Buscar

Ciências do ambiente online Aula 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 10: GESTÃO DO AMBIENTE
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Profº Fernando Gurgel do Amaral. 
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
Conteúdo programático
Reconhecer a complexidade das relações que ocorrem nos diversos ambientes, bem como a sua gestão;
Conhecer a evolução do conceito de Meio Ambiente, desde sua origem na Política Nacional de Meio Ambiente, até os dias atuais no âmbito das organizações;
Compreender os aspectos que envolvem a gestão do desempenho ambiental;
Entender os princípios da Gestão da Sustentabilidade; e
Analisar as vantagens da Gestão Compartilhada nos casos necessários.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
INTRODUÇÃO
	Como já foi abordado em aulas anteriores, o ambiente pode ser definido como qualquer porção da biosfera que resulta de inúmeras relações (físicas, químicas, biológicas, sociais, econômicas e culturais), catalisadas pela energia proveniente do Sol, mantidas pelos fatores ambientais contidos nesse ambiente, ou seja, o ar (atmosfera), a água (hidrosfera), o solo (litosfera), a flora, a fauna e o homem.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
	Devido a complexidade de tais relações, é consenso entre os especialistas e empresários que promover a gestão do ambiente constitui uma tarefa igualmente complexa. 
	Essa tarefa pode ser ainda mais difícil quando o cenário é caracterizado por uma produção elevada e/ou uma economia diversificada, implicando na necessidade de se desenvolver medidas de gestão específicas para cada atividade, principalmente nos setores com maior potencial de gerar danos ao ambiente.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
A função para gerir o ambiente
	Antes mesmo da Constituição Federal (CF) de 1988 ser promulgada, já havia sido instituída a Lei 6.938/1981, onde a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA) foi apresentada. Pelo seu conteúdo, com objetivos estabelecidos, ferramentas propostas e outros aspectos definidos, esse instrumento legal acabou por influenciar o início de um debate acerca do que deveria ser e fazer a função ambiental de uma organização.
A PNMA, em seu Artigo 3º, define Meio Ambiente como: “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
	Embora o conceito de Meio Ambiente estabelecido pela PNMA não tenha perdido sua validade e assertividade, fazem mais de trinta anos que foi proposto e sua evolução é natural e óbvia. 
	No que diz respeito as organizações, podemos destacar: 
o ambiente deve ser considerado numa perspectiva científica e dinâmica, se opondo a perspectiva meramente a partir de diplomas legais; 
as funções de uma organização se fazem a partir de sistemas integrados, sendo inseparáveis, como no caso das funções de Segurança, Ambiente e Saúde (SAS); 
a Gestão da Sustentabilidade se agregando a Gestão Ambiental.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
	A evolução do conceito de Meio Ambiente também resultou em inúmeras propostas de modelos dentro das organizações. As propostas seguem a tendência de integração dos sistemas de Segurança, Ambiente e Saúde, sendo que em alguns casos ainda se agrega a essa função o sistema de Qualidade. Atualmente, já está consolidada a aceitação da integração de mais um sistema, o de Responsabilidade Social.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
	Alguns desses modelos prosperam mais que outros, condição influenciada por vários fatores, como setor econômico de atuação, ambiente regulatório, condições macroeconômicas, tamanho da empresa, nível de relações internacionais da empresa e muitos outros.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
	A gestão desse desempenho ambiental deve seguir uma sistemática e ser permanente, dessa forma desenvolvendo uma competência estratégica para a organização. Para que essa competência seja alcançada, se faz necessário a realização da caracterização ambiental do empreendimento e o diagnóstico ambiental de sua área de influência.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
	Outro aspecto importante desse processo é a escolha dos indicadores para se medir o desempenho ambiental. Podem existir aqueles especificamente relacionados a uma atividade, contudo, podemos classificar esses indicadores como mostrado na tabela a seguir.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
	Para que uma organização possa ter conhecimento do seu desempenho ambiental, de forma clara e permanente, é necessário que desenvolva dois processos importantes:
	(1) Análise de seu processo produtivo e se podem criar ameaças potenciais, prováveis impactos e riscos para o ambiente. Consideram-se os seguintes fatores: 
uso de recursos naturais; 
aquisição, acondicionamento, transporte e transformação dos insumos; 
transporte e distribuição dos produtos; 
cenários de risco; 
consumo de energia e água; e 
relações institucionais de ordem ambiental.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
	(2) Análise dos resultados ambientais do processo, os que constituem ameaças realizadas, impactos concretos e riscos a estabilidade do ambiente. Consideram-se as seguintes informações a respeito dos resultados ambientais: 
emissões gasosas; 
efluentes líquidos; 
resíduos sólidos; 
escórias e descartes; 
perdas em processos; 
odores; 
ruídos e vibrações; 
radiação e calor; 
iluminação; e 
empregos diretos e indiretos.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
Gestão da sustentabilidade
	O conceito de sustentabilidade não está associado somente aos aspectos ambientais, por isso, no início dessa aula foi colocado que a Gestão da Sustentabilidade está se agregando a Gestão Ambiental. Ou seja, as empresas estão ampliando seus horizontes de gestão quando agregam os demais aspectos ligados a sustentabilidade, principalmente os econômicos e socioculturais. 
	Outra importante perspectiva do conceito de sustentabilidade está relacionada a necessidade de garantir as futuras gerações a possibilidade de obter os mesmos serviços ambientais de que dispomos hoje.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
	As organizações que desejam a integração da Gestão da Sustentabilidade aos seus princípios de governança devem buscar o máximo de informações acerca das respostas do ambiente a presença dessa organização. A partir da obtenção e análise dessas informações, a organização deve estabelecer um planejamento ambiental específico que vise a otimização das respostas ambientais a sua presença, também chamadas de “retroimpactos” (positivos ou negativos). 
	Para obter tais informações, que sejam confiáveis para gerar decisões corretas, a organização deve saber como ambiente de sua área de influência pode responder, qual o seu provável comportamento. Para isso deve efetuar um diagnóstico ambiental dessa área de influência.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
	As empresas devem buscar práticas ambientais que sejam capazes de minimizar as respostas negativas e potencializar as respostas positivas. Existem modelos já consagrados como de sucesso na atenuação ou mesmo anulação das respostas/impactos negativos, as empresas precisam desenvolver a capacidade para adaptá-los a sua realidade.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
A Gestão Compartilhada
	A Gestão Compartilhada diz respeito a organizações que estão instaladas e operando em uma mesma região, com áreas de influência em comum. Mesmo considerando que todas estejam em conformidade com os requisitos legais vigentes, devemos prever que o conjunto delas poderá gerar impactos significativos na área de influência compartilhada. 
	Essa é uma situação cada vez mais comum, ou seja, existe uma tendência de concentrar em determinadas regiões atividades afins, podendo chegar a áreas consideráveis,
como no caso de distritos industriais ou polos petroquímicos.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
	Nesse cenário é importante que as empresas promovam constantemente o monitoramento e a avaliação das respostas ambientais aos seus resultados ambientais, promovendo análises periódicas com essa finalidade.
	Dessa forma, a partir das relações institucionais de parceria e compartilhamento de informações, as empresas podem promover uma gestão compartilhada da região afetada.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
	Cada organização deve desenvolver ações nos seguintes sentidos:
Estabelecer os padrões de sustentabilidade que deseja realizar, tendo como base mínima os requisitos legais vigentes no país em que opera, além de convênios, contratos e eventuais subscrições de normas internacionais.
Implantar Sistemas de Melhoria do Desempenho Ambiental, sempre que necessário.
Realizar e manter a documentação e as informações registradas de todas as respostas do ambiente à sua presença.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
Utilizar indicadores que sejam mensuráveis e capazes de demonstrar a variação do comportamento de cada fator ambiental que possa ser afetado pela organização.
Resguardar as informações consideradas classificadas, a organização comunicará o andamento e o desempenho da monitoração das respostas do ambiente e seus resultados ambientais a todas as partes que possam ser diretamente afetadas.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
	Em alguns casos a quantidade de organizações ocupando a mesma região é grande, o que aumenta ainda mais a importância da Gestão Compartilhada.
	Nesses casos, as empresas podem criar um Comitê de Gestão Compartilhada ou um Comitê Gestão Ambiental e da Sustentabilidade, que tenham como objetivo orientar os seus processos de gestão integrada.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Aula 1O: GESTÃO DO AMBIENTE
https://www.youtube.com/watch?v=DbgJRei67E4 
8:12 min.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais