Buscar

Estudo dirigido 8 finalidade do antifungigrama

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO VIII
Qual a finalidade do antifungigrama? Descreva o preparo de antifungigrama com difusão em ágar para leveduras.
R- O antifungigrama é empregado para a determinação de resistência aos antifúngicos. As cepas isoladas são testadas em técnicas padronizadas contra diferentes antifúngicos utilizados no mercado. Para o preparo do antifungigrama deve-se realizar uma diluição de amostra da colônia, em solução salina estéril, seguindo o padrão de turbidez 0,5 da escala Mac Farland. Com auxílio de swab estéril, realiza-se a semeadura em placas de petri contendo o meio de cultura ágar Sabouraud. Deixa-se em repouso durante alguns minutos e colocam-se os discos impregnados com antifúngicos, tais como anfotericina B, nistatina, clotrimazol, fluorocitosina, miconazol, cetoconazol e fluconazol. As placas são incubadas a 37ºC durante um período de 48 h, para melhor visualização dos halos de inibição e realização da leitura.
Descreva a espécie Cryptococcus neoformans, relatando o tipo de micose que pode ser causada pela mesma. Como é a visualização deste fungo usando o corante “tinta nanquim (ou tinta da China)”? 
R- A espécie Cryptococcus neoformans é o único agente etiológico da criptococose, causa micoses sistêmicas que acometem os órgão internos, pode apresentar a forma pulmonar sistêmica, forma pulmonar progressiva e forma disseminada. A tinta nanquim é utilizada pois facilita a visualização da cápsula. As partículas do pigmento da tinta não entram na cápsula que rodeia a célula esférica da levedura, resultando um halo em redor das células que permite a visualização rápida.
Que tipos de amostras são utilizadas para o diagnóstico laboratorial de Cryptococcus neoformans? Como é feita a diferenciação entre C. neoformans e leucócitos nas amostras biológicas avaliadas microscopicamente com o auxilio da tinta nanquim?
 R- Pode-se utilizar amostras de escarro, líquor, pus ganglionar, exsudatos de lesões cutâneas e mucosas, urina e sangue. A diferenciação é feita pela refringência da parede celular e das inclusões no citoplasma das leveduras, além da presença de brotamentos.

Outros materiais