Buscar

AV POLITICAS PUBLICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0246_AV_» POLÍTICAS PÚBLICAS E ORG. DA EDUCAÇÃO BÁSICA 
Tipo de Avaliação: AV
Aluno: 
Professor: MARTA TEIXEIRA DO AMARAL MONTES Turma: 9006/AC
Nota da Prova: 5,5     Data: 17/06/2016 
	1a Questão (Ref.: 201513107851)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Logo após a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases, o Brasil mergulhou em um novo momento político quando se instalou, em 1º de abril de 1964, através de um Golpe de Estado, outro governo autoritário, fase conhecida como Ditadura Militar. Foram anos marcados por uma intensa repressão que perseguia opositores, cassando e torturando políticos; e impedia os movimentos sociais, inclusive a organização de estudantes que lutavam contra a ditadura. Uma nova Constituição vai ser redigida e outorgada à sociedade pelo governo militar. Esta foi a sexta Carta Constitucional do Brasil. Nela, os direitos dos cidadãos são restringidos, o Executivo Federal concentrava poderes, além de ser eleito de forma indireta pelo Congresso Nacional. Analisando a Constituição de 1988, descreva como ela se contrapõe à Constituição redigida e outorgada pela Ditadura Militar?
Resposta: Uma das principais preocupações Ditadura militar, era não permitir que as pessoas se organizassem demonstrando dessa forma a insatifação com o Regime Militar, a Constituição de 1988, em um de seus artigos, explicita: que todos são livres para estudar e ensinar! Que grande mudaça a liberdade. Enquanto a constituição da ditadura limitava e controlava as instituições de ensino, a Constituição de 88 abre a possibilidade da retomada das discussões sobre o que era melhor para a população.
Gabarito: A Constituição de 1988 inverteu a lógica das constituições anteriores tratando em primeiro lugar dos princípios fundamentais e dos direitos fundamentais, para só em seguida cuidar da organização do estado e dos poderes. É uma Constituição chamada Cidadã, pois tem na dignidade da pessoa humana o fundamento maior da República. Ela reconheceu expressamente em seu texto um enorme catálogo de direitos fundamentais, tantos os de índole individual, protetores da liberdade, como os de índole social, protetores da igualdade, e os de índole coletivo-difusa, protetores da fraternidade;
	2a Questão (Ref.: 201512929707)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A "Conferência de Educação para Todos" (Março de 1990, em Jomtien) estabeleceu como orientação priorizar o ensino fundamental em detrimento dos demais níveis de ensino. Ainda, defendeu que a tarefa de assegurar a educação é de todos os setores da sociedade. De acordo com essa postura, o dever do Estado foi relativizado. Podemos dizer que esse relativismo está expresso em quais ações? Cite duas apenas:
Resposta:
Gabarito: Repasse da responsabilidade do Estado com o Ensino Fundamental; Ensino Fundamental voltado para o treinamento para o mercado de trabalho; Municipalização e privatização do ensino, bem como a compreensão de que a educação é um direito fundamental de todos, mulheres e homens, de todas as idades, no mundo inteiro.
	3a Questão (Ref.: 201513135998)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A seguir temos várias definições de autores diferentes acerca de um mesmo conceito estudado no curso: Campo dentro do estudo da política que analisa o governo à luz de grandes questões públicas (MEAD, 1995); Conjunto específico de ações do governo que irão produzir efeitos específicos na sociedade (LYNN, 1980); Soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vidas dos cidadãos (PETERS, 1986); O que o governo escolhe fazer ou não fazer (DYE. 1984). As definições acima conceituam:
 Governo neoliberalista
 Ética governamental
 Estado neoliberalista
 Organização da educação no Brasil
 Políticas públicas
	4a Questão (Ref.: 201512926727)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O modelo de Estado neoliberal surge como uma contraposição ao Estado de bem estar social. Assinale a alternativa que expressa uma das características desse novo tipo de Estado.
 A garantia dos direitos sociais.
 A manutenção de políticas públicas na área social.
 A privatização dos bens públicos.
 A estatização dos serviços públicos.
 A distribuição igualitária de bens e riquezas.
	5a Questão (Ref.: 201513111837)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com a Lei nº. 4024/61 é INCORRETO afirmar que:
 ( ) esse momento histórico foi marcado pelo fim do governo de Getúlio Vargas.
 ( ) instituiu que os recursos seriam aplicados apenas nas escolas públicas, devendo o setor privado buscar suas próprias formas de sustentabilidade.
 ( ) criou os sistemas de ensino federal, estaduais e municipais.
 ( ) foi a primeira LDB que o Brasil produziu.
 ( ) a educação era entendida como um direito de todos.
	6a Questão (Ref.: 201512926815)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei 5692/71 determinou em seu texto que "Para ingresso no ensino de 2º grau, exigir-se-á a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes". Analise as informações abaixo e marque em seguida a SEQUENCIA CORRETA de V (VERDADEIRO) e F (FALSO) apresentando-as como determinações ou não da Lei 5692/71:
I. O ensino de 2º grau destina-se à formação da criança em idade de 7 a 14 anos.
II. Para ingresso no ensino de 2º grau, exigir-se-á a conclusão do ensino de 1º grau ou de estudos equivalentes.
III. O ensino de 2º grau terá cinco anos, conforme previsto para cada habilitação, compreendendo, pelo menos, 2.200 ou 2.900 horas de trabalho escolar efetivo, respectivamente.
IV. a conclusão da 3ª série do ensino de 2º grau, ou do correspondente no regime de matrícula por disciplinas, habilitará ao prosseguimento de estudos em grau superior.
V. os estudos correspondentes à 4ª série do ensino de 2° grau poderão, quando equivalentes, ser aproveitados em curso superior da mesma área ou de áreas afins.
 V F F F F
 F V F V V
 F F V V V
 V F V F V
 V V V F F
	7a Questão (Ref.: 201512926820)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Lei de reforma do ensino do 1º e 2º graus, 5692/71 trouxe algumas contribuições para o debate pedagógico, entre elas estavam presentes:
 Estabelecimento de normas e critérios para a avaliação.
 Indicação de diretores e projeto político pedagógico.
 Articulação das várias áreas do conhecimento, no interior de cada série.
 A gestão colegiada incentivando a responsabilidade da família e da comunidade escolar como responsável por zelar pela aprendizagem e pelo patrimônio público
 Integração entre os dois graus de ensino e remuneração do magistério de acordo com a formação acadêmica.
	8a Questão (Ref.: 201512926900)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece o ensino fundamental como dever do Estado. Esse conceito está em consonância com:
 a Constituição de 1988 e o Código Civil
 O Manifesto dos Pioneiros de 1932
 o Código Penal e a Constituição de 1988 
 a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e o Código do Consumidor
 a Constituição de 1988 e a LDB
	9a Questão (Ref.: 201512927050)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"O Brasil é ainda um país endividado com sua população. Nossa cidadania educacional está longe de ser um exemplo. Convivemos com milhões de crianças fora da escola ou presentes na escola mas fora da idade apropriada. Avançamos muito nesse campo, mas enquanto houver uma criança sem escola ou fora da idade adequada, o direito de todos e dever do Estado não terão se consubstanciado. Temos milhões de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de entrar na escola ou dela tiveram que se evadir mais cedo, por condições de sobrevivência ou por repetência. A educação infantil e o ensino médio ainda são privilégios" (Cury, Carlos Roberto Jamil. A Educação Como Desafio Na Ordem Jurídica. In: Lopes, Eliane Marta Teixeira , Filho, Luciano Mendes de Faria e Veiga, Cynthia Greive. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p.569). Assinale a alternativa CORRETA: A atual Leide Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/96, não contribuiu para modificar esse quadro de exclusão da educação brasileira. Como exemplo, podemos citar o Artigo 4°, que responsabiliza o poder público somente pela oferta obrigatória e gratuita:
 da educação infantil
 do ensino propedêutico
 do ensino superior
 do ensino médio
 do ensino fundamental
	10a Questão (Ref.: 201513607481)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) em substituição ao Fundef, expandiu os recursos financeiros para
 apenas a Educação Infantil.
 apenas o Ensino Fundamental.
 o Ensino Médio e a Educação Infantil
 o Ensino Médio e a Educação Infantil e a EJA.
 apenas o Ensino Médio.

Continue navegando

Outros materiais