor, passando o limite autorizado pelo mec, compromentendo assim o ensino da modalidade, outro ponto a ser analisado é a falta de conhecimento do aluno na tecnologia utilizada nesta modalidade o que dificulta e muitas vezes o desmotiva a continuar o curso.
Outra dificuldade enfrentada por diversas universidades é a falta de infraestrutura nas sedes e nos pólos e a falta de material pedagógico, incapacitando o ensino. Sabemos que é uma nova cultura que se instala, e assim como ler e escrever requer tempo, este novo metodo também precisa do mesmo tempo para se aprimorar e a cada dia melhorar, existem hoje muitas universidades que oferecem uma boa tecnologia, profissionais capacitados, mas sabemos que em outros tantos lugares pelo Brasil afora ainda é precária esta nova forma de ensinar no Brasil.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Pesquisas dizem que o uso das Tecnologias em sala de aula não e suficiente . A mera presença dos objetos técnicos em sala de aula não significa necessariamente inovação,pode até ser um grande retrocesso. O computador sozinho não faz nada que a tecnologia seja realmente algo positivo precisa resolver alguns problemas com, formar adequadamente os professores para a cultura digital. Muitos professores não sabem o quê e nem como fazer uso das tecnologias digitais em suas práticas docentes. Os professores devem ser letrados digitalmente, ter autonomia e liberdade, precisam ser sujeitos integrados na cultura digital, existem escolas que receberam computadores e não têm luz elétrica ou acesso à internet e também melhorar o acesso à rede . É preciso investir e melhorar a banda larga, entender que conexão é uma necessidade básica da população. Quando se fala em tecnologias digitais não mais falamos em máquinas, mas em pessoas conectadas, fazendo coisas incríveis porque estão juntas, trabalham em parcerias, de modo coletivo. Se as pessoas não estiverem conectadas e não tiverem liberdade para discutir e criar, nada mudará na educação.
A escola é uma das primeiras a nota como a inovação e indispensável no cotidiano de cada docente, e que os alunos tem o direito de adquirir novas maneiras de saber. A utilização de recursos tecnológicos tem a possibilidade de gerar novas habilidades que antes não eram possíveis serem trabalhadas devido uma pedagogia tradicionalista e arcaria onde o aluno sempre estava em segundo plano. Observa-se melhorias trazidas pela tecnologia em cada nível escolar, fazendo de uma aula “chata” uma aula moderna, inovadora e dinâmica , além de desenvolver habilidades que serão utilizadas no cotidiano favorecendo a esses jovens uma entrada melhor no mercado de trabalho. A escola dessa forma proporciona alunos preparados para viver dignamente.
Dos notebooks mais baratos aos telefones que fazem de tudo, surgem instrumentos , cada vez mais ao nosso alcance, que abrem novas perspectivas para a pesquisa, o transporte e consumo de bens culturais. A troca de mensagens e para atividades de todos os tipos. Resta a escola saber explorar essas possibilidades.
 https// www.tecnologiaemsaladeaula.com.br
https//www.aconteceporaqui.com.br
https//www.revistaescola.com.br
Escola municipal Aurélio Trasferetti
REFERÊNCIAS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando