Buscar

Questões de psicologia resolvidas.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.Escreva sobre o objeto da psicologia.
O objeto de estudo da psicologia é a subjetividade humana. Suas emoções, ações, palavras, consciente ou não.
2.Faça uma correlação entre psicologia, misticismo e senso comum.
Senso comum é o saber que adquirimos no cotidiano, conhecimento empírico, sem embasamento cientifico, como é também o caso do misticismo que agrega leitura de mão, de cartas, adivinhações, sobre o que está passando ou que irá acontecer com o individuo. Alguns confundem ou buscam na psicologia/psicólogo soluções místicas, sobre como agir em determinadas situações, porém, não é competência da psicologia, pois fere seus princípios.
3.Descreva a psicologia como ciência
Psicologia como ciência é relativamente nova (menos de 100 anos), sendo esse um dos fatores pelo qual não pode ser definida com exatidão. Para ser definida como ciência ela precisou abandonar o estudo da alma, como acontecia nos primórdios e baseou-se em estudos científicos, com objeto de estudo definido, campo de estudo delimitado, experiências, metodologias e objetivo. Seu campo de estudo dependerá do conceito do homem utilizado e a área deste, como o comportamento, o pensamento. 
4.O que é o inconsciente e como influência o comportamento humano? 
O inconsciente é o conteúdo não consciente do porquê humana, como por exemplo os impulsos reprimidos. O inconsciente influencia o comportamento humano, pois podem se tornar conscientes por meio de sonhos, sintomas, atos falhos, e dependendo do teor desses conteúdos, podem causar angustia ou não. 
5.Cite os quatro mecanismos de defesa psíquicos e suas principais características?
Os mecanismos de defesa são acontecem no ego e são usados para certa forma evitar sofrimento. 
Recalque: repressão de determinada ação. O individuo que “não vê” “não ouve” o que ocorre. Supressão de uma parte da realidade.
Projeção: quando você projeta no outro, suas ações. Um exemplo é um jovem que critica os colegas por serem competitivos e não percebe que também é.
Regressão: volta a um estado de segurança, exemplo, um indivíduo com medo faz a posição fetal.
Racionalização: o individuo constrói um argumento intelectual convincente e aceitável, que justifica os estados deformados da consciência, uma defesa que justifica as outras.
1.Descreva as principais características dos períodos do desenvolvimento humano, segundo Jean Piaget.
Os quatro fatores que influenciam o desenvolvimento humano são:
Hereditariedade: a carga genética de potencial pode ou não desenvolver-se. A inteligência depende do meio sociocultural mas pode desenvolver-se aquém ou além.
Crescimento orgânico: é o crescimento físico, quando passa a ter mais estabilidade do esqueleto, passa a ter um domínio maior do meio ambiente que vive.
Maturação neurofisiológica: Um padrão a ser seguido. Um exemplo é a alfabetização, ela só ocorre se a criança tiver essa maturação.
Meio: o ambiente em que a criança vive.
E os aspectos do desenvolvimento também são quatro:
Físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social
Físico-motor: Quando passa a ter percepção de seus movimentos
Intelectual: Capacidade do pensamento, raciocínio. Ex: criança que puxa o brinquedo c vassoura
Afetivo-emocional: Como reage em determinadas situações. Ex: Medo, alegria..
Social: Como interage. Ex: Uma criança no parque pode procurar outras para brincar, outras continuariam sozinhas.
As teorias do desenvolvimento humano de Piaget
1° Período: Sensório-Motor (0 a 2)
2° Período: Pré-operatório (2 a 7)
3° Período: Operações concretas (7 a 11 ou 12)
4° Período: Operações formais (11 ou 12 em diante)
1° Período: Sensório-Motor (0 a 2): do recém-nascido ao lactante, nessa fase o bebê passa a adquirir percepções. Ex: Sucção, andar, sentar
2° Período: Pré-operatório (2 a 7): o que de mais importante acontece é a fala. Isso acarretará mudanças, fase dos “por quês” quer saber motivo e finalidade de tudo.
3° Período: Operações concretas (7 a 11 ou 12): Nessa fase a logica e o raciocínio já fazem parte, a criança já sabe o motivo, meio e fim.
4° Período: Operações formais (11 ou 12 em diante): O adolescente aparentemente anti-social, se afasta de sua família e os amigos têm grande influencia comportamentais, modo de falar e vestir. Tem opinião própria.
2.Elisabeth Kubler-Ross analisa em seu livro “sobre a morte e o morrer” estágios enfrentados por muitas pessoas diante a iminência da morte devido a uma doença incurável. Disserte sobre cada um desses estágios. 
Elisabeth foi uma grande psiquiatra que mudou a percepção de morte e morrer, realizou vários estudos e por via deles descobriu algumas fases do luto, que não tem ordem e nem tempo determinado para cada um, mas que todos que passam por essa etapa, passam no mínimo por dois destes eventos.
Negação: Espécie de defesa psíquica, que faz com que o individuo acabe negando o problema, muitas vezes não gosta de falar no assunto.
Raiva: O individuo se revolta com o mundo, se sente injustiçado, não se conforma por estar passando por isso. 
Barganha ou negociação: O individuo começa a negociar sua vida, com discursos de que será uma pessoa melhor se sair dessa situação, que terá hábitos mais saudáveis, que será mais gentil e etc.
Depressão: O individuo caí em uma tristeza profunda, se retira pro seu mundo interno, se isola, se sente impotente diante a situação.
Aceitação: Nessa fase o individuo não tem mais desespero e consegue enxergar a situação como ela realmente é, se prepara para enfrentar a perda ou a morte.
3.Descreva sobre principais características das oito idades do ser humano, segundo Eric Erickson. 
Confiança básica x desconfiança básica
Autonomia x vergonha e dúvida
Iniciativa x culpa
Diligência x Inferioridade
Intimidade x isolamento
Identidade x confusão de identidade
Produtividade x estagnação
Integridade x desespero
Confiança básica x desconfiança básica: Fase inicial, atenção do bebê se volta a pessoa que lhe dá conforto, que satisfaz suas ansiedades e necessidades em um espaço de tempo suportável: a mãe.
Autonomia x vergonha e dúvida: Neste período a criança passa a ter controle de suas necessidades fisiológicas e responder por sua higiene pessoal, o que dá a ela grande autonomia, confiança e liberdade para tentar novas coisas sem medo de errar. Se, no entanto, for criticada ou ridicularizada desenvolverá vergonha e dúvida quanto a sua capacidade de ser autônoma, provocando uma volta ao estágio anterior
Iniciativa x culpa: É a capacidade de planejar as suas tarefas e metas a atingir que a define como autônoma e, por consequência, a introduz nesta etapa.
Diligência x Inferioridade: Nesta fase a criança está sendo alfabetizada, e se caso tenha dificuldades o próprio grupo irá criticá-la, passando a viver a inferioridade em vez da construtividade.
Intimidade x isolamento: Nesse momento o interesse, além de profissional, construção de relações profundas e que durem, podendo viver momentos de grande intimidade e entrega afetiva. Caso ocorra uma decepção a tendência será o isolamento temporário ou duradouro.
Identidade x confusão de identidade: O jovem experimenta uma série de desafios que envolvem suas atitudes para consigo, com seus amigos, com pessoas do sexo oposto, amores e a busca de uma carreira e de profissionalização.
Produtividade x estagnação: Neste período, as pessoas procuram definir objetivos e motivações para o que querem produzir nas suas vidas.
Integridade x desespero: É nesta fase que as pessoas fazem um balanço do seu percurso de vida.

Continue navegando