Buscar

PORTFOLIO ALESSANDRA (1)

Prévia do material em texto

Módulo C – Fase I/2018
Adaptação de atividade
	Nome e RU: Alessandra Rosa Pereira, RU: 1952919
 Polo: Rio Negro
	Ano/Série e idade do aluno:
Aluno do 5º ano, 12 anos de idade.
	Caracterização do aluno e necessidades educativas especiais:
Durante a gravidez, a mãe de Pedro teve toxoplasmose, o que acabou afetando na visão do menino. Pedro nasceu com catarata congênita, que é uma malformação no cristalino dos olhos e foi descoberto com o teste do olhinho. A família do menino realizou diversos tratamentos e cirurgias, mas Pedro enxerga somente 20% e precisa do auxílio do óculos de grau. Na escola, o menino possui inúmeras dificuldades, pois são poucos os recursos adaptados para alunos deficientes, e Pedro somente consegue ver cores fortes e vultos, sua visão é toda embaçada. 
Independentemente de todos os problemas, Pedro é um menino muito esforçado, atencioso e educado. Mesmo com várias dificuldades na escola, o educando é dedicado e interessado nos estudos, sempre está em busca de mais conhecimento e não deixa nada impedir seu progresso.
	Atividade escolhida:
(X) Atividade 1
( ) Atividade 2
( ) Atividade 3
	Proposta de adaptação da atividade:
A atividade do mapa do vale do Nilo precisa ser adaptada para que Pedro consiga fazer a resolução das questões. Primeiramente, todo o mapa do vale do Nilo precisa ser desenhado com um pincel de cor forte em um isopor que esteja forrado com um papel 40kg, em seguida todas as partes do mapa que representam as localidades do vale do Nilo serão preenchidas com diversos materiais que possibilitem que Pedro consiga distinguir somente com o Tato. O mapa tátil é um recursos muito utilizado para alunos com deficiência visual, pois através dessa adaptação o educando consegue entender os comandos das atividades e consegue absorver todas as informações que constam no mapa somente fazendo o reconhecimento das texturas que são coladas no desenho do mapa.
Para essa atividade, no mapa do vale do Nilo desenhado no isopor será colado E.V.A brilhoso com cores fortes, nas partes que representam o rio será preenchido com arroz, para melhor destacar, será utilizado ainda lixa, papel crepom, papel camurça, pó de serra e cola. Todos esses materiais possuem texturas diferentes e de fácil reconhecimento, onde Pedro conseguirá entender o mapa somente apalpando nas texturas coladas. Com o mapa todo desenhado e preenchido, a explicação da educadora também é indispensável, pois é ela que irá guiar o aluno a seguir os rumos certos. Pedro terá total orientação para saber em que sentido o rio corre, quais as cataratas. Dessa forma, todas as questões poderão ser respondidas por Pedro sem muita dificuldade.
	Objetivos da adaptação:
Demostrar que o processo de inclusão precisa ser realizado em conjunto para melhor atender aos alunos com deficiências;
Facilitar o processo de aprendizagem com o auxílio do mapa tátil;
Desenvolver possibilidades para que o aluno se sinta abrangido e não tenha dificuldades de aprendizagem;
	Resultados esperados:
Através do uso do mapa tátil, o aluno deficiente visual poderá se sentir acolhido pelos demais colegas, pois no processo de construção do mapa todos poderão trabalhar juntos, visando melhorias no processo de ensino-aprendizagem para Pedro. O aluno também poderá aprender muito com o recurso, visto que facilitará sua compreensão sobre a atividade, podendo servir não somente para essas questões, mas também para futuras atividades envolvendo mapas.
O mapa tátil é um recurso que pode contribuir grandemente com a inclusão escolar, promovendo o companheirismo e respeito entre todos.

Continue navegando