Buscar

gestão de projetos 05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Um planejamento eficaz, assentado em informações confiáveis e satisfatórias, que, além de mencionarem a existência do risco, avaliam seu impacto qualitativo e quantitativo sobre os resultados do projeto, pode assegurar que os riscos sejam devidamente identificados, analisados e, sobretudo, gerenciados. Sobre o risco, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, em seguida, assinale a alternativa correta.  
(  ) Quanto maior for o nível de informação, isto é, do conhecimento a respeito das implicações desejáveis e indesejáveis utilizadas na elaboração de um projeto, menor será o nível de risco. 
(  ) Quanto menor for o nível de informação, isto é, do conhecimento a respeito das implicações desejáveis e indesejáveis utilizadas na elaboração de um projeto, menor será o nível de risco. 
(   ) Quanto maior for o nível de informação, isto é, do conhecimento a respeito das implicações desejáveis e indesejáveis utilizadas na elaboração de um projeto, maior será o nível de risco. 
(   ) Quanto maior for o nível de informação, isto é, do conhecimento a respeito das implicações desejáveis e indesejáveis utilizadas na elaboração de um projeto, será indiferente o nível de risco.
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – F – F – F
	
	D
	V – V – V – F
Questão 2/10
Podemos verificar uma recente e crescente preocupação, por parte dos administradores, com o gerenciamento dos riscos que podem ocorrer nas organizações. Os riscos enfrentados pela empresa são classificados por Jorion (2000) em dois grandes grupos. Analise a definição a seguir que trata de um dos grupos de riscos classificados por Jorion, e em seguida, assinale a alternativa correta a qual se refere. “Riscos que estão fora do controle da organização como risco de evento (legal, reputação, desastre e regulamentação e político) e riscos financeiros (mercado, crédito, liquidez e operacional)”.
	
	A
	Riscos vinculados ao negócio.
	
	B
	Riscos não vinculados ao negócio.
	
	C
	Risco operacional.
	
	D
	Risco sistêmico.
Questão 3/10
O planejamento de qualquer atividade apresenta uma série de dificuldades e de riscos, que podem ser definidos como a possibilidade de as atividades não ocorrerem conforme o previsto ou como a probabilidade de que algum evento indesejável ocorra, acarretando perda ou dano.  Assinale a alternativa correta que apresenta os componentes básicos do risco.
	
	A
	O potencial, a incerteza e a relevância de dado risco para determinado projeto.
	
	B
	A estrutura analítica, o horizonte e dimensionamento do risco projeto.
	
	C
	A análise qualitativa e quantitativa do risco projeto.
	
	D
	A avaliação de custo-benefício, a taxa interna de retorno do projeto.
Questão 4/10
O risco sistêmico pode ser definido como a possibilidade latente, desconhecida pelos participantes do mercado. Com base no contexto supramencionado assinale a alternativa correta que apresenta possíveis causas de riscos sistêmicos.
	
	A
	Ocorre quando a empresa não possui controle nem informações perfeitas sobre as ações da concorrência, sobre as ações regulatórias do governo, sobre a conjuntura macroeconômica.
	
	B
	Ocorre quando a tecnologia que suporta o projeto pode não estar disponível ou não ter a maturidade suficiente.
	
	C
	Quanto menos claros forem os objetivos dos usuários em sua especificação maior a probabilidade de que suas expectativas não sejam atingidas.
	
	D
	Quando o projeto ao ser concluído não atende aos requisitos que o motivaram.
Questão 5/10
A visão antecipada desses riscos e a sua correta identificação e compreensão podem salvar o projeto. Uma das tarefas mais difíceis para quem toma decisões é a análise das alternativas, que é realizada segundo um entre três conjuntos de condições.  Relacione a condição de análise das alternativas (Coluna A) com sua respectiva definição (Coluna B) e, em seguida, assinale a alternativa correta.   
	COLUNA A
	COLUNA B
	1.    Condições de certeza
	(  ) é um conceito que permite aos tomadores de decisão atribuir um valor monetário às consequências positivas e negativas que provavelmente resultem da seleção de determinada alternativa.
	2.    Situação de risco
	(   ) o tomador de decisão conhece de antemão o resultado da decisão.
	3.    Condição do valor esperado
	(  ) são as condições nas quais aquele que toma decisões é capaz de avaliar a probabilidade de alternativas ou resultados.
	
	A
	3 – 1 – 2
	
	B
	1 – 2 – 3
	
	C
	3 – 2 – 1
	
	D
	2 – 1 - 3
Questão 6/10
Os riscos técnicos e de projeto se referem à atividade de produção, envolve as decisões relacionadas à definição da capacidade produtiva, às instalações físicas e à escolha da tecnologia. Com base no contexto supramencionado assinale a alternativa correta que apresenta possíveis causas de riscos técnicos e de projetos.
	
	A
	Ocorre quando a empresa não possui controle nem informações perfeitas sobre as ações da concorrência, sobre as ações regulatórias do governo, sobre a conjuntura macroeconômica.
	
	B
	Ocorre quando a tecnologia que suporta o projeto pode não estar disponível ou não ter a maturidade suficiente.
	
	C
	Quanto menos claros forem os objetivos dos usuários em sua especificação maior a probabilidade de que suas expectativas não sejam atingidas.
	
	D
	Quando o projeto ao ser concluído não atende aos requisitos que o motivaram.
Questão 7/10
Considerarmos os riscos em um projeto significa nos anteciparmos estrategicamente aos imprevistos, e é por meio da avaliação dos riscos que o tomador de decisão poderá avaliar a probabilidade de estes ocorrerem e o impacto sobre o projeto. Mas, para isso, os riscos precisam ser claramente identificados e compreendidos, pois, quando reduzimos os riscos, a produtividade cresce e consequentemente os ganhos aumentam. A identificação do risco envolve determinar quais riscos poderiam afetar o projeto e verificar suas características.  Sobre os procedimentos utilizados na identificação de riscos considere as afirmativas a seguir e na sequência assinale a resposta correta. 
	I
	Técnica Delphi.
	II
	Entrevistas com especialistas no assunto.
	III
	Brainstorming.
	IV
	Matriz SWOT.
	V
	Benchmarking.
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa V está correta.
	
	C
	As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
	
	D
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Questão 8/10
Uma das formas de minimizar os efeitos dos riscos de um projeto é por meio do plano de contingência. Este é definido como um conjunto de ações, procedimentos e medidas de segurança preventivas a serem adotadas e que visam disponibilizar soluções imediatas para o restabelecimento de uma situação ou para a recuperação relacionada a alguma falha. Na construção do plano de contingência se deve considerar uma série de componentes-chave.  Com base nos componentes do plano de contingência considere as afirmativas a seguir e na sequência assinale a resposta correta. I. Identificar as forças do projeto. II. Reunir informações sobre as causas potenciais e os efeitos de crises ou problemas. III. Decidir ações e procedimentos a serem tornados.
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	B
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	C
	As alternativas I e II estão corretas.
	
	D
	As alternativas II e III estão corretas.
Questão 9/10
A lista das fontes de risco deve ser abrangente e pode ser organizada com base no contexto do projeto, de sua tecnologia, das questões relativas ao produto ou serviço e de fontes internas como habilidades dos membros da equipe do projeto.No que se refere aos riscos financeiro e ambiental, há uma série de causas e efeitos sobre o projeto. Análise as sentenças a seguir e assinale 
CA – para as causas do risco ambiental; 
CF – para as causas do risco financeiro; 
EA – para os efeitos do risco ambiental e 
EF – para os efeitos do risco financeiro,
e em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.  
(  ) Orçamento insuficiente. 
(  ) Aumento do custo do capital. 
(  ) Danos ao meio ambiente. 
(  ) Atraso no cronograma. 
(  ) Pagamento de multas ambientais.
(  ) Comprometi mento da imagem institucional.
	
	A
	CA – CF – EA – EF – EA – EA
	
	B
	EF – CA – CA – EA – EA – EF
	
	C
	EA – EF – CA – EF – EF – CF
	
	D
	CF – EF – CA – EF – EA – EA
0:07:54 
Questão 10/10
O horizonte de planejamento ou de projeto nada mais é que o período de tempo estimado durante o qual o empreendimento em análise irá operar ou, ainda, o maior período de tempo futuro para o qual é possível fazer estimativas confiáveis.   Sobre o horizonte de planejamento, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, em seguida, assinale a alternativa correta.  
(  ) A mesma empresa pode admitir, para determinado projeto, horizontes de planejamento diferentes do usual, assim como projetos idênticos podem ser analisados sob horizontes diferentes, por empresas distintas. 
(   ) Todo projeto envolve um tempo infinito para ser implantado e operacionalizado plenamente e só tem sentido se considerado dentro do contexto de um período indeterminado. 
(   ) Esse horizonte [de planejamento] pode ser finito ou infinito. Ele será finito quando a avaliação do investimento for fixada em um certo período de tempo e será infinito no caso de existir continuidade da atividade durante um período tão longo que possa ser considerada perpétua.
	
	A
	V – V – F
	
	B
	F – V – V
	
	C
	V – F – V
	
	D
	F – F – V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais