Buscar

bio aula

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Controle ou Eliminação de Agentes Infecciosos
A Existência de microorganismos no ambiente justifica a aplicação de técnicas assépticas, que reduzem o seu nº, e propiciam maior segurança ao cliente e a equipe de saúde.
Causas mais comuns de infecções: meio ambiente, material, cliente, equipe.
*
*
INFECÇÃO: 
 É uma invasão do corpo por patógenos ou microorganismos capazes de produzir doença, lesão a seu hospedeiro. 
*
QUANTO A TRANSMISSÃO 
Contato
.Transmissão direta: dispensa participação de veículos, contato físico entre a fonte e o hospedeiro susceptível (beijo, relações sexuais, contato com a pele, secreções oronasais).
.Perdigotos: Grandes partículas que entram em contato com a pessoa suscetível (tosse, espirro ou conversação).
Transmissão indireta: objetos ou materiais contaminados; alimentos, soro, sangue, água, vetor, agulhas, lâminas...
*
Curso das doenças infecciosas:
Estágio Característica
Incubação- os agentes infecciosos reproduzem-se, mas não há sintomas reconhecíveis. Agente infeccioso pode infectar outras pessoas.
Prodrômico- primeiros sintomas, vagos e não – específicos, como febre leve, dor de cabeça e perda da energia usual.
Agudo- sintoma agravam-se e tornam-se específicos do tecido ou órgãos afetado.
Convalescente- sintomas desaparecem a medida que hospedeiro subjuga o agente infeccioso.
Restabelecimento- O elemento patogênico é destruído. A saúde melhora ou é restaurada.
*
Alguns Conceitos
Veículos: água, medicamentos, soluções, sangue e alimentos. 
Infecção: É uma invasão do corpo por patógenos ou microorganismos capazes de produzir doença, lesão a seu hospedeiro.
Colonização: Condição em que os microrganismos estão presentes, mas o hospedeiro não está prejudicado, nem mostra quaisquer sinais ou sintomas. (podendo transmitir microrganismos patogênicos).
Artigos Críticos: São artigos que entram em contato direto com tecidos ou tratos estéreis, devendo portanto, ser submetidos ao processo de 
 esterilização.Ex: instrumental cirúrgico, agulhas...
Artigos Semi-críticos: São aqueles que entram em contato com a pele íntegra e membranas mucosas. Ex: equipamentos anestesia, endoscópios...
Artigos Não-críticos: São os que entram em contato com a pele íntegra e que somente necessitam desinfecção de médio ou baixo nível, quando reutilizado entre pacientes. Esta medida tem por objetivo bloquear a transmissão de microrganismos. Ex: comadres, papagaio, estetoscópios...
*
Estéril: material ou ambiente com ausência completa de germes, incluindo esporos.
Contaminado: presença de agentes infecciosos no corpo, no meio ambiente ou em objeto inanimado, bem como em substâncias como água...
Anti-sepsia: Conjunto de meios empregados para impedir / inibir a proliferação microbiana nas camadas superficiais ou profundas da pele ou mucosas, através do emprego de soluções químicas, ou seja, soluções germicidas hipoalergênicas na pele e mucosas (MS).
Assepsia: é o conjunto de medidas adotadas para impedir que determinado meio seja contaminado.
Anti-séptico: formulação hipoalergênicas com função de matar ou inibir o crescimento de microorganismos quando aplicados a tecido vivos em geral, pele e mucosas. (álcool 70%, iodóforos, clorhexidina).
Degermação: redução / remoção do número de bactérias na pele por limpeza mecânica (escova + detergente + sabão) ou produto químico.
*
Limpeza: consiste na lavagem com soluções detergentes ou desincrostantes, enxágüe e secagem do material.  manual ou mecânica (lavagem ultrassônica). A 1ª etapa da desinfecção e esterilização , retirada da matéria orgânica, grande carga m.o onde inativa a ação germicida e impede a penetração de produtos químicos ou físico.
Esterelização: Destruição ou eliminação de todas as formas de bactérias, esporos, fungos e vírus através de métodos: calor seco (estufas), vapor saturado sob pressão (autoclave), gás químico (óxido de etileno).
Desinfecção: Processo que elimina muitos microorganismos, à exceção dos esporos bacterianos.
 
*
Classificação das áreas hospitalares
☼ Área crítica - São as áreas de maior risco para aquisição de infecção, devido a presença de pacientes mais suscetíveis ou pelo número de procedimentos invasivos realizados. Ex: UTI, centro cirúrgico, RPA, isolamento, banco de sangue, hemodiálise, laboratório...
☼ Área semicrítica - São áreas ocupadas por cliente que não necessitam de cuidados intensivos ou de isolamento. Ex: enfermarias, ambulatórios...
☼ Área não crítica - São todas as áreas não ocupadas por pacientes. Ex: administrativas, almoxarifado... 
*
DESINFECÇÃO
Medidas realizadas para inibir o crescimento ou destruir microrganismos patogênicos (não necessariamente matando esporos), que se encontra em materiais e superfícies. Pode ser realizado por calor ou soluções químicas (havendo descontaminação prévia).
*
☼ Glutaraldeído 2%- Não danifica instrumentais plásticos e borrachas. Esterilização e desinfecção de alto nível. Desinfecção por 30min. Ex: indicado para endoscópios digestivos, broncoscópios, laringoscópio (sem lâmpada)...Estabilidade de 14 a 28 dias depois de ativado ou de acordo com fabricante. È tóxico e libera vapores, essencial o uso de EPI.
☼ Ácido peracético 0,2%- Rápida ação contra todos os m.o, incluindo os esporos bacterianos em baixas concentrações. Vantagens: atóxico e efetivo na matéria orgânica. Tempo 10 min contato.
☼ Cloro (hipoclorito de sódio)- desinfecção de nível médio e descontaminação de superfícies.Tempo de 30min (0,5%) e 10 min (1%), trocar a cada 24 horas.Deve ser colocado em plástico opaco.
 Ex: materiais de inaloterapia e oxigenioterapia como máscaras, circuitos ventilatórios, lactários, cozinha..
☼ Álcool 70%– Desinfecção de nível médio de artigos e superfícies.Tempo de exposição 10 min com três aplicações. EX: equipamentos metálicos, termômetro, estetoscópio, ampolas...
*
☼ Clorhexidina – desinfecção imediata. Utilizado como anti séptico, efeito residual de 6 horas. Não utilizar pós e pré composto iodado, pode ocorrer antagonismo.
☼ Iodo a 1% - Utilizado como anti séptico com efeito residual de 3h, retirar o excesso, pode causar alergia.
*
ESTERILIZAÇÃO
Destruição ou eliminação de todas as formas de bactérias, esporos, fungos e vírus através de métodos: calor seco (estufas), vapor saturado sob pressão (autoclave), gás químico (óxido de etileno).
*
Esterilização por processo Físico
☼ Calor seco (estufa)  180º- 30 min, 170º- 60min, 160º- 2 hrs, 150º- 2hrs e meia 140º-3 hrs e 121º- 6 hrs. Indicado para instrumentos cortantes e seringas de vidro. Evita formação de ferrugem  instrumental, pós, óleos, vidros, artigos afiados, líquidos não aquosos (vaselinas). Consiste em 3 fases: aquecimento da estufa, esterilização da carga e resfriamento.
☼ Calor úmido (autoclave) destruição de MO e esporos (autoclave – 120C / 1:15, 2h) – temperaturas muito elevadas e boa distribuição instrumental, tecido, borracha, vidros. 121C = 15’e 134C = 4’, aguardar 15 a 30’de secagem. Consiste em 4 fases: retirada do ar e entrada do vapor, esterilização, secagem e admissão do ar filtrado para restauração da pressão interna.
*
Processos Químicos
☼ Ácido peracético => ácido acético e peróxido de hidrogênio.Tempo: 12’ a 50 / 55C – tempo final 30’ (endoscópios) EX: capilares de hemodializador. O tempo de ação é de 60 min.
☼ Glutaraldeído- Período de esterilização é de 8 a 10 hrs. Solução validade de 14 dias, para garantir maior estabilidade da concentração da solução.
 
☼ Formaldeido- Utilizado para esterilização de dialisadores em hemodiálise. Seu uso é restrito devido seu efeito carcinogênico e tempo de contato prolongado.
*
 Processos Físico-Químicos
São indicados para materiais termossensíveis, alto custo de instalação/manutenção muitas vezes estes serviços são terceirizados.
☼ Gás de Oxido Etileno => a
gás, inclusive esporos e vírus. 3 h / 30C. Arejados durante cinco dias, para remoção do gás / temperatura ambiente ou 8 h a 120C. – resíduos provocam queimaduras. 
☼ Plasma de Peróxido de hidrogênio- uma nuvem de cargas neutras, elétron e íons, todas elas extremamente reativas. Este estado é atingido através da aceleração das moléculas de peróxido de hidrogênio pela aplicação de uma forte corrente elétrica, gerada por um campo eletromagnético. 
 ☼ Vapor Formaldeido- A esterilização por este método ocorre através de formaldeído gasoso na presença de vapor saturado, é preciso que a mistura destes componentes esteja uniformemente distribuída na câmara da autoclave.
*
Precauções Padronizadas.
☼ Qualquer matéria orgânica é potencialmente responsável pela transmissão de microorganismo. Cuidados com todos os pacientes, reduzem potencial de transmissão de elementos patogênicos do organismos. 
☼ Lavagem das mãos - (precaução de contato)
☼ Luvas / Aventais - (precaução de contato)
☼ Máscaras - (precaução respiratória)
☼ Manuseio com EPI - (manuseio de roupa suja; matéria orgânica, instrumentais e pérfuro – cortantes).
*
Precauções de Isolamento
☼ Uso além das precauções padrão. 
☼ controlar disseminação de agentes infecciosos de pacientes conhecidos ou sob suspeita de estarem infectados / colonizados: ar; gotículas e contato.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais