Buscar

Fundamentos Básicos da Auditoria

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Profº Pedro Luís de Moraes 
2013
Gestão Financeira
Seção 1- Fundamentos Básicos da Auditoria
*
*
21/10 Fundamentos Básicos da auditoria.
09/02 O papel da auditoria nas organizações.
16/02 Organização profissional e serviços de auditoria
23/02 Normas de auditoria 
23/02 N1 
Ementa e Plano de Ensino
*
*
01/03 Análise dos procedimentos contábeis e sistemas de controle interno
08/03 Demonstrações financeiras a serem auditadas
15/03 Análise das contas e da situação financeira da entidade
Ementa e Plano de Ensino
*
*
22/03 Análise da legalidade e regularidade das operações, despesas e receitas. 
22/03 N2
29/03 Relatórios e pareceres de auditoria. 
05/03 Revisão Geral para Avaliação Final
12/03 U2 Provão
Ementa e Plano de Ensino
*
*
Bibliografia 
 PADOVEZE, C. L. Planejamento orçamentário: texto e exercícios. São Paulo: Thomson, 2005.
 
MOREIRA, José C. Orçamento empresarial: manual de elaboração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002. 
CASAROTTO FILHO, N.; KOPITTKE, H. B. Análise de investimentos. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
*
*
OBJETIVO DA AULA 
O objetivo da aula é fazer uma apresentação dos fundamentos da auditoria, suas principais características. Os fatores principais para os procedimentos de auditoria, seja interna ou externa.	
*
*
CONTEÚDO 
Introdução 
Conceito
Instrumentos de Auditoria 
*
*
Conceito
Auditoria é a atividade de verificação dos diversos procedimentos que envolvem as atividades, realizada por um especialista da área, que analisa o objeto ou entidade no que diz respeito a sua eficácia no desenvolvimento e cumprimento de sua atividade e desempenho, utilizando as evidências, a relevância e os riscos em seus diversos aspectos para, de forma independente, expressar uma opinião.
*
*
Conceito
 Para Herzmann (2009, p. 29), a auditoria “pode ser entendida como o estudo e a avaliação das transações. Procedimentos, operações do dia-a-dia das entidades, com o objetivo de emitir sua opinião”.
  
*
*
Conceito
 Auditoria é uma das técnicas da contabilidade, para mensurar por meio de estudo e avaliação a adequação e a confiabilidade dos registros e das demonstrações contábeis. Consiste em exame de documentos, livros, registros e inspeções.   
*
*
Fundamentos Básicos da Auditoria
Como toda atividade profissional, a auditoria também possui fundamentos para que seja exercida de forma correta, para que haja procedimentos a serem seguidos de acordo com parâmetros pré estabelecidos.
*
*
Fundamentos Básicos da Auditoria
No caso da auditoria contábil, tem como objetivo específico de emitir um parecer sobre as demonstrações analisadas. Seguindo este entendimento, podemos dizer que, antes da emissão do parecer, o auditor necessita seguir os fundamentos de auditoria na execução dos trabalhos que permitirão conhecer o ambiente em que está inserido e dar suporte para a emissão do parecer de auditoria.
*
*
Fundamentos Básicos 
da Auditoria
De acordo com o CFC (Conselho Federal de Contabilidade), os procedimentos a serem aplicados pelo auditor, constituem exames e investigações, incluindo os chamados testes de observância e os testes substantivos, que permitem ao auditor obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.
*
*
Tipos de Teste
Os testes de observância:
São a verificação da confiabilidade de um sistema de controles internos e de registros de uma entidade
A avaliação dos limites do universo de elementos ou fatos a serem examinados em auditoria. 
São partes integrantes da pré-auditoria, onde há a observação para mensurar a qualidade dos registros e dos controles de uma célula social. 
*
*
Trata-se de um critério adotado para que se possa planejar um trabalho de verificação ou exame, de modo a ter consciência sobre a segurança dos informes e a probabilidade de erros e fraudes.
Tipos de Teste
*
*
Tipos de Teste
Os testes substantivos:
Constituem a verificação contábil de maior profundidade, revestida de tecnologia competente para o exame da essência e da validade das situações informadas e encontradas. Tais testes devem compreender as operações realizadas, as contas e seus saldos, as análises pertinentes e a adoção de procedimentos que permitem ao profissional opinar com segurança por meio do pleno convencimento sobre o objeto examinado. 
*
*
Os testes substantivos verifica se realmente existem os elementos patrimoniais indicados; 
Se os elementos de custos e despesas são justificáveis e se estão cobertos por documentação competente e tempestiva; 
Se as normas contábeis e a doutrina são seguidos nos procedimentos tecnológicos empregados para registros e para as apurações e demonstrações; 
E visam obter evidência quanto à suficiência, à exatidão e à validade dos dados produzidos pelo sistema de informação da entidade.
*
*
Evidências 
As informações que fundamentam os resultados de auditoria são chamadas de “evidências”, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade. Portanto, temos os tipos de evidências, conforme mencionados a seguir:
*
*
Tipos de Evidências
Analíticas: Comparações com expectativas desenvolvidas com base em experiência anterior, orçamento, dados e conhecimento do auditado;
Documentárias: Diversos tipos de documentos em poder do auditado que podem ser inspecionados durante a auditoria;
*
*
Tipos de Evidências
Eletrônicas: Informações produzidas e mantidas em meio eletrônico;
Confirmação: Tipo especial de evidência documentária que envolve, por escrito, respostas diretas a solicitações específicas;
Matemática: Recálculo, do auditor, de valores utilizados na preparação das demonstrações contábeis;
*
*
Tipos de Evidências
Física: Evidência obtida em exame físico ou inspeções de ativos tangíveis;
Representação por escrito: Declarações que abordam afirmações da administração, assinadas por pessoas responsáveis e competentes.
Verbal: O auditor, muitas vezes, recebe evidência verbal em resposta às perguntas dirigidas a executivos e funcionários.
*
*
O processo de obtenção e avaliação das informações compreende 
Obter informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da auditoria, devendo ser observado que:
a) - A informação suficiente é aquela que é factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor;
*
*
b) - A informação adequada é aquela que se confiável, propicia a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de auditoria;
c) - A informação relevante é aquela que dá suporte às conclusões e às recomendações da auditoria; 
d) - A informação útil é aquela que auxilia a entidade a atingir suas metas.
O processo de obtenção e avaliação das informações compreende 
*
*
Avaliação da Informação
A avaliação da efetividade das informações obtidas mediante a aplicação de procedimentos de auditoria, incluindo testes substantivos, se as circunstâncias assim o exigirem.
*
*
Importante 
Todo o processo de auditoria deve ser supervisionado para ter razoável segurança de que o objetivo do trabalho de auditoria está sendo atingido.
*
*
Procedimentos
Devem ser adotados procedimentos adequados para assegurar que as contingências ativas e passivas relevantes – decorrentes de processos judiciais e extrajudiciais, reivindicações e reclamações, bem como de lançamento de tributos e de contribuições em disputa, foram identificadas e são de conhecimento da administração da entidade.
*
*
No processo de auditoria, quando aplicável, deve ser examinada a observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, das Normas de Auditoria, das Normas Brasileiras de Contabilidade e das legislações tributária,
trabalhista e previdenciária.
*
*
A utilização dos métodos e técnicas depende do julgamento do auditor e da qualidade do controle interno implantado na organização, sendo que os procedimentos devem definir o modo como o auditor direcionará o seu trabalho para que alcance, de forma sistemática, o objetivo da auditoria.
*
*
A aplicação dos procedimentos de auditoria deve ser efetuada por meio de testes e amostragem. Os testes podem ser de duas espécies: de observância (ou de conformidade) e substantivos, conforme mencionado.
*
*
A aplicação dos procedimentos de auditoria deve ser realizada:
Razão do volume 
Complexidade das operações, 
Provas seletivas, 
Testes e amostragens
*
*
 É função do auditor, com base na análise de riscos de auditoria e outros elementos de que dispuser, determinar a amplitude dos exames necessários à obtenção dos elementos de convicção que sejam válidos para o todo.
*
*
Aplicação dos testes de 
observância e substantivos, 
O auditor deve considerar os seguintes procedimentos básicos:
Inspeção: Exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;
Observação: Acompanhamento de processo ou de procedimento, quando da sua execução;
Investigação e confirmação: Obtenção de informações com pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade.
*
*
Cálculo: Conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e Demonstrações Contábeis e outras circunstâncias; 
Revisão Analítica: Verificação do comportamento de valores significativos mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.
*
*
Na aplicação dos testes substantivos, o auditor deve objetivar as seguintes conclusões:
Existência: Se o componente patrimonial existe em certa data;
Direitos e Obrigações: Se, efetivamente, existem em certa data;
 
Ocorrência: Se a transação de fato ocorreu;
*
*
Abrangência: Se todas as transações estão registradas e;
Mensuração, apresentação e divulgação: Se os itens estão avaliados, divulgados, classificados e descritos de acordo com os 
Princípios Fundamentais de Contabilidade, as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação específica.
*
*
Na aplicação dos procedimentos de revisão analítica, o auditor deve considerar:
 O objetivo dos procedimentos e o grau de confiabilidade dos resultados alcançáveis;
 
 A natureza da entidade e o conhecimento adquirido nas auditorias anteriores; e
 A disponibilidade de informações, sua relevância, confiabilidade e comparabilidade.
*
*
Método de Auditoria para Análise e Coleta de Informações
O auditor deve dispensar atenção aos resultados coletados, podendo enfatizar o resultado de sua análise, conforme descrito a seguir:
Ênfase no funcionamento: Análise das etapas, dos mecanismos, dos processos e das conexões existentes na avaliação dos controles internos;
*
*
Método de Auditoria para Análise e Coleta de Informações
Ênfase nos resultados: Análise dos efeitos gerados pelos controles internos, ou seja, se as operações atingiram os resultados esperados, bem como aqueles não-previstos.
*
*
Destacam-se três métodos para a obtenção de informações relativas à análise do objeto de auditoria:
Observação e entrevista – devem ser levantadas as funções, indicando a forma de processamento dos registros e documentos de apoio, os quais, sempre que possível, devem ser comprovados com outras informações disponíveis ou obtidas posteriormente em outras fontes.
*
*
Questionário – serve de guia na condução do processo de levantamento dos principais aspectos dos sistemas, devendo, no entanto, ser adaptado de acordo com as especificidades de cada auditoria. Algumas limitações referem-se à adaptação aos procedimentos e à natureza das operações sob exame, que nem sempre podem ser previstos em um questionário padrão. 
Inspeção física – Consiste na verificação no exato momento de uma dada situação. Temos como exemplo, a construção de um prédio ou auditório.
*
*
Identificação dos procedimentos e as atividades existentes :
Memorandos narrativos: descrições detalhadas dos procedimentos e das medidas de controles internos implantados nas áreas selecionadas para exame;
Fluxogramas: representações gráficas (diagramas) do funcionamento do ciclo das transações, descrevendo a sequencia lógica das operações, facilitando a visualização do processo em análise e evitando o risco de interpretações divergentes;
*
*
Questionários: Também registram informações ao documentar as respostas obtidas;
Mista: combina a documentação descritiva com a do fluxograma das operações de controle interno.
*
*
Considerações finais da Aula
Nesta aula entendemos os principais fundamentos da auditoria, entender a metodologia e a forma como eles se aplicam.
Através de testes substantivos e de observância, o auditor consegue encontrar a forma de evidenciar seus trabalhos, utilizando-se de procedimentos básicos para a devida evidenciação dos testes efetuados.
Verifica-se, portanto, que a coleta das informações junto ao auditado é de suma importância nos trabalhos de auditoria.	
*
*
Conhecer as normas de auditoria e suas conseqüências no desempenho financeiro.
Obrigado pela participação.
Até a próxima aula.
Próxima Aula
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais