Buscar

IMUNOLOGIA Odonto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESPOSTA IMUNE CELULAR
Para falarmos dessa resposta que é celular precisamos lembrar que tem dois tipos de antígenos: o proteico e o não proteico. E quando a resposta é celular vai predominar muito Th1
Se estou falando que é com Th1 então vamos trabalhar com Ags proteicos, porque precisamos de T e essa é a resposta dependente de T. Esse antígeno sempre é apresentado ao linfócito Th em forma de peptídeos.
* Antígenos proteicos são capturados pelas CAA e degradados em peptídeos que serão expressos na superfície desta célula junto com o MHC2, e o TCR do LTh0 reconhece o peptídeo auxiliado pelo CD4. O LTh ativado sofre seleção clonal e se divide em algumas células de memoria e outra maioria deverá ativar as células efetoras da RIA. Após ativação do LTh dependendo do tipo de antígeno serão liberadas citocinas ativadoras desta resposta. Quando são liberadas citocinas do tipo Interferon (IFN) será estimulado o LTh1 e a resposta é celular e quando são liberadas IL-4 será ativado LTh2 responsável pela resposta imune humoral (anticorpos). 
Agora serão ativadas células efetoras que vão destruir os Ag, porque o Th não consegue. 
Quem são as células efetoras? – Granulócitos (neutrófilos, basófilos, mastócitos) e Agranulócitos (monócitos no sangue e macrófagos nos tecidos) Células Nk e linfócitos TC (CD8). 
Todas as células precisam reconhecer o Ag para poder destruir, embora elas tenham sido chamadas pelo LTh1 elas precisam saber se é H1NI, dengue, zica...
Neutrófilos, Monócitos e Macrófagos
Os neutrófilos gostam de bactérias e os macrófagos e monócitos gostam de tudo
Os dois vão fazer da mesma forma embora sejam Ags diferentes porque eles tem a mesma origem mielóide.
RECONHECIMENTO DO ANTÍGENO
Começa com o Reconhecimento do receptor, tem aqueles que se ligam diretamente no Ag, tem receptor que liga ao complemento e tem aqueles que ligam ao Fc do Anticorpo, então não importa de que jeito, tudo vai acabar ligando no Ag. O macrófago diferente do neutrófilo antes de destruir faz apresentação porque ela é CAA e o neutrófilo não é, o neutrófilo fagocita e já vai destruir.
DESTRUIÇÃO DO ANTÍGENO
São dois mecanismos 
1- Dependente do O2: ROI (reativo intermediário do oxigênio) NO (oxido nítrico) 
2- Independente O2: Lisozimas e Lactoferrina. 
*DEPENDENTES*
ROI 
Quem faz o ROI? – Neutrófilos e macrófagos 
Ex: Macrófagos 
*Após a fagocitose do Ag forma no interior das células fagocitárias (neutrófilos e macrófagos) o fagossoma que retém o Antígeno. Na membrana do fagossoma o oxigênio é reduzido em 3 substâncias tóxicas (ânion superóxido, peróxido de hidrogênio e radicais hidroxila) que podem destruir o Ag. Dependendo do tipo de Ag o processo continua e o fagossoma se une ao lisossoma formando o Fagolisossoma e a enzima Mieloperoxidase vai reagir com o peroxido de hidrogênio que é formado produzindo novos produtos tóxicos chamados Oxidantes tóxicos.
NO 
*Após a fagocitose do Ag e pelo estímulo simultâneo das células fagocitárias pelas citocinas IFN e o TNF (fator de necrose tumoral) o Ag vai reagir com a enzima chamada NOSI (óxido nítrico sintase induzível) e ainda participa da reação um co-fator o Oxigênio e o aminoácido L-arginina formando como produto final o óxido nítrico que é um produto tóxico. 
*INDEPENDENTES*
LISOZIMAS
Lisozimas atuam em bactérias tbm, elas destroem o peptídoglicano da parede celular e elas morrem.
LACTOFERRINA
Tbm atua em bactérias. As bactérias para poderem sobreviver, se dividir e causar doenças elas precisam de metabolismo e a maioria das bactérias utilizam ferro nesse metabolismo. A célula tem uma enzima chamada lactoferrina que fixa o ferro então ela não disponibiliza para o metabolismo causando a morte da bactéria. 
CELÚLAS NK 
Os Ag que ela consegue matar são as células infectadas por vírus e células tumorais
RECONHECIMENTO
Quem faz reconhecimento é o receptor que são dois tipos: 1- receptor inespecífico que liga diretamente no Ag e 
2- Especifico (especifico para Fc de anticorpo) então indiretamente liga ao Ag
RECEPTOR INESPECÍFICO
* A célula alvo expressa alterações na sua superfície que permite a ligação de receptor inespecífico da célula NK que vai se ativar e destruir o alvo por citotoxicidade. 
RECEPTOR ESPECIFICO
*A célula alvo pode expressar alterações que vão ligar os Ac pelo parátopo do Fab do Anticorpo, e na região Fc liga com receptor especifico para Fc de Ac da célula NK que vai ficar ativada e vai destruir o alvo por citotoxicidade.
RECONHECIMENTO DO AG PELO LTC (CD8)
TC vai reconhecer através do TCR ligado ao peptídeo no MHC1, auxiliado pelo CD8 na célula alvo. O linfócito TC fica ativado e vai destruir o alvo por citotoxicidade.
DESTRUIÇÃO – Acontece por Citotoxicidade
* No momento da destruição do alvo as células citotóxicas liberam para o meio externo a enzima perforina que vai se ligar ao cálcio e forma na célula alvo canais de poliperforina. Também da célula citotóxica é liberada a enzima tóxica Granzima B que vai passar pelos canais de poliperforina na célula alvo causando sua destruição por lise e consequentemente morte do Ag. 
Um menino de 12 anos foi ao seu consultório e antes do tratamento odontológico foi observado gengivite no paciente. Cite a célula do SI responsável pela fagocitose nesse caso. Liste os processos de destruição dos Ags pelas células. Justifique a presença desta célula neste processo. Explique o processo que envolve um co-fator. 
- Neutrófilo porque ele quem destrói bactérias.
- Dependente de oxigênio (ROI e NO) e Independentes de oxigênio (Lisozima e lactoferrina)
- Porque é uma infecção bacteriana
- O co-fator é o NO. descrever o processo que já está descrito acima. 
AULA 2
A resposta imune humoral é aquela realizada pelos Anticorpos, são eles que vão trabalhar para auxiliar na destruição do Antígeno, portanto nós dizemos que eles são efetores dessa resposta imune, eles vão auxiliar a destruição, não são eles que fazem, é apenas por meio deles. E tem duas maneiras de produzir os Anticorpos:
1- Via linfócito T dependente – Ags proteicos
* Linfócitos T Dependentes para Ags proteicos.
Os Ags que são proteínas são apresentados ao Linfócitos Th, essas células ficam ativadas e produzem e liberam citocinas do tipo IL-4 que são ativadoras de Linfócitos Th2 que vão liberar também IL-4 ativando linfócitos B que vão se diferenciar em plasmócitos formadores dos Anticorpos solúveis IgG, IgM, IgA e IgE. 
2- Via linfócito T independente – Ags não proteicos 
* Linfócitos T independentes
Os antígenos não proteicos se ligam diretamente no parátopo do Fab e no Fc se liga o linfócito B que fica ativado e libera IL-4 e se diferencia em plasmócitos produtores de Anticorpos solúveis.
FUNÇÕES DOS ANTICORPOS
IgG: Opsonização, ativação do complemento, CCDA e neutralização
IgM: Ativação do complemento e neutralização
IgA: Neutralização
IgE: CCDA
Opsonização: Opsonização é a facilitação da fagocitose e ocorre principalmente contra Ags bacterianos. Aos epítopos bacterianos se liga o parátopo do Fab e na região Fc liga o receptor para Fc do Ac dos neutrófilos que vão fagocitar o Antígeno. Como que o neutrófilo destrói o Ag? Por dois mecanismos diferentes: Dependente ou Independente de O2. (ROI ou NO ou lisozima e lactoferrina) 
Neutralização: processo que impede o Ag de se ligar ao receptor especifico da célula do hospedeiro. 
Ags: - Toxinas bacterianas, - Adesinas bacterianas e – Partículas virais livres (vírus) > vírus antes de entrar na célula, quando o vírus entra e penetra na célula é resposta celular, agora antes dele entrar a resposta é humoral.
Exemplo da doença tétano: a bactéria do tétano penetra no organismo e produz uma neurotoxina que tem a capacidade de se ligar em receptores de células do SN desenvolvendo assim a doença tétano. 
Tomamos vacinas para fazer o processo de neutralização. Quando tomamos vacinas forma Ac, toxina é proteína então é Via LTDependente e forma os Acs, então os Acs ligam na neurotoxina e tem a capacidade de neutralização, e reveste toda a neurotoxina, então ela nãoconsegue se ligar porque esta coberta de Ac, o que vai se encaixar vai ser o receptor de Fc de Ac, como tétano é uma bactéria o neutrófilo que vai lá e vai fagocitar. 
Neutralização: Os Ac neutralizantes tem a capacidade de se ligar pelo parátopo do Fab no Antígenos (neurotoxina) e na região Fc se liga o receptor para Fc de anticorpo dos neutrófilos ocorrendo assim a fagocitose. 
Então qual a importância de tomar vacina contra hepatite B para os dentistas? 
- Hepatite B é vírus, depois que penetrarem no organismo vão se ligar nas células chamadas hepatócitos, se tomarmos vacina contra esse vírus ele não vai ligar porque os Anticorpos vão ter neutralizado ele 
Ativação do complemento – Ags bacterianos – O complemento faz fagocitose ou lise osmótica.
Nos epítopos bacterianos liga o parátopo do Ac e na região Fc liga o complemento que é ativado pela via clássica (complemento junto com anticorpo ativa a via clássica sempre) e produz a fração C3b que fica preso na superfície do Ag. O complemento também se quebra em C3a, C4a, C5a que vão até o soro e atraem os neutrófilos que vão ligar através do receptor para complemento (RC3) ao C3b preso na superfície do Ag ocorrendo a fagocitose ou lise osmótica. 
CCDA – IgG – Para os seguintes Antígenos: células infectadas por vírus ou células tumorais (célula alvo)
Quando uma célula boa é infectado por um Ag ela altera sua membrana e isso atrai molécula de Ac (IgG). Quem vai se ligar é a célula citotóxica que tem receptor para Fc de Anticorpo, que são as células NK. A NK fica ativada e vai destruir o alvo por citotoxicidade.
Fase primária do Anticorpo
Fase I – LAG: Não há produção de Ac, apenas reconhecimento do Antígeno.
Fase II – LOG: Produção intensa de Ac.
Fase III – Estacionária ou Platô: a mesma quantidade de Ac que está sendo produzido está sendo destruído. 
Fase IV – Declínio: Desnaturação 
AULA 3 - HIPERSENSIBILIDADE
Definição: são respostas imunes exageradas dos tecidos contra os alérgenos. 
Tipos:
- H. tipo I: imediatas. Logo após o contato com o alérgeno, ocorre através de Ac IgE
- H. tipo II: citotóxica. Depois de 48 – 72hrs, envolve IgG e IgM
- H. tipo III: mediada por imunocomplexos (ligação Ag-Ac). Depois de 48 – 72hrs, envolve IgG e IgM
- H. tipo IV: tardia ou celular. Envolve Th1 e macrófagos
 * H. de contato. 48 – 72hrs para aparecer sinais e sintomas. 
 * H. Tuberculínica. 48 – 72 hrs
 * H. Granulomatosa. 21 – 28 dias
Quem são os alérgenos
- Alimentos: é a proteína do alimento que dá a alergia. Leite, frutos do mar, amendoim, morango, alho, ovo, corantes, conservantes, farinha
- Medicamentos: anestésicos, penicilina, anti-inflamatório, dipirona 
- Insetos: vespa, abelha, pernilongo, formigas
- Produtos químicos: tinturas, esmaltes, hipoclorito, sabão, detergente , inseticidas, desinfetante
- Outros: pó, poeira, pólen, pelos de animais, níquel
Mecanismo imunológico de lesão
HIPERSENSIBILIDADE TIPO I – acontece em duas fases
Fase 1: Sensibilização (entrando em contato e formando IgE)
O alérgeno ao penetrar no organismo é capturado pela CAA e é fragmentado em peptídeos que se encaixa ao MHC2 e assim são expressos na superfície da CAA e acontece a apresentação ao TCR do LTh. O Lth ativado vai produzir e liberar IL-4 ativadora de LTh2 que também produz e libera IL-4 que vai ativar linfócitos B que vão se diferenciar em plasmócitos e assim são produzidos Ac IgE.
Fase 2: Ativação 
O alérgeno ao penetrar novamente no organismo ocorrerá ligação cruzada com duas IgE (1 Ag com 2 IgE) pelo parátopo do Fab, na região Fc vai ligar o receptor para Fc de Ac (IgE) dos mastócitos, estas células ficam ativadas e liberam histamina que é o mediador químico responsável pelo aumento da permeabilidade vascular levando ao aparecimento dos sinais e sintomas que são: urticária (coceira), edema (inchaço), eritema (vermelhidão) e calor. 
Doenças: rinite alérgica, asma, vômito e diarreia > essas três são doenças localizadas, que só tem envolvimento de mastócitos, o mastócito degranula histamina e começa os sintomas.
choque anafilático > já esse é sistêmico, trabalha mastócitos e basófilos, é muita coisa degranulando por isso pode matar. 
Prevenção:
- Não entrar em contato com o alérgeno
- Dessensibilização: administração de Acs IgG artificiais. A gente inocula no paciente e por competição a IgG ocupa o mesmo lugar da IgE no mastócito. O mastócito tem receptor para Fc de Ac, se ligar IgE ele degranula tbm, então tem que inocular IgG que não vai liberar histamina. As IgEs tem um tempo de vida, então elas vão acabar desaparecendo.
Vacina se toma antígeno, quando se toma Ac é imunização passiva ou soroterapia. 
Tratamento:
- o anti histamínico usa o mesmo receptor para Fc de Ac do IgE e não deixa a IgE ligar e degranular.

Outros materiais