Buscar

Tecido Cartilaginoso

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TECIDO CARTILAGINOSO
 É um tecido conjuntivo de suporte e de proteção que está frequentemente associado ao osso. Extremamente flexível, liso e possui uma consistência rígida. 
 É de extrema importância para o crescimento e a formação dos ossos, além disso proporciona um suporte para as superfícies moles, revestindo superfícies onde embebe choques e auxilia no deslizamento dos ossos nas articulações.
A cartilagem proporciona uma flexibilidade para muitos órgãos, e consiste em uma matriz semi-sólida de condrócitos e diversas fibras.
Têm como função principal formar cartilagens no esqueleto dos vertebrados, podendo-se formar na laringe, na traqueia, nos brônquios e nas extremidades ósseas. Sua vantagem é ser flexível, absorvendo energia. 
Não constitui nervos e vasos linfáticos em sua composição.
Os condrócitos são células velhas que já expeliram matriz extracelular, situam-se no interior da cartilagem, podendo existir isoladamente, mas frequentemente agrupados, possuem pouco aparelho de golgi e reticulo endoplasmático.
 Os condoblastos são células jovens, mas que não foram expelidas pela matriz extracelular. Ao contrário dos condrócitos, os condoblastos possuem aparelho de golgi e reticulo endoplásmatico, exercendo um importante papel na ação do colágeno.
 Existe três tipos de cartilagens: a hialina, a elástica e a fibrocartilagem. Elas se diferenciam pela quantidade de fibras na matriz e pelo tipo. 
 Cartilagem Hialina – fibras extremamente finas; oferece um suporte flexível, protege e é percussora do osso. Localiza-se nas superfícies articulares do osso, como no nariz, paredes das vias aéreas respiratórias e no esqueleto fetal.
Cartilagem elástica – Fibras elásticas volumosas na matriz; oferece bastante flexibilidade. Localiza-se no arcabouço da orelha externa, meato acústico e algumas partes da laringe.
 Fibrocartilagem – Fibras colágenas volumosas na matriz; sendo resistente a qualquer compressão. Localiza-se nos discos intervertebrais e nas articulações do joelho.
Condrócitos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais