Buscar

Portfólio vídeo na sala de aula

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PORTFÓLIO
O VÍDEO NA SALA DE AULA 
CONTEÚDO ESCOLHIDO 
PLANO DE AULA: do dia 22 de março, 2015
IDENTIFICAÇÃO
Escola: C E M Clarinda Maria Gaya
Turma: 1°ano fundamental
Sala: F 1
Professor(a): Fernanda
Horário da aula: 07:30 h às 11:30 h
ASSUNTO: a água
OBJETIVO GERAL: Identificar e reconhecer a importância da presença da água no cotidiano.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:
A) Acolhimento: momento da chegada (música do bom dia!)
B) Rotina: chamada (ausente /presente)
C) Leitura da história infantil:
Gotinha de água
Era uma vez uma gotinha de água….
Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente. Acompanhada de outras Salpico formava a água de um lago.
Um dia, o Sol brilhante aqueceu a água do lago. As Salpico separaram-se, subiram e formaram o vapor de água. Já não se viam as Salpico.
No céu, a gotinha juntou-se a muitas outras e formaram as nuvens. O vento empurrou as nuvens e a Gotinha viajou por muitas terras.
Quando a nuvem ficou mais pesada e encontrou ar mais frio, algumas Salpico caíram em forma de chuva.
Ao passar pela montanha, o ar era muito, muito frio e a gotinha juntou-se a outras e formaram água sólida. Caíram na terra em forma de neve.
O calor do sol derreteu a neve e as Salpico voltaram a ser água líquida.
Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-se no solo. Quando encontrou rochas impermeáveis, formou um lençol de água.
A gotinha, com outras companheiras, correu debaixo da terra e formou uma nascente.
A gotinha de água foi ter ao rio, onde conheceu os peixes. O curso da água levou a gotinha até ao mar. 
Agora a gotinha faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça, para de novo poder subir e começar uma nova viagem.
D) Dividir a turma em dois grupos (a e b),após a divisão o professor fará a brincadeira da forca, onde cada grupo dirá uma letra até que a turma descubra o tema da aula.
E) O professor explicará a importância da água na vida dos seres humanos e a necessidade de preserva no planeta, e estimulando os alunos para que eles exponham os seus conhecimentos prévios sobre o assunto. 
“Dia 22 de março é o dia mundial da água”
F) Assistir com a turma um vídeo sobre o ciclo da água (a turma da clarinha e o ciclo da água, duração de 06:32 minutos http://m.youtube.com/watch? Feature=share&v=g26wk4gpkws 
G) Distribuir para os grupos revistas com gravuras contendo utilidades da água , eles deverão procurar e recortar no máximo 04 gravuras por grupo.
RECREIO
RECURSOS:
Livro para contar a história, revistas, cartolinas, tesoura, cola, lousa e piloto (para a brincadeira da forca).
AVALIAÇÃO: 
participação, compreensão do assunto, conhecimento prévio e trabalho coletivo (como os alunos interagem, concentração)
PARA CASA: 
Os alunos receberão atividades xerografadas (sobre o assunto trabalhado em sala de aula).
Trabalho de Portfólio
	Nome do vídeo inserido no plano de aula e endereço eletrônico
(A turma da Clarinha e o ciclo da água), duração de 06:32 minutos 
www.youtube.com/watch?v=RpuWT8fBxSI 
	Conteúdo que pode ser trabalhado
• apresentar o estímulo; 
• dirigir a atividade e a atenção do aluno; 
• fornecer um modelo para o comportamento final desejado; 
• fornecer elementos insinuadores externos; 
• orientar a direção do pensamento; 
• induzir a transferência do conhecimento; 
• avaliar o rendimento da aprendizagem; 
	Turma a que se destina
Turma: 1º ano a – ensino fundamental 
turno: matutino faixa etária: 06 à 07 anos
4. Atividades que serão desenvolvidas a partir da proposta escolhida.
O professor explicará a importância da água na vida dos seres humanos e a necessidade de preserva no planeta, e estimulando os alunos para que eles exponham os seus conhecimentos prévios sobre o assunto. 
“Dia 22 de março é o dia mundial da água”
O VÍDEO NA SALA DE AULA 
TEXTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DESSE RECURSO.
Discutir sobre o alcance do vídeo na sala de aulas supõe, a nosso ver, a tomada de consciência de uma problemática que envolve dois atores principais, professor e alunos, em interação numa relação de ensino-aprendizagem mediatizada, situada num contexto regido por seus próprios objetivos, leis, regras de funcionamento, que caracterizam a instituição escolar. Tal perspectiva dinâmica parece fundamental, pois, o modo de utilização do suporte será resultante das interações específicas que ocorrerão no “triângulo” professor, aluno, vídeo na sala de aulas. Acredita-se que as análises referentes às metodologias de utilização do vídeo não podem vir isentas de reflexões sobre várias dimensões dessa prática. Estas determinarão, e muito, a verdadeira amplitude e alcance que o vídeo poderá ter num processo educativo. Os educadores têm um papel fundamental ao apropriar-se das tecnologias da informação e comunicação, cujo uso deverá ser como ferramenta e recurso pedagógico de uma forma crítica e responsável e não somente como meros consumidores (BELLONI, 1999, p.17). 
O vídeo, num primeiro momento, é um aparelho de veículo que traz à sala de aula um tipo específico de mensagem, ou, de linguagem: a linguagem audiovisual. A imagem fixa, e mais recentemente a linguagem audiovisual que associa a imagem animada e os sons sincronizados têm encontrado há décadas, constantes obstáculos para conquistar um espaço efetivo enquanto suportes para aquisição de conhecimentos no mundo da escola. Vários elementos contribuem para essa difícil conquista. Uma das dimensões que podem ser apontadas como tributárias dessa dificuldade pode ser identificada dentro do quadro teórico que a psicologia social dispõe. Na busca da melhoria da qualidade de ensino, objetivo mais facilmente aceito do que seu subjacente, a busca de soluções frente ao fracasso do sistema educacional anunciado em diferentes sociedades de nosso século, educadores e pesquisadores elaboram, implementam diferentes ações. Apesar dos muitos movimentos que a educação conheceu e que tiveram também por meta trazer para dentro de seu universo a dimensão lúdica, a curiosidade, o prazer de descobrir o novo, as barreiras mais fortes contra a implantação efetiva de tais movimentos parece estar, em parte, nos próprios indivíduos que animam e dão vida à instituição escolar: professores e alunos 
O ambiente que cerca o aluno cria aspectos de grande importância para a aprendizagem. Se pensar nesse conjunto de “contingências” que influem no processo da aprendizagem poderá apresentar os diferentes componentes da situação de ensino de acordo com Magné (1971,p.270): 
• apresentar o estímulo; 
• dirigir a atividade e a atenção do aluno; 
• fornecer um modelo para o comportamento final desejado; 
• fornecer elementos insinuadores externos; 
• orientar a direção do pensamento; 
• induzir a transferência do conhecimento; 
• avaliar o rendimento da aprendizagem; 
• proporcionar “retroalimentação. Utilizando os componentes de ensino, o professor orienta os alunos para a busca própria, agindo como animador do coletivo inteligente e incentivando a autonomia dos alunos e as pontes entre as diversas informações para transformá-la em conhecimento, isso vem ao encontro de Moraes (1997,p.18) quando diz que “que só o homem é capaz de transcender e criar.” 
Utilizando os componentes de ensino, o professor orienta os alunos para a busca própria, agindo como animador do coletivo inteligente e incentivando a autonomia dos alunos e as pontes entre as diversas informações para transformá-la em conhecimento, isso vem ao encontro de Moraes (1997,p.18) quando diz que “que só o homem é capaz de transcender e criar.” A linguagem oral, recurso de ensino mais utilizado pelo professor, pode ser auxiliada por outros recursos que estimulem outros sentidos. Os sentidos são a ligação entre o homem e o mundo exterior, deve-se criar um ambiente que permita estimular o maior número de sentidos possíveis. Como afirmam os autores, Dale (1775,p.4); Bello ni (1999,p.4) e Mastoptose
(2000,p.139): Os recursos audiovisuais formam, portanto, a combinação simples que oferece as melhores contingências para a aprendizagem, deve-se determinar de que forma cada meio pode ser utilizado para contribuir para um sistema criativo. Eles transformam a escola não em um centro de ensino, mas de aprendizagem. Um centro preocupado não pela simples transmissão de conhecimento, mas pelo enriquecimento em experiências de todo tipo: conhecimento, sensações, emoções, atitudes, intuições…. por isto é importante levar em conta a participação da pessoa que aprende. Ela não deve ter uma atitude passiva, mas sim ativa fazendo com que os sentidos estejam “alerta”, absorvendo as informações. A classificação dos recursos da aprendizagem deixa bem clara essa colocação. A aprendizagem é mais eficiente quando os recursos são mais concretos. 
Referências:
BELLONI, Maria Luiza. Educação à Distância. Campinas/SP. Autores Associados, 1999. 
DALE, Edgar. Método de Enseñanza Audiovisual. Reverté Mexicana, 1966, p169
MASETTO, Marcos T. Mediação Pedagógica e uso da Tecnologia. Campinas/ SP, Papirus, 2000. 
MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. Campinas/SP: Papirus,1997.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais