Buscar

SIMULADO DE DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SIMULADO DE DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO - TRT 
1 – Analise as proposições abaixo: 
I – Como regra geral, a ordem jurídica vigente no campo do direito do trabalho admite a alteração subjetiva do contrato de emprego, seja quanto ao empregado, seja quanto ao empregador. 
II – Na CLT, a indeterminação da duração do contrato de trabalho constitui regra geral, admitidas apenas as exceções legalmente especificadas. 
III – A CLT admite o contrato de experiência por prazo determinado, com duração máxima de 3 (três) meses. 
IV – A CLT não admite que o empregador efetue descontos salariais resultantes de acordo coletivo. 
Está incorreto o que se afirma em: 
a) II, apenas. 
b) I, III e IV. 
c) I, II, III. 
d) II e IV. 
e) II, III e IV. 
2 – Com relação ao tema saúde e segurança no trabalho, observe as assertivas seguintes e assinale a opção correta. 
a) É de responsabilidade das empresas a instrução dos empregados quanto às normas de saúde e segurança no trabalho, inclusive quanto à utilização dos equipamentos de proteção individual, sendo certo que é considerado ato faltoso do empregado a recusa, qualquer que seja o caso, em utilizar tais equipamentos. 
b) Ocorrendo à interdição de estabelecimento ou setor de serviço, e até mesmo de máquina, ou ainda, restando embargada a obra, tudo isso na forma da lei, por decisão da autoridade competente, qualquer que seja a hipótese, permanece a responsabilidade do empregador com seus empregados, sendo indevido o pagamento dos salários enquanto durar a paralisação. 
c) A eliminação ou a neutralização da insalubridade ocorrerá somente com a adoção de medidas que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância por parte do empregador. 
d) A verificação mediante perícia de prestação de serviços em condições nocivas, considerado agente insalubre diverso do apontado na inicial, prejudica o pedido de adicional de insalubridade. 
e) São consideradas atividades ou operações perigosas, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial. 
3 – No que tange à remuneração do empregado, é correto afirmar: 
a) a ajuda de custo, paga de uma vez, para cobrir os gastos pela mudança de residência do empregado transferido, não integra o salário do empregado, desde que não ultrapasse a 50% de seu salário. 
b) o fornecimento de transporte pelo empregador ao empregado, que não se caracterize como tempo (in itinere) à disposição do empregador, será considerado como salário-utilidade. 
c) por falta de estipulação do salário, ou não havendo prova sobre a importância ajustada, o empregado não tem direito a perceber salário igual ao daquele que, na mesma empresa, fizer serviço equivalente ao seu. 
d) o abono de férias previsto no artigo 143 da CLT integra o salário do empregado. 
e) cumprida a jornada no período noturno e prorrogada esta, devido o adicional quanto às horas prorrogadas. 
4 – Leia atentamente as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I – A Convenção Coletiva de Trabalho é acordo de caráter normativo pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho, aplicáveis no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho. 
II – As Convenções e os Acordos Coletivos entrarão em vigor 3 (três) dias após a data da entrega dos mesmos no órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego. 
III – Não é permitido estipular duração de Convenção ou Acordo Coletivo superior a 2 (dois) anos. 
IV – Havendo convenção, acordo ou sentença normativa em vigor, o dissídio coletivo deverá ser instaurado dentro de 60 dias anteriores ao respectivo termo final, para que o novo instrumento possa ter vigência no dia imediato a esse termo. 
a) I, II e III estão corretas. 
b) apenas a assertiva III. 
c) I, II, III e IV estão corretas. 
d) II, III e IV estão corretas. 
e) I, III e IV estão corretas. 
5 – No que tange ao tema Comissões de Conciliação Prévia, marque a assertiva incorreta: 
a) As empresas e os sindicatos podem instituir Comissões de Conciliação Prévia, de composição paritária, com representantes dos empregados e dos empregadores, com atribuição de tentar a conciliar os conflitos individuais e coletivos de trabalho. 
b) A comissão instituída no âmbito da empresa será composta de, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 10 (dez) membros. 
c) A comissão instituída no âmbito do sindicato terá sua constituição e normas de funcionamento definidas em convenção ou acordo coletivo. 
d) As comissões terão o prazo de 10 (dez) dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da provocação do interessado. 
e) O termo de conciliação é título executivo extrajudicial e terá eficácia liberatória geral, exceto quanto às parcelas expressamente ressalvadas. 
6 - A respeito da conciliação no processo trabalhista, assinale a opção correta. 
a) Sob pena de nulidade, a conciliação tem de ser buscada antes do oferecimento da defesa pelo réu e antes do julgamento do feito. 
b) O juiz deve propiciar a conciliação tão logo dê início à audiência; caso não seja esta alcançada, deve o magistrado passar à instrução e ao julgamento sem permitir nova possibilidade para a composição das partes. 
c) Encerrado o juízo conciliatório, as partes não mais podem celebrar acordo ante a ocorrência da preclusão. 
d) A decisão que homologa o acordo é irrecorrível para qualquer das partes e, quando for o caso, para a previdência social. 
e) Não existe obrigatoriedade de tentativa conciliatória pelo magistrado no processo do trabalho. 
7 - Com relação às despesas processuais na Justiça do Trabalho, assinale a afirmativa correta. 
a) As entidades fiscalizadoras do exercício profissional, em face de sua natureza autárquica, são isentas do pagamento de custas. 
b) As custas devem ser pagas pelo vencido, após o trânsito em julgado da decisão. No caso de recurso, estas devem ser pagas e comprovado o recolhimento dentro do prazo recursal. 
c) O benefício da gratuidade de justiça não pode ser concedido de ofício pelo juiz, devendo ser necessariamente requerido pela parte interessada. 
d) A responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, ainda que beneficiária da gratuidade de justiça. 
e) No processo de execução são devidas custas, sempre de responsabilidade do exequente e pagas ao final. 
8 – Quanto ao tema partes e procuradores, é correto afirmar que: 
a) na Justiça do Trabalho, a nomeação de advogado com poderes para o foro em geral não poderá ser efetivada mediante simples registro na ata de audiência, a requerimento verbal do advogado interessado e com a anuência da parte representada como acontece no processo civil. 
b) as partes que desejarem a assistência de advogado sempre deverão outorgar poderes para o foro em geral por intermédio de instrumento de mandato, com firma devidamente reconhecida. 
c) na Justiça do Trabalho, o advogado pode atuar sem que lhe sejam exigidos poderes outorgados pela parte, haja vista o princípio do jus postulandi. 
d) somente o trabalhador poderá reclamar na Justiça do Trabalho sem a necessidade de nomeação de advogado, uma vez que o princípio do jus postulandi somente se aplica à parte hipossuficiente. 
e) A reclamação trabalhista do menor de 18 anos será feita por seus representantes legais e, na falta destes, pela Procuradoria da Justiça do Trabalho, pelo sindicato, pelo Ministério Público estadual ou curador nomeado em juízo. 
9 - Assinale a alternativa correta no que diz respeito à execução trabalhista. 
a) As partes devem ser previamente intimadas para a apresentação do cálculo de liquidação, exceto da contribuição previdenciária incidente, que ficará a cargo da União. 
b) Tratando-se de prestações sucessivas, por tempoindeterminado, a execução compreenderá inicialmente as prestações devidas até a data do ingresso na execução. 
c) Em se tratando de execução provisória, não fere direito líquido e certo do impetrante a determinação de penhora em dinheiro, quando nomeados outros bens à penhora, uma vez que obedece à gradação prevista em lei. 
d) Conforme disposição expressa na Consolidação das Leis do Trabalho, considera-se inexigível o título judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Tribunal Superior do trabalho ou em aplicação ou interpretação tidas por incompatíveis com a Constituição Federal. 
e) Garantida a execução ou penhorados os bens, é de 10 (dez) dias o prazo para o executado apresentar embargos à execução, cabendo igual prazo ao exequente para impugnação. 
10 - Com relação aos recursos no direito processual do trabalho é correto afirmar que: 
a) O recurso adesivo é compatível com o processo do trabalho e cabe, no prazo de 8 (oito) dias, nas hipóteses de interposição de recurso ordinário, de agravo de petição, de revista e de embargos, sendo necessário que a matéria nele veiculada esteja relacionada com a do recurso interposto pela parte contrária. 
b) Na Justiça do Trabalho todas as decisões interlocutórias são irrecorríveis de imediato. 
c) É cabível recurso de revista nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo, somente por contrariedade à súmula e orientação jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho e violação direta à Constituição da República. 
d) Sob pena de não conhecimento, apenas o recorrente promoverá a formação do agravo de instrumento. 
e) são incabíveis embargos de declaração opostos em face de decisão de admissibilidade do recurso de revista, não interrompendo sua interposição qualquer prazo recursal.

Outros materiais