Buscar

Considerações Seminário Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5. O que é Marco Civil da Internet?
O Marco Civil da Internet é a lei que regula o uso da Internet no Brasil, por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado. O projeto surgiu em 2009 e foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal em 2014, sendo sancionado pela presidente Dilma Roussef. 
O texto do projeto trata de temas como neutralidade da rede, privacidade, retenção de dados, a função social que a rede precisará cumprir, especialmente garantir a liberdade de expressão e a transmissão de conhecimento, além de impor obrigações de responsabilidade civil aos usuários e provedores. Essa lei assegura liberdade de expressão, garantindo que a internet continue sendo um ambiente democrático, aberto e livre, ao mesmo tempo em que se preserva a intimidade e a vida privada. Isso
Outros projetos relacionados a esse tema já haviam entrado em pauta, mas acabaram rejeitados. O fato decisivo para esse assunto finalmente ganhar visibilidade foi a publicação de notícias de que as comunicações no Brasil eram alvo de espionagem americana. Dessa maneira, foi diagnosticada a urgente necessidade de aprovação do Marco Civil da Internet, para aumentar as garantias legais de direitos digitais e fundamentais dos cidadãos e a soberania tecnológica brasileira. 
9. O que diferencia a EIRELI de outros tipos de empresas e quais as suas vantagens? 
A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI - foi criada há mais de dois anos, mas ainda é pouco utilizada. Sua principal característica é possibilitar o exercício da atividade empresarial de forma individual, mas permitindo que haja separação entre o patrimônio da empresa e o de seu titular.
Na EIRELI a responsabilidade do empreendedor é limitada ao patrimônio da empresa, ao contrário do que ocorre no caso do empresário individual, que pode responder com seus bens particulares, que pode vir a responder por obrigações empresariais.
A EIRELI foi instituída pela Lei 12.441 de 2011, que inseriu um novo inciso ao artigo 44 do Código Civil, incluindo entre as pessoas jurídicas de direito privado a empresa individual de responsabilidade limitada. As disposições legais a serem observadas por essas empresas estão previstas no artigo 980-A, e são aplicadas à EIRELI, no que couber, as regras previstas para as S/As.
A principal vantagem da EIRELI é ser uma sociedade formada por uma só pessoa, eliminando a necessidade dos sócios de uma única quota apenas para cumprimento de uma formalidade legal. Porém, o grande impedimento para seu uso é o valor do capital social, que deve ser de, ao menos, cem vezes o salário mínimo, ou seja, R$ 72,4 mil. Para proteger também eventuais credores que não poderão mais avançar nos bens da pessoa física, foi fixado esse valor. Além disso, existe a possibilidade de conversão dos outros tipos de sociedade em EIRELI. 
O empresário individual não goza da proteção fornecida pela personalidade jurídica, qual seja, a limitação de responsabilidade decorrente da separação do patrimônio da empresa e daquele que a controla. Em outros países, a figura da Empresa Individual com Responsabilidade Limita já existe há muitos anos. A EIRELi objetiva a facilitação da atividade empreendedora, trazendo mais segurança, principalmente ao pequeno empresário.

Continue navegando