Buscar

RESPOSTA IMUNE DA CAVIDADE ORAL adri

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE – UNIVALE
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – FACS
CURSO DE ODONTOLOGIA/ 2º PERÍODO
IMUNOLOGIA DA CAVIDADE ORAL
Todas as superfícies do nosso corpo estão expostas à colonização de uma grande variedade de microrganismos; A cavidade oral abriga uma complexa comunidade microbiana, essas bactérias se acumulam tanto em tecidos duros quanto em tecidos moles. No entanto, existe a resposta imune da cavidade oral, é um sistema de defesa que monitora constantemente a colonização bacteriana e tenta impedira invasão dos tecidos locais em um organismo saudável.
Quando um microrganismo invade a cavidade oral, ele precisa ser reconhecido por uma célula; Portanto, as células fagocitárias(neutrófilos, células naturais killer, macrófago, células dendríticas, entre outras) estão circulando no nosso sangue. Temos os vasos sanguíneos que vão sair do capilar sanguíneo através do mecanismo de diapedese até o local onde estão os microrganismos, que vão fazer a fagocitose.
A primeira célula que chega ao local é o neutrófilo; essa célula chega ao local através de mensagens enviadas pelas quimiocinas(estas circulam no sangue, mas são produzidas no endotélio).As quimiocinas avisam ao neutrófilo que terá que sair por quimiotaxia através da diapedese; Assim que ele chega ao local faz fagocitose. 
No interior do fagócito, seja ele macrófago ou neutrófilo, será preciso ter as enzimas que são capazes de matar, tanto que o macrófago posteriormente vai ativar a resposta imune adaptativa, virando a célula mastócito para eliminar os microrganismos. São em torno de 12 horas que ocorrem esses mecanismos, por isso não dá nem tempo de nos darmos conta que esses microrganismos estão invadindo a mucosa. O anticorpo neutraliza o microrganismo.
Não precisa a cavidade oral pedir auxílio às células do sistema imune adaptativo, pois temos no pescoço as amídalas e também o anel de waldeyer. Imaginemos que no linfonodo temos a amídala palatina, ai temos o fracasso do sistema imune inato porque não se consegue eliminar o microrganismo, como houve esse fracasso, temos as células que estão na cavidade oral, nas mucosas, que são as células dendríticas(são células acessórias)elas vão chegar ao local e vão endocitar e assim levar os microrganismos através dos vasos linfáticos até o linfonodo. No linfonodo os vasos sanguíneos estão entrando, levando células chamadas linfócito T, linfócito B principalmente(estão circulando no sangue). 
Chegando pelos vasos linfáticos até o linfonodo; No linfonodo, a célula dendrítica capturou o microrganismo através dos receptores: de manose, de lectina,que reconhecem os PAMPs dos microrganismos. A célula dendrítica tem uma função de apresentar o antígeno (que é o próprio microrganismo mais a célula dendrítica desse microrganismo processado) ele é cortado em milhares de pedacinhos que são apresentados para o linfócito T. 
O linfócito T são de dois tipos: CD4 e CD8; Para apresentar o antígeno para o linfócito CD8 usamos o MHC tipo 1, enquanto que para apresentar para o CD4 usamos o MHC do tipo 2.Para que o linfócito reconheça o antígeno é preciso ter dois sinais; O primeiro sinal vai vim do antígeno e estará sendo apresentado para o receptor que tem no linfócito, é feita via MHC que é a molécula da célula apresentadora e assim apresentar o antígeno ao receptor do linfócito que é o TCR. O segundo sinal será por outra molécula chamada de Co-estimuladora que estão presentes nas células apresentadoras, este Co-estimulador que existe na APC é chamado de B7 que vai se ligar em uma molécula no linfócito chamada de CD28; Se não tiver B7 e CD28 não tem ativação do linfócito T.
Agora o linfócito CD4 eles são de quatro tipos: TH1, TH2, TH17 e Treq. Quando a resposta é de Th1 a célula CD4 secreta Interferon gamae vai ativar macrófago que vai matar os microrganismos e ativa o linfócito B para secretar IGG; Para ser Th2 precisa das citocinas il4, il5 e il13
Existem dois tipos de resposta dos anticorpos: quem vai ser responsável pela resposta T dependente são todo o linfócito T. Já a resposta T independente é quando o linfócito B reconhece o antígeno sozinho, sem a presença do linfócito T.
Funções de TH1, TH2, TH17 e Treg
Th1= direciona a resposta para celular- quando o microrganismo está dentro da célula, ele vai ativar macrófago para conseguir eliminar o microrganismo fagocitado; O macrófago é ativado através de receptores do interferon gama. Ativa o linfócito B para secretar IGG.
Th2= direciona a resposta para humoral- ativa linfócito B que vai se converter em plasmócito e assim secretar anticorpos e dentro dos anticorpos vai secretar IGA que vai ser liberada pela saliva, suor, lágrima, etc. Secreta il4, il5 e il13.
Th17= estimula a inflamação.
Treg (regulador) = secreta interleucinas inflamatórias.
A imunidade adquirida na cavidade oral abrange os mecanismos humorais e celulares que envolvem IGs. Os anticorpos são secretados pelos linfócitos B que tem função de eliminar microrganismos extracelulares.
IGA= imunidade da mucosa
IGM= ativação do complemento
IGG= imunidade neonatal
IGE= citoxicidade mediada por células- eosinófilos, hipersensibilidade imediata-mastócitos.
Funções dos anticorpos:
neutralização dos microrganismos e toxinas.
opsonização e fagocitose de microrganismos.
citoxicidade celular dependente do anticorpo.
Ativação de complemento
inflamação.

Outros materiais