Buscar

AV TOPICOS EM LIBRAS

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0284_AV» TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO 
Tipo de Avaliação: AV
Aluno: 
Professor: FABIANO GUIMARAES DA ROCHA Turma: 9008/AC
Nota da Prova: 5,8       Data: 18/06/2016 
	 1a Questão (Ref.: 201513767989)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Padden e Humphires (2000), afirmam que a comunidade surda é constituída por um grupo de pessoas que partilham objetivos comuns e lutam por essas mesmas finalidades, pois a cultura representa o comportamento/compartilhamento de um grupo de pessoas, incluindo sua língua, seus valores e tradições. Tais conceitos também se aplicam na relação social surdos e surdos, surdos e outros pares sociais (membros da comunidade surda), porque usam uma língua própria e comum a todos para se comunicar e interagir. Com base nessas informações, debata sobre: a) os membros que participam da comunidade surda, afora os surdos; b) a concepção de cultura surda; c) os surdos como minoria linguística e cultural.
Resposta: 
a) Os pais ouvintes de filhos surdos, são um exemplo de membros que participam da comunidade surda, e a melhor forma de participar efetivamente é aprendendo a lingua brasileira de sinais, por ser esta a lingua natural da comunidade surda. b) A cultura surda é aquela desenvolvida dentro da comunidade surda, de transmissão de conhecimento através das experiencias vividas. c) Por muitos anos as deficiencias eram vistas como castigo, por este motivo as pessoas que nasciam "fora do padrão" sofriam discriminação. A proposta de inclusão vem mostrado que existe uma parcela da sociedade com uma lingua própria, mas tendo em vista a dificuldade de comunicação desta parcela com o restante da sociedade compreende-se que os surdos são uma minoria, a vida cultural também é bastante prejudicada, e a comunidade surda tem reivindicado intérprete de libras em salas de cinema e teatro, como facilitador de inclusão cultural.
Gabarito:
a) A comunidade surda não é composta apenas por surdos, há também ouvintes, que sãom os familiares, intérpretes, professores, amigos e outros profissionais da área de LIBRAS e surdez; b) a cultura surda é o jeito de o surdo entender o mundo e de modifica-lo a fim de torna-lo acessível e habitável ajustando-os com suas percepções visuais (STROBEL, 2008, p. 24); c) são considerados minoria linguística e cultural porque vivem no entorno de uma comunidade maioritária, mas possuem uma língua e uma cultura próprias.
	 2a Questão (Ref.: 201513711195)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	Pode-se conceber a língua como um conjunto de signos convencionais (palavras/sinais), bem definido e fechado por uma estrutura gramatical, ou seja, um sistema de regras que regem o uso desses signos. As diferentes línguas possuem princípios comuns, mas também há certas particularidades que as diferem na estruturação de sentenças. Na LIBRAS, por exemplo, existem os classificadores, que são morfemas que modificam a ação de verbos em movimento. Explicite mais três aspectos dos classificadores: a) como marcadores de concordância; b) sua relação com os verbos; c) sua relação com o objeto da sentença.
Resposta: 
a) b) a relação dos marcadores com os verbos são os indicativos de tempo verbais, presente, passado e futuro.
Gabarito:
a) Um classificador (CL) é um morfema explícito, estabelece um tipo de concordância em uma língua de sinais. Os classificadores na LIBRAS são marcadores de concordância e constituem a classificação semanticamente de pessoas, animais ou coisas; b) na LIBRAS os classificadores são formas representadas por configurações de mão que, substituindo o nome que as precedem, podem vir junto de verbos de movimento e de localização para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo; c) Contribuem na formação de certas estruturas sintáticas, através de recursos corporais que possibilitam relações gramaticais altamente abstratas. Às vezes o Cl refere-se ao objeto como um todo, outras vezes, refere-se apenas à uma parte ou característica do ser/objeto. Ex.: LIBRAS CARRO BATER. Eles são sujeitos a condições de uso pragmático-discursivas.
	 3a Questão (Ref.: 201513479169)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Identifique o nome próprio feminino que aparece em datilologia abaixo:
 Viviane
 Vivian
 Vicentina
 Vitória
 Virna
	 4a Questão (Ref.: 201513001166)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A fluência em LIBRAS não implica:
 A competência no uso e leitura da datilologia.
 A uso de leitura labial.
 O uso da expressão corporal e facial.
 O conhecimento dos sinais e competência em seu uso.
 A ampliação da consciência corporal e uso do espaço.
	 5a Questão (Ref.: 201513479053)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A lei 10.436/02, no artigo primeiro, parágrafo único, dispõe que entende-se como a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visualmotora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Assinale a ÚNICA opção correta:
 Língua Gestual Brasileira
 Linguagem Brasileira de Sinais
 Língua de Sinais Kaapor
 Língua Brasileira de Sinais
 Linguagem Gestual Brasileira
	 6a Questão (Ref.: 201513479130)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nas opções abaixo encontra-se um conjunto de hábitos específicos das comunidades surdas onde se forma a cultura surda, EXCETO:
 Utilização da tecnologia para o desenvolvimento da comunidade surda.
 Utilização de celulares para envio de mensagens. 
 Utilização de campainha luminosa.
 Utilização de despertadores com sistema de vibração.
 Utilização de buzina luminosa nos carros.
	 7a Questão (Ref.: 201513479115)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O argumento que sustenta a afirmação de que os surdos têm uma língua que estrutura-se a partir da ideia de:
 Sem uma língua de sinais os surdos não teriam nenhum tipo de identidade.
 A língua de sinais e a cultura surda são aspectos menos relevantes para a sociedade, o mais correto é a leitura labial como marca de identidade ouvintista.
 Por serem minoria,os surdos precisavam inventar uma forma de comunicação particular.
 A única cultura a qual os surdos têm acesso é a dita cultura surda.
 Como um ser dotado de capacidade linguística, o surdo, é capaz de decodificar logicamente o mundo a partir de esquemas físicos e mentais.
	 8a Questão (Ref.: 201513500643)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a ÚNICA opção que contempla exemplos de advérbios de tempo da LIBRAS:
 Depois, primeiramente, cantar, dele.
 Não, nem, nunca, jamais.
 Apenas, exclusivamente, salvo, senão.
 Bastante, pouco, mais, menos.
 Tarde, hoje, depois, agora.
	 9a Questão (Ref.: 201513479082)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os verbos sem concordância em LIBRAS também podem ser conhecidos como:
 Verbos visuais.
 Verbos espaciais.
 Verbos direcionais.
 Verbos manuais.
 Verbos não-direcionais.
	10a Questão (Ref.: 201513490946)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O projeto TLIBRAS (tradutor português x LIBRAS) é coordenado pela Acessibilidade Brasil e está sendo desenvolvido por três equipes: Equipe de LIBRAS, equipe de Linguagem Natural e equipe de Computação Gráfica. Entendendo que esse é um trabalho de acessibilidade, marque a alternativa que define o objetivo desse projeto.
 O objetivo desse projeto é promover cursos de LIBRAS para professores.
 O objetivo desse projeto é formar tradutores e intérpretes de LIBRAS.
 O objetivo desse projeto é transcrever para o sistema Braille textos da Língua Portuguesa.
 O objetivo desse projeto é oferecer cursos de LIBRAS para surdos e ouvintes.
 O objetivo desse projeto é a integração linguística entre surdos e ouvintes, gerando pleno acesso aos meios de comunicação e entretenimento.

Continue navegando