Buscar

av2 FUNDAMENTOS DO DIREITO DO PETRÓLEO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301545335)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quais sãos os principais fundamentos do Direito do Petróleo brasileiro?
		
	
Resposta: Tratar dos aspectos jurídicos da regulação, da produção e da circulação de bens, produtos e serviços oriundos da industria do petróleo e do gás natural.
	
Gabarito:
Os fundamentos do Direito do Petróleo brasileiro são a soberania, o interesse público-social e a livre iniciativa. A soberania, como atributo e qualidade do Estado, é um verdadeiro axioma do Direito do Petróleo. Já o interesse público é expresso pelas normas constitucionais e pelos valores que orientam as políticas públicas para o setor petrolífero. Por fim, a afirmação da livre iniciativa como um fundamento do Direito do Petróleo é irrenunciável face ao caráter industrial das atividades petrolíferas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301643803)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Analise o princípio do poluidor pagador segundo o direito ambiental.
		
	
Resposta: O princípio do poluidor pagador deve responder de forma objetiva, e deve responder pelos Danos causados, estando passível de Culpa ou Dolo.
	
Gabarito: Princípio do poluidor-pagador   PROTEÇÃO LEGAL ¿ DOS RECURSOS AMBIENTAIS QUE SÃO ESCASSOS PARA A POPULAÇÃO MUNDIAL E NACIONAL, REGULAR A ECONOMIA AMBIENTAL, EVITAR O DESPERDÍCIO DE ENERGIA E DE BENS NATURAIS;   IMPORTÂNCIA ¿ EVITAR O DESGASTE DOS RECURSOS AMBIENTAIS, IMPONDO AO EXPLORADOR DA ATIVIDADE PETROLÍFERA OU ENERGÉTICA QUE INTERNALIZE OS CUSTOS GERADOS PELA POLUIÇÃO OCASIONADA COM SUA ATIVIDADE;   REFLEXOS - A VANTAGEM ECONÔMICA OCASIONA O DEVER DE ASSUNÇÃO DOS ÔNUS DA ATIVIDADE E GERA EM CONTRAPARTIDA A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DE NÃO POLUIR.   EXEMPLOS DE LEGISLAÇÕES ¿OCDE(Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) de 1972 e Lei n.º 6.938/91,no seu 4º, VII:"A imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados, e ao usuário, de contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos¿
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301727666)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O primeiro produto derivado do petróleo foi:
		
	
	gasolina
	
	betume
	 
	querosene
	
	asfalto
	
	óleo diesel
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302220877)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Com base na lei de arbitragem e na sua aplicação aos direitos patrimoniais disponíveis, é correto afirmar que:
		
	
	Na arbitragem as partes não podem nomear como árbitros especialistas na matéria objeto do litígio, pois caso fosse possível, iria conferir mais consistência à decisão e poderia evitar gastos excessivos com perícia, o que seria especialmente positivo caso a disputa versasse sobre questão de direito muito específica ou assunto técnico.
	
	O procedimento arbitral é mais formal e inflexível do que o processo judicial
	 
	O procedimento arbitral é, em geral, público e não sigiloso, ao contrário do processo judicial, que costuma ser sigilo e assim, na arbitragem privada as partes não podem evitar a publicidade negativa que pode advir do litígio.
	
	O procedimento arbitral, como regra geral, transcorre mais lentamente que o processo judicial.
	 
	Arbitragem é meio privado de solução de conflitos relativos a direitos patrimoniais disponíveis, mediante o qual as partes selecionam um ou mais especialistas na matéria controversa, para decidir as pendências existentes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302231726)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É papel da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis ( ANP ):
		
	 
	ser o órgão regulador da indústria do petróleo, gás natural, seus derivados e biocombustíveis, promovendo a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria petrolífera
	
	ser uma sociedade de economia mista reguladora da indústria do petróleo, gás natural, seus derivados e biocombustíveis, promovendo a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria petrolífera
	
	ser o órgão regulador da indústria do petróleo, gás natural, seus derivados e biocombustíveis, promovendo apenas a elaboração de atividades econômicas integrantes da indústria petrolífera com intuito de lucro.
	
	ser uma sociedade anônima da indústria do petróleo, gás natural, seus derivados e biocombustíveis, promovendo a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria petrolífera
	
	ser o órgão judicial que é regulador da indústria do petróleo, gás natural, seus derivados e biocombustíveis, integrante da indústria judicial petrolífera.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301643619)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O direito do consumidor de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação é de:
		
	
	30 dias quando se tratar de produto e serviço não durável e em 120 dias quando o produto/serviço for durável.
	
	Até cinco anos a partir do conhecimento do dano e a de sua autoria.
	 
	60 dias quando se tratar de produto e serviço não durável e em 90 dias quando o produto/serviço for durável.
	
	90 dias quando se tratar de produto e serviço não durável e em 120 dias quando o produto/serviço for durável.
	 
	30 dias quando se tratar de produto e serviço não durável e em 90 dias quando o produto/serviço for durável .
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301643720)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A CIDE é de competência da União que deverá arrecadar tais contribuições de intervenção, tendo por objetivo realizar o pagamento de subsídios a preços ou transporte de álcool combustível, gás natural e derivados e derivados de petróleo, além de financiar projetos ambientais e infraestrutura de transportes relacionados com a indústria do petróleo e do gás. Diante disso, quem são os contribuintes da CIDE? Marque a alternativa correta que responde tal questão dentre as alíneas abaixo:
		
	
	São Contribuintes da CIDE as refinarias, centrais petroquímicas mas não os importadores e formuladores de petróleo.
	
	São Contribuintes da CIDE o produtor, o formulador e o importador, pessoa física ou jurídica, dos combustíveis líquidos, derivados de petróleo e de gás natural, mas não as refinarias, centrais petroquímicas, importadores e formuladores de petróleo.
	
	São Contribuintes da CIDE apenas as refinarias, mas não o produtor, o formulador de combustíveis líquidos.
	 
	São Contribuintes da CIDE o produtor, o formulador e o importador, pessoa física ou jurídica, dos combustíveis líquidos, derivados de petróleo e de gás natural, tais como as refinarias, centrais petroquímicas, importadores e formuladores de petróleo.
	
	São Contribuintes da CIDE o produtor, o formulador e o importador, apenas quando são pessoas jurídicas, pois pessoas físicas não são contribuintes, ainda que produzam derivados de petróleo e de gás natural, tais como as refinarias, centrais petroquímicas, importadores e formuladores de petróleo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301643800)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei nº 6.938, de 1981, estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente e institui o Sisnama e o Cadastro de Defesa Ambiental, para realizar a proteção e melhoria da qualidade ambiental e proteger o ecossistema. No qual o PNMA tem por objetivo e princípios:
		
	
	Assegurar, no país, condições ao desenvolvimento dos investimentos das empresas privadas e públicas, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade dos recursos públicos e princípios de ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo, racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
	
	Condições ao desenvolvimento da exploração do petróleo e gás , aos interesses das empresas privadas, e princípiosde ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo, racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
	
	Recuperação da qualidade apenas da vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento de atividades de infraestrutura e equilíbrio econômico do investidor , com base no princípio da utilização do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
	 
	Preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana e princípios de ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo, racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
	
	Preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana e princípios de reversão do capital público e privado, de assegurar o interesse do capital estrangeiro.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301643960)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É finalidade da CIPA:
		
	
	Tornar compatível, permanentemente, para a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador, a recreação e o investimento em cultura e lazer no local de trabalho.
	
	Como uma Comissão de Proteção de Atividades, dar assistência dentária e médica para prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, para a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
	 
	Prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, para a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.   
	
	Dar assistência médica em casos acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, para a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
	
	Precaver e imaginar possíveis acidentes e doenças decorrentes do trabalho, investindo em novas tecnologias e cursos no local de trabalho.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301643972)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa incorreta sobre o tema dentre as alternativas abaixo:
		
	
	pré-sal é uma riqueza geológica que se encontra no Brasil, mas também existe na Costa Africana;
	
	A riqueza dos reservatórios de pré-sal elevou nosso país no ranking mundial como um grande produtor de hidrocarbonetos;
	 
	O pré-sal é composto por halita e anidrita, mas também por celulose, fotossíntese e seus derivados;
	
	O pré-sal trouxe diversos investimentos internacionais para o Brasil, ampliando a oferta de empregos com a demanda criada no mercado de trabalho;
	
	Das riquezas do pré-sal é possível se retirar um óleo ( hidrocarboneto) mais leve e de melhor qualidade, com um API de 28,5º;

Continue navegando