Buscar

SIMULADO DISCURSIVO – GESTÃO DO CONHECIMENTO (FOSS)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS 
Cátia Luciana Foss – UNINTER 2016
SIMULADO – GESTÃO DO CONHECIMENTO
Livro: Aprendizagem Organizacional – Kira Tarapanoff (organizadora)
Questão 1/5
Em ambientes que se modificam constantemente, as empresas precisam renovar continuamente seus conhecimentos para que não se tornem ultrapassadas e obsoletas. É através de novos conhecimentos que uma empresa se mantém competitiva e preserva seus elevados índices de desempenho. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas, qual é a relação entre conhecimento e o aumento do desempenho em uma empresa?
O alinhamento do conhecimento, com inovação, com as estratégias organizacionais proporcionando aos gestores uma efetiva gestão do conhecimento potencializam o desempenho de uma empresa.
Questão 2/5
Para que uma empresa aumente seu desempenho empresarial, ela deve se adiantar em relação aos seus concorrentes e agregar maior valor a seus produtos e serviços. A inovação tem um peso significativo nessa agregação. Para que possa inovar, a empresa precisa integrar o “pensar e agir” de todos seus funcionários, para que participem de seu processo criativo. Isso significa que uma empresa não pode contratar empregados só para produzir, excluindo a possibilidade de que participem ativamente das melhorias ou mudanças. Isso inibe a motivação e obstrui a inovação.
Sendo assim, descreva como um ambiente empresarial pode ser construído para que seja favorável à inovação, fazendo com que a empresa consiga aumentar seu desempenho.
O funcionário que é incentivado a participar tanto do processo de planejamento como das decisões relativas às atividades de sua empresa tende a ter um maior senso de responsabilidade e também a ser mais colaborativo, o vem a aumentar o desempenho da organização.
Questão 3/5
Em relação à aprendizagem organizacional, Peter Senge conceitua a organização como “lugar onde as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam, onde surgem novos e elevados padrões de raciocínio, onde a aspiração coletiva é liberada e onde as pessoas aprendem continuamente a aprender em grupo”.
SENGE, P. A Quinta Disciplina: arte, teoria e prática da organização de aprendizagem. São Paulo: Best Seller, 1990, p. 11.
De acordo com o texto acima e com os conteúdos abordados nas aulas, responda: por que é importante a empresa investir no desenvolvimento da capacidade de seus colaboradores? Qual o papel do gestor nessa nova organização?
O maior ativo de uma empresa é o seu capital humano, também conhecido como capital intelectual, e como em outro bem da empresa, deve haver investimento nesta área, com o objetivo de potencializá-la cada vez mais.
O papel do gestor é o de fomentar esta capacitação com o objetivo de obter um melhor preparo para enfrentar a competitividade empresarial.
	
	Questão 4/5
Leia atentamente o excerto a seguir. 
“Os termos aprendizagem organizacional e organizações que aprendem têm sido usados por muitos nas organizações como termos intercambiáveis, senão sinônimos. Na literatura existente, as duas maneiras mais comuns para distinguir entre aprendizagem organizacional e organização que aprende é que a organização que aprende é uma forma de organização, enquanto a aprendizagem organizacional é uma atividade ou processo de aprendizagem nas organizações. A organização que aprende precisa de esforços, já a aprendizagem organizacional existe sem qualquer esforço.”
 
ACHREIBER, D. (Org.). Inovação e Aprendizagem Organizacional. Novo Hamburgo: Feevale, 2013, p. 216.
 
Partindo da citação acima e dos conceitos estudados na disciplina, para você, qual a importância de se valorizar a aprendizagem organizacional atualmente? Como a aprendizagem organizacional pode ser considerada um fator de competitividade?
A aprendizagem organizacional transforma o conhecimento criado e compartilhado pelos indivíduos em ações, inovações que visam alcançar diferenciais competitivos.
Questão 5/5
Leia atentamente o excerto a seguir
Reconhecer que a gestão da cultura organizacional é responsabilidade de todos, que ela é capaz de superar barreiras físicas e psicológicas, de perpetuar uma organização e, acima de tudo, facilitar o alinhamento dos interesses pessoais e empresariais é o primeiro passo para a transformação necessária. O fato é que as empresas gastam muita energia envolvidas com situações de insatisfação, desmotivação, desencontros, conflitos não resolvidos, jogos de poder; quando deveríamos estar concentrados naquilo que realmente importa. A sinergia organizacional para resultados. Foco! Radicalizando, poderíamos dizer que quando se trata de cultura e clima organizacionais não existe meio termo.
FRANCO, Demerval. A poderosa cultura empresarial, ame-a ou deixe-a. disponível em www.guiarh.com.br
 
Nos dias atuais, devido à competição entre países, regiões e empresas em busca de vantagens na produção de bens e serviços, incrementaram-se os estudos da cultura organizacional. De acordo com sua opinião, como a cultura organizacional pode influenciar a produtividade na empresa?
A cultura organizacional influencia e até mesmo pode determinar o clima organizacional e assim podendo afetar tanto de maneira positiva como negativamente a produtividade da empresa.
FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS

Continue navegando