Buscar

Ênfase na Realidade Percebida George Kelly

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ênfase na Realidade Percebida – George Kelly
O propósito nessa ênfase está relacionada a uma motivação principal, assim como na Psicodinâmica.
Para Lewin o propósito seria voltar ao estado de equilíbrio após o desequilíbrio da energia. Para Kelly o propósito seria antecipar resultados com exatidão.
O campo está associado ao contexto. Fatos coexistentes que interferem um no outro e isso influencia o comportamento. Cada um tem seu campo. Ele não está associado apenas ao espaço físico, mas a tudo que está acontecendo no momento e pode interferir na vida do indivíduo. O campo é dinâmico, ele sempre está em mudança porque nós também estamos sempre em mudança.
O ambiente psicológico: estou em contato com diversos elementos do campo, e alguns deles vão influenciar mais o meu comportamento do que outro. Isso depende da forma como percebo o que acontece a minha volta.
Para os autores dessa ênfase a maneira de como interpreto a realidade vai determinar os meus comportamentos.
Enfatiza muito a capacidade de mudança, nós podemos mudar intencionalmente.
Para a construção da realidade percebida, a realidade real é considerada, mas ela não é o aspecto fundamental.
George Kelly
Alternativismo Construtivo – A ideia é que possamos construir realidades alternativas, modos diferentes de interpretar. Somos livres para escolher como queremos ver o mundo.
Homem Cientista – Tendo condições de fazer avaliações sobre certas situações, podemos intervir. Ou seja, formular hipóteses e testá-las (bom cientista).
Foco no Construtor – Se estou falando que alguém é introvertido, eu vejo introversão daquela maneira, não significa que a pessoa seja. Se eu acho que eu mesmo sou introvertido, posso começar a agir de modo introvertido por achar isso (agir de acordo com a linguagem).
Motivação – Kelly discordava das teorias motivacionais. Ele acredita que nossas motivações são conscientes e buscamos intencionalmente. Achamos importante e queremos alcançar, não é nada que nos força. Ele não acha que nos comportamos de modo a querer satisfazer uma pulsão.
Ser si mesmo – A pessoa não deve querer ser o que não é, tem que ser ela mesma. Precisamos entender quem somos e nos observar. A partir disso, podemos mudar.
Teoria – Postulado Fundamental: O que a gente vê, o que a gente compreende, o que a gente faz no mundo, é dirigido pelas maneiras como eu antecipo os eventos. As expectativas que tenho. Ex: a expectativa de ser psicólogo nos faz estudar, comparecer as aulas.
Corolários – 11 consequências possíveis do Postulado Fundamental.

Outros materiais