Buscar

Aula 6 Homologação do CT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Direito do trabalho II – Aula VI
Homologação do Contrato de Trabalho
Professor: Hector Luiz
*
*
Conceito
Homologar a rescisão nada mais é do que efetuar o pagamento das verbas rescisórias a que o empregado fizer jus, nas entidades competentes, que orientarão e esclarecerão as partes sobre o cumprimento da lei.
*
*
Obrigatoriedade 
A homologação será obrigatória sempre que se tratar de rescisão de contrato firmado por mais de 1 ano de serviço (art. 477, §1º, CLT), observando que o Termo de Rescisão deverá especificar a natureza de cada parcela paga e o seu respectivo valor, sendo válida a quitação, apenas, relativamente às mesmas parcelas (art. 477, § 2º, CLT).
*
*
Arts. 477, §1º e §2º
 § 1º - O pedido de demissão ou recibo de quitação de rescisão, do contrato de trabalho, firmado por empregado com mais de 1 (um) ano de serviço, só será válido quando feito com a assistência do respectivo Sindicato ou perante a autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social
  § 2º - O instrumento de rescisão ou recibo de quitação, qualquer que seja a causa ou forma de dissolução do contrato, deve ter especificada a natureza de cada parcela paga ao empregado e discriminado o seu valor, sendo válida a quitação, apenas, relativamente às mesmas parcelas.
*
*
Competência
São competentes para assistir o empregado na rescisão do contrato de trabalho, cuja vigência tenha ultrapassado o período de um ano: 
a) o sindicato profissional respectivo; 
b) a autoridade local do Ministério do Trabalho.
§ 3º - Quando não existir na localidade nenhum dos órgãos previstos neste artigo, a assistência será prestada pelo Represente do Ministério Público ou, onde houver, pelo Defensor Público e, na falta ou impedimento deste, pelo Juiz de Paz.
*
*
Presença das partes
No momento da homologação, deverão estar presentes o empregado e o empregador. 
O empregador poderá ser representado por preposto formalmente credenciado e o empregado, excepcionalmente, por procurador legalmente constituído, com poderes expressos para receber e dar quitação.
*
*
Empregado menor
Tratando-se de empregado menor, será obrigatória, também, a presença e a assinatura do pai ou da mãe, ou de seu representante legal, que comprovará esta qualidade.
*
*
Documentos e requisitos necessários
I - o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, em 4 (quatro) vias;*
II - a Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, com as anotações devidamente atualizadas;
III - o Registro de Empregado, em livro, ficha ou cópia dos dados obrigatórios do registro de empregados, quando informatizados, nos termos da Portaria MTPS 3.626/91;
*
*
Documentos...
IV - o comprovante do aviso prévio, se tiver sido dado, ou do pedido de demissão, quando for o caso;
V - a cópia do acordo ou convenção coletiva de trabalho ou sentença normativa, se houver;
VI - as duas últimas Guias de Recolhimento - GR, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS, ou extrato bimestral atualizado da conta vinculada;
*
*
Documentos...
VII - a Comunicação da Dispensa - CD, para fins de habilitação ao Seguro-desemprego, na hipótese de rescisão do contrato de trabalho sem justa causa;
*VIII - o Requerimento do Seguro-desemprego, na hipótese já mencionada no item anterior; As vias do termo a que se refere o inc. I deste artigo, depois de assinadas, serão assim distribuídas: as três primeiras vias para o empregado, sendo uma para sua documentação pessoal e as outras duas para movimentação do FGTS junto ao banco depositário; a quarta via para o empregador.
IX - Exame médico demissional.
*
*
Observação.
 Quando a rescisão decorrer de adesão a Plano de Demissão Voluntária ou quando se tratar de empregado aposentado, é dispensada a apresentação de Comunicação de Dispensa ou Requerimento de Seguro-Desemprego.
*
*
Forma de pagamento
O pagamento das verbas salariais será efetuado no ato da rescisão assistida, preferencialmente em moeda corrente ou cheque visado, ou mediante comprovação de depósito bancário em conta corrente do empregado, ordem bancária de pagamento ou ordem bancária de crédito, desde que o estabelecimento bancário esteja situado na mesma cidade do local de trabalho.
*
*
Art. 477, §4º e §5º, CLT
§ 4º - O pagamento a que fizer jus o empregado será efetuado no ato da homologação da rescisão do contrato de trabalho, em dinheiro ou em cheque visado, conforme acordem as partes, salvo se o empregado for analfabeto, quando o pagamento sòmente poderá ser feito em dinheiro.
  § 5º - Qualquer compensação no pagamento de que trata o parágrafo anterior não poderá exceder o equivalente a um mês de remuneração do empregado
*
*
Importante!
Em se tratando de empregado analfabeto e menor, o pagamento das verbas resilitórias deverá ser efetuado obrigatoriamente em moeda corrente.
No ordenamento jurídico trabalhista vigente não existe previsão para o pagamento parcelado das verbas rescisórias, ainda que exista algum acordo entre as partes (empregador/empregado) homologado ou não pelo sindicato da categoria profissional. Assim sendo, a quitação deverá ser realizada em um único ato, salvo se houver sentença judicial.
*
*
Art. 477, §6º
Contudo, a evolução da legislação trouxe a extensão da obrigatoriedade da assistência para todos os contratos de trabalho extintos após um ano de vigência, na fixação de prazos (Art. 477, §6º, CLT) para pagamento das verbas rescisórias
Até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou
Até o décimo dia útil, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenizado do mesmo, ou dispensa de seu cumprimento.
*
*
Proibição de cobrança pela assistência
É vedada a cobrança de qualquer taxa ou encargo pela prestação da assistência na rescisão contratual tanto para o trabalhador quanto ao empregador. – Art. 477, § 7º CLT
A assistência na extinção do contrato de trabalho foi prevista inicialmente no art. 500 da CLT, com o objetivo de preservar e garantir a autenticidade do pedido de demissão do trabalhador que gozava de estabilidade no emprego.
*
*
Objetivo da assistência
Objetivo da assistência é, assim, garantir o cumprimento da lei e o efetivo pagamento das verbas rescisórias, bem como orientar e esclarecer as partes sobre os direitos e deveres decorrentes do fim da relação empregatícia.
*
*
Art. 477, §8º
Penalidades para o descumprimento.
  § 8º - A inobservância do disposto no § 6º deste artigo sujeitará o infrator à multa de 160 BTN, por trabalhador, bem assim ao pagamento da multa a favor do empregado, em valor equivalente ao seu salário, devidamente corrigido pelo índice de variação do BTN, salvo quando, comprovadamente, o trabalhador der causa à mora.
Em regra, a aplicação do parágrafo 8º, decorre do descumprimento pelo empregador, dos prazos estabelecidos nas alíneas “a” e “b” do parágrafo 6º, do art. 477 da CLT
*
*
Controvérsia a respeito da multa 
A incidência da multa do art. 477, § 8º da CLT, no caso de reconhecimento judicial do vínculo de emprego, tem sido a maior discussão acerca da aplicabilidade do instituto.
“Multa. Art. 477, § 8º, da CLT, Verbas rescisórias reconhecidas em juízo - Incabível a multa do 477 §8º da CLT, quando houver fundada controvérsia quanto a existência da obrigação cujo inadimplemento gerou a multa.
OJ – 351 – SDI - 1 
*
*
Cancelamento da OJ - 351
A jurisprudência pacificada, em referência, perdurou até 23/11/2009, quando então foi cancelada. O cancelamento já era previsível, pois a Orientação Jurisprudencial, em comento, não se adequava aos princípios do direito do trabalho, que visam à proteção do trabalhador.
Particularmente, porém, deve-se entender que o indeferimento da multa viria a beneficiar o mau empregador, em detrimento do bom empregador, estimulando o descumprimento da norma legal.
*
*
Casos de dispensa de homologação
a) Rescisão de empregado
doméstico, ainda que esteja incluído no sistema FGTS (mesmo que conte com mais de 01 ano de trabalho); 
b) Rescisão indireta, declarada judicialmente;
c) Na ocorrência de motivo de força maior, reconhecida em juízo;
d) Na culpa recíproca judicialmente determinada;
e)Nos processos de quitação no âmbito das entidades federais, estaduais/DF e municípios, assim como autarquias ou fundações de direito público que não explorem atividades econômicas, por possuírem “presunção relativa de validade dos recibos de quitação ou pedidos de demissão de seus empregados”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais