Buscar

AV Didatica

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0304_AV_201509128221 » DIDÁTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201509128221 - ARLETE DOS SANTOS ALVARENGA
	Professor:
	THEREZINHA DE JESUS CONDE PINTO
	Turma: 9017/AF
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 1,5  Data: 11/06/2016 17:01:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201509209738)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Pedagogia Crítica surge nos fins da década de 1950, em contraposição à escola que reproduz o sistema e as desigualdades sociais. Propõe uma educação como instrumento de libertação do homem e transformação da realidade/sociedade. A partir do enunciado, qual o papel do professor nesta perspectiva educacional?
		
	
Resposta: Mediador, reflexivo na sua pratica, elabora um planejamento do conteudos com concientização dos fatos , levando uma pratica de ensino dentro dos paradigmas "porque", " para que", aprender. Os educandos se tornem aptos a construção do conhecimento.
	
Gabarito: Instigar o pensamento crítico, formar para cidadania crítica, constatar fenômenos e intervir, inquietar seus educandos diante dos fatos e do mundo, despertando neles o desejo de intervenção social, exercitar a práxis, ser um pesquisador assíduo, romper com o status quo e propor uma nova ordem social, lançar mão de sua condição de sujeito autônomo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509200238)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Faça uma análise crítica sobre a prática tradicional da avaliação da aprendizagem à luz da perspectiva progresssista da educação.
		
	
Resposta: A pratica tradicional reproduz os saberes, os conteudos apresentados aos alunos, estes não são estimulados a se expressar , sendo conformados com os conteudos apresentados .A progressista induz o pensamento critico e participativo , formando cidadaos preparados para multiculturas e fatos discussivos .
	
Gabarito: A prática da avaliação fundamentada na pedagogia tradicional é classificatória, incentiva a competição em sala de aula, é hierarquizante, padroniza,marginaliza, limita a capacidade criativa do aluno em oferecer outros caminhos para a solução de problemas, superdimensiona o quantitativo, o produto final, o resultado em detrimento do processo de aprendizagem, e é excludente.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509231102)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O paradigma do professor reflexivo, isto é, do professor que reflete sobre a sua prática, que pensa, que elabora a- em cima dessa prática é o paradigma hoje em dia dominante na área de formação de professores. (Nóvoa, 2001)
As práticas reflexivas são inerentes à profissão docente, no sentido de serem naturais e são essenciais a profissão o que significa ser necessário:  
		
	 
	criar lógicas de trabalho coletivos dentro das escolas, a partir das quais - através da reflexão, através da troca de experiências, através da partilha - seja possível dar origem a uma atitude reflexiva da parte dos professores.
	
	elaborar normas de procedimentos reflexivos para o corpo docente.
	
	pedir que o professor avalie o seu trabalho numa proposta de auto avaliação sobre a prática educativa a partir dos resultados dos alunos
	
	favorecer a troca de experiências durante as reuniões pedagógicas possibilitando que as boas práticas de uns, sejam desenvolvidas por outros professores
	
	oferecer aos professores grupos de estudos e capacitação para conhecimento de novas técnicas necessárias ao processo ensino aprendizagem
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509388819)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O autor da didática Magna é:
		
	
	Herbart
	
	Piaget
	
	Paulo Freire
	
	Vygotsky
	 
	Comenius
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509388771)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Toda sociedade tem um projeto de desenvolvimento e, dentro dele, idealiza um papel para a educação. Por exemplo, uma política ou projeto educacional conservador tende a reproduzir a forma como a sociedade está organizada. Tem como objetivo principal garantir que os sujeitos se tornem aptos a trabalhar pela continuidade desse sistema, gerando assim harmonia, ajustamento aos padrões sociais. Isso significa dizer que a educação, segundo essa concepção conservadora, é instrumento de:
		
	
	resgate da condição de sujeito autônomo
	
	transformação social
	
	libertação da condição de opressão
	
	construção de uma nova ordem social
	 
	perpetuação da estrutura social vigente
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509889526)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com Candau (2002), a importância de se considerar a temática cultural para compreender uma exigência que a sociedade vem travando ao longo do tempo se faz a cada dia mais necessária para que possamos compreender e responder às questões que envolvem o direito à diferença e o direito à igualdade, além da compreensão das múltiplas razões que circunscrevem as dificuldades que muitos alunos encontram nas expectativas escolares. A que perspectiva didática a autora faz referência?
		
	
	A Didática tecnicista.
	 
	A Didática Inter/multicultural.
	
	A Didática geral.
	 
	A didática Magna.
	
	A Didática instrumental.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509180738)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma professora propõe uma atividade em que as crianças devem escrever um bilhete para uma pessoa. Ao longo da tarefa, a professora percorre todas as mesas, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, leva as crianças a refletirem a partir dos erros ortográficos e pede que os bilhetes sejam reescritos em casa. De acordo com a descrição dessa situação, a prática avaliativa realizada pela professora é OPOSTA a qual das concepções e seus propósitos, apresentados no quadro abaixo?
		
	
	Diagnóstica - conhecer os conhecimentos já aprendidos pelas crianças.
	 
	Classificatória - medir erros e acertos das aprendizagens das crianças em relação à escrita.
	
	Formativa - acompanhar o processo de aprendizagem das crianças.
	
	Mediadora - intervir nas aprendizagens realizadas pelas crianças.
	
	Investigativa - conhecer os indícios das aprendizagens realizadas pelas crianças.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509171825)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque F (falso) e V (verdadeiro) e depois assinale a sequência correta:
O aluno Renato reclamou com a professora Mariana do preconceito racial e de atitudes discriminatórias praticadas por alguns de seus colegas. Ela resolveu, então, incluir em seu plano de ensino atividades que pudessem romper com as manifestações de racismo, preconceito e discriminação entre seus alunos e estabeleceu como objetivos, levar os alunos a:
( )refletir sobre as atitudes discriminatórias praticadas pelos outros e por si mesmo;
( )conhecer o negro como sujeito histórico com desejos e vontades rompendo com a questão da vitimização;
( )compreender as atitudes preconceituosas e discriminatórias no espaço escolar, defendendo-as porque construídas social e historicamente;
( )tomar consciência de que a luta contra o preconceito racial é responsabilidade de todos;
( )desconstruir estereótipos de inferioridade étnico-racial, valorizando a diversidade existente em nossa sociedade.
		
	
	V F V V V
	
	F V V F V
	 
	V V F V V
	
	F V F V V
	
	V V F V F
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509839511)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O professor Anibal ao organizar seu planejamento de ensino, preencheu um dos itens do documento, a metodologia do ensino, com as seguintes informações: problematização da ciência, construção do conhecimento, conscientização acerca dos fatos, articulação teoria e prática. Isso significa dizer que o professor Anibal respalda a prática no modelo:
		
	
	tecnicista
	
	tradicional
	 
	crítico
	
	mecanicista
	
	linear
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509188920)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Diante da realidadeatual, se tem discutido um novo papel para a escola. Busca-se que ela seja um espaço:
		
	
	competitivo, formal, empírico e sustentado pela lógica do mercado.
	 
	dinâmico, onde seja possível o encontro e o fortalecimento de uma visão plural e histórica de diferentes saberes e linguagens.
	
	formal, burocratizado, onde a transmissão do conhecimento se dê de forma eficaz.
	
	disciplinarizado, com uma estrutura funcional definida, com papéis bem definidos para todos os envolvidos
	
	físico, tecnologicamente bem equipado, com materiais dispostos de modo ordenado.

Continue navegando