Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCÍCIOS: GESTÃO DA QUALIDADE
Elaborar uma lista de verificação para coleta de dados, com base nas informações abaixo: 
 
Na empresa existem três linhas de produção; 
Cada linha possui quatro máquinas similares que fabricam o mesmo tipo de produto; 
Trabalha-se em três turnos, sem revezamento, seis dias por semana (de segunda a sábado); 
Existem três categorias de defeitos: 
Críticos 
Maiores 
Leves 
 
A lista de verificação deve possibilitar identificação de que tipo de defeito ocorreu em que dia, em que turno, em que linha e em que máquina. 
 
Elaborar um diagrama de Ishikawa pensando em um problema que deva ser resolvido. 
Em um determinado processo, foi definida a alteração do parâmetro de processo “temperatura”, porém não se sabe se está interfere em uma dimensão crítica do produto, sendo assim, você determinou que fossem realizados testes no processo, aumentando progressivamente a temperatura da máquina. A tabela a seguir apresenta o resultado de 50 amostras retiradas para análise: 
De determinado processo foi retirada amostra de 30 peças (eixos) cuja característica significativa é o diâmetro externo da medição dos 30 eixos (m) foi construída a tabela abaixo. 
	4,53
	4,52
	4,55
	4,58
	4,55
	4,56
	4,55
	4,55
	4,56
	4,56
	4,55
	4,52
	4,55
	4,56
	4,52
	4,46
	4,57
	4,51
	4,54
	4,55
	4,51
	4,58
	4,58
	4,53
	4,54
	4,55
	4,59
	4,56
	4,62
	4,49
Construir um histograma para facilitar a análise dos dados acima.
Uma indústria automobilística verificou que, nos últimos meses, ocorreu um aumento do número de reclamações sobre a ocorrência de defeitos no suporte da lanterna traseira de um modelo de automóvel por ela fabricado. A empresa desejava eliminar esta situação indesejável. Na etapa de identificação do problema, os técnicos da indústria fizeram uma reunião com as pessoas envolvidas no processo, com o objetivo de levantar as possíveis causas de defeito no suporte da lanterna (brainstorming). Os principais tipos de defeitos sugeridos foram: moldagem solta, solda quebrada, centro da moldagem deslocado, lateral da moldagem deslocada, moldagem arranhada, moldagem dentada, plástico arranhado, limpeza incompleta, orifício deslocado e pino deslocado. Os defeitos foram classificados, no quadro abaixo, de acordo com sua causa. Por exemplo, o defeito Moldagem solta foi considerado como devido à Causa Humana.
Para os exercícios a seguir, utilizando as ferramentas da qualidade, identificar a causa raiz do problema (se aplicável).
Quando conduzida auditoria em uma indústria de cosméticos, foi evidenciado que as diretrizes para ações corretivas, ações preventivas e produto não conforme, estavam descritas em um só procedimento documentado PD8 rev. 03 Ed.00. Neste procedimento as regras para controle de produto não conforme contemplavam que: “Para não conformidades detectadas em quaisquer lotes de produção, todo este lote deverá ser rastreado e segregado, inclusive se parte dele já havia sido entregue ao cliente. ” Continuando a investigação, foram identificadas reclamações de clientes sobre o Perfume “Luxor”, do Lote n°12345, com volume menor do que o especificado na embalagem (100 mL). Coincidentemente, parte deste lote havia sido identificado e segregado internamente, pois haviam sido identificados problemas de evaporação rápida, devido à dosagem de álcool maior que a especificada, conforme identificada pelo CQ. Nenhuma ação tinha sido identificada até o momento.
Quando auditado um frigorífico, foi identificado que os instrumentos de controle de temperatura (termopar), manuseados pelos inspetores do CQ, possuíam uma etiqueta de calibração. Sendo a temperatura especificada para carnes de frango congeladas -12o C, foi solicitado a um operador fazer algumas medições com o termopar n° 123. Foi constatada a conformidade do produto com a temperatura especificada, posteriormente foi solicitado o certificado de calibração do termopar. O operador apresentou um registro onde foi evidenciado que a calibração foi realizada pelo Laboratório All Done. Foi solicitada então a avaliação do laboratório subcontratado, e o responsável informou que o laboratório não necessitava de avaliação porque era membro da RBC. O auditor solicitou uma evidência, mas a mesma não foi apresentada, a etiqueta dos equipamentos não possuía a marca da Cgcre/Inmetro.
Em uma empresa de TI foi solicitado pela equipe de auditoria à apresentação dos relatórios de auditoria interna dos últimos 3 anos, nesses relatórios existiam registros de 38 RNC´s em 2011, sendo todas as RNC encerradas e avaliada a eficácia das ações corretivas, 53 RNC´s em 2012, sendo todas as RNC encerradas e avaliada a eficácia das ações corretivas, e 77 RNC´s em 2013, também sendo todas RNC encerradas e avaliada a eficácia das ações corretivas.
_______________________________________

Mais conteúdos dessa disciplina