Buscar

oRIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0373_AV_201401374051 » ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: JESUS TE AMA 
	Professor:
	JOANA DARC VENANCIO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,6    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 09/06/2016 19:17:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201401567087)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Grinspun (2006), a evolução histórica da análise do fracasso escolar pode ser definida pelas seguintes teorias: Teoria psicológica; Teoria da carência cultural; Teoria das diferenças culturais; Teoria crítico reprodutivista; Fatores intra-escolares e Teorias estruturais. Conceitue a Teoria da carência cultural e a Teoria das diferenças culturais.
		
	
Resposta: A teoria da carência cultural refere-se a falta de oportunidade de acesso a cultura onde o aluno não obteve provavelmente por questões financeiras,a plena participação em seu ambiente informal, que vai além do âmbito escolar , e as diferenças culturais refere-se a bagagem trazida pelo aluno e por sequente muitas vezes não é respeitada nem mesmo valorizada pela comunidade escolar.
	
Gabarito: Na Teoria da carência cultural, o fracasso escolar é decorrente das influências de fatores extra-escolares, levando o aluno a uma deficiência cultural. E na Teoria das diferenças culturais, o fracasso escolar é explicado a partir da padronização da escola que não reconhece as diferenças culturais, promovendo a marginalização das camadas populares no ambiente escolar.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401656128)
	Pontos: 0,6  / 1,0
	Segundo Holtz (2006), o pedagogo, atualmente, como especialista da ciência da educação, é responsável por orientar o comportamento e a aprendizagem das pessoas visando à sua formação e transformação, atuando como mediador dos processos educativos em qualquer ambiente onde estes se dêem. Desta forma, quais são as formas alternativas de educação e onde se originaram?
		
	
Resposta: Exigem várias formas que vão desde o ambiente formal : escolas, instituições, universidades, onde o aprendizado se dá de maneira sistemática e em ambientes informais: igrejas, clubes... onde a troca de conhecimento se dá de maneira informal e assistemática.
	
Gabarito: As formas alternativas da educação são compreendidas como as atividades educativas desenvolvidas em estabelecimentos de ensino ou não, as quais possuem autonomia em sua organização e funcionamento. As formas alternativas de educação têm sua origem nos movimentos sociais, principalmente da década de 80, que inspirados em ideais democráticos promoveram práticas educativas populares em espaços variados e não exclusivamente na escola formal.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402220773)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A presença do Orientador Educacional , como qualidade pedagógica da escola, fundamenta-se na condução de processos de liberdade, quando este profissional entende que seu papel é de proporcionar práticas intersubjetivas em que a diferença seja vista como possibilidade de crescimento pessoal, social e de libertação. Podemos citar Atividades a serem planejadas , pelo OE , com propósitos bem definidos: 1- Palestras com Profissionais sobre a Sexualidade , como tema transversal ao Currículo Escolar 2- Visitas à Instituições de atendimento a portadores de deficiências, para novo olhar as possibilidade de Inclusão 3- Debate sobre a Maioridade Penal, a partir de entrevista esclarecedora , com Advogados. 4- Lista de assinaturas em aceitação a determinada norma a ser implantada pela gestão escolar. Visando os propósitos de liberdade e desenvolvimento, refletidos acima, podemos considerar coerentes as atividades apresentadas :
		
	 
	A atividades 1 , 2 e 3 são coerentes a estes propósitos
	
	Apenas a atividade 4 está coerente a estes propósitos
	
	Apenas as atividades 1 e 3 são coerentes a estes propósitos
	
	A Atividade 2 , não atende ao propósito por referir se a Educação Inclusiva
	
	Somente a Atividade 3 pode ser desenvolvida com estes propósitos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402147686)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entende-se esta Carta-Documento como um conjunto de regras governamentais que legisla sobre os poderes e funções de um país, aplicando-se aos variados níveis da organização política, inclusive sobre o campo educacional. Nosso país, em sua história, possui algumas sendo a atual promulgada em 1988 e única com a participação popular. Esta é a definição de um dos conceitos abaixo. Qual opção apresenta o conceito dessa explicação?
		
	
	Lei Orgânica
	
	Projeto Político Pedagógico
	 
	Constituição
	
	Plano Nacional de Educação
	
	Lei de Diretrizes e Bases
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401548524)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ação do orientador educacional no cotidiano da escola deve estar envolvida com um trabalho de forma conjunta com a família. Porém há incumbências específicas da família e da escola. Qual alternativa abaixo se refere às incumbências específicas da escola?
		
	
	Propiciar ao aluno uma base religiosa.
	
	Realizar a educação informal.
	 
	Realizar a educação formal.
	
	Propiciar ao aluno uma base afetiva.
	
	Promover recursos para a sobrevivência do aluno.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402139650)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A multiplicidade dos enfoques e análises que caracterizam o fenômeno educativo não torna inócua a Orientação Educacional , ao contrário ela é necessária para :
		
	
	favorecer os meios de conhecimento do contexto atual.
	 
	promover o processo educativo e a formação do aluno / cidadão .
	
	auxiliar a escola na solução dos problemas referentes às dificuldades apresentadas pelos alunos.
	
	fortalecer o projeto político -pedagógico da escola
	
	complementar as atividades da escola ,para além da aprendizagem.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401548537)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando-se as situações que produzem o fracasso escolar, pode-se afirmar que a orientação educacional tem um importante papel na mudança deste panorama, pois:
		
	 
	Promove a discussão e a reflexão sobre o resgate da auto-estima do aluno e traz para dentro da escola a realidade cultural dos alunos, valorizando suas experiências.
	
	Em especial, cabe à orientação educacional o desenvolvimento de técnicas que favorecem diagnósticos ou identidades dos alunos.
	
	Cabe à orientação educacional desenvolver nos alunos as competências psicológicas, cognitivas e sociais, de forma que estes entendam e se ajustem melhor ao processo educacional.
	
	Cabe à orientação educacional desenvolver suas ações na compreensão e solução das variáveis intra-escolares, não se preocupando com as variáveis fora dos muros da escola.
	
	Constitui um serviço independente que procura disseminar um discurso científico focado no conhecimento psicológico e nas diferenças individuais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402139673)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Inúmeros pontos são fundamentais para a Orientação Educacional trabalhar na escola com atenção especial para os alunos, mas sem deixar de lado a construção coletiva que se deseja de uma escola de qualidade à todos. Desses pontos , aqueles mais significativos e necessários são:
		
	
	gestão, pesquisa, observação, criatividade.
	
	saúde, responsabilidade, individualidade , competividade.
	 
	autonomia, participação, responsabilidade, reflexão.
	
	esporte, lazer, participação, estudo.
	
	organização, recreação, transformação, avaliação.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401566849)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Devemos compreender a escola como uma organização em processo, um espaço dinâmico da sociedade e que como tal depende das relações sociais e da prática social de grupos e classes. A Orientação Educacional pode contribuir para que ela seja:
		
	
	Um espaço uniforme.
	
	Umespaço de aprendizagem inflexível
	
	Uma caixa preta, onde todas as informações ficam arquivadas
	 
	Um espaço privilegiado ao trabalho coletivo.
	
	Um espaço desvinculado do contexto social.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401567038)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a resposta correta. Quanto à ação da Orientação Educacional em relação à formação continuada do professor, podemos afirmar que:
		
	 
	O Orientador Educacional é um auxiliador e mediador do fazer pedagógico, estimulando a reflexão crítica do educador em sua prática educativa e fornecendo dados sobre a comunidade escolar para a contextualização da mesma, numa perspectiva de ação integrada aos demais membros da equipe pedagógica da escola.
	
	Propõe ao professor a seleção de alunos problemáticos para afastamento e encaminhamento a outros especialistas como meio de solução das dificuldades encontradas no cotidiano da sala de aula, pois o problema não é da escola, cabendo ao aluno o pleno ajustamento a mesma.
	
	Garante a formação continuada como momento de reflexão do professor de forma isolada, cada um em sua sala, sem debate ou participação coletiva, e também, sem fundamentação teórica como meio de elaboração de estratégias para superação das dificuldades existentes
	
	O Orientador Educacional não é responsável pela formação continuada do professor, sendo competência apenas da coordenação ou orientação pedagógica da escola.
	
	A ação da Orientação Educacional limita-se a organização de dinâmicas nos momentos de formação continuada apenas para a socialização e passatempo do grupo.

Continue navegando