Buscar

DOENÇAS OCUPACIONAIS (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DOENÇAS OCUPACIONAIS 
SAÚDE DO TRABALHADOR
João Guilherme 
Doenças relacionadas ao trabalho:
Pneumoconioses
Asma ocupacional
Perda auditiva induzida por ruído – PAIR
LER/DORT
Distúrbios mentais e trabalho
Intoxicações exógenas (Agratóxicos)
Saturnismo
Doenças das vias aéreas 
Pneumoconioses:
São patologias resultantes da deposição de partículas sólidas no parênquima pulmonar, levando a um quadro de fibrose, ou seja, ao endurecimento intersticial do tecido pulmonar
Silicose, asbestose
parênquima pulmonar 
O parênquima pulmonar representa o setor de troca de gases do aparelho respiratório
PNEUMOCONIOSES:
SILICOSE 
ASBESTOSE
Sílica: Denominação dada a um grupo de minerais, cuja composição é de dióxido de silício (SiO2)
Rev. bras. epidemiol. vol.8 no.2 São Paulo June 2005
A região Nordeste vivenciou no final dos anos 80 e início dos anos 90 um aumento de casos de SILICOSES relacionados a atividade de cavar poços. No Ceará, região de Tianguá, Holanda e cols. realizaram avaliação pneumológica em 360 cavadores de poços, dos quais 63 apresentaram radiografias de tórax compatíveis com silicose6. Em 1999, esses mesmo autores mostraram os casos diagnosticados no período de 1986 a 1989, entre 687 daqueles profissionais7. A ocorrência de silicose foi de 26,4% (180 casos), com uma prevalência de silicotuberculose de 7,2%, entre os mesmos. 
No Estado do Piauí, Deus Filho e cols., em 1984, relataram o aparecimento de 24 casos de silicose também em cavadores de poços da região da chapada do Ibiapaba8. 
Na Bahia, têm sido relatados casos de pneumoconiose em trabalhadores da mineração e casos de asbestose em trabalhadores da indústria com amianto. Relatos do Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador (CESAT) da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia indicaram, entre fevereiro de 1988 e maio de 1995, 98 casos de silicose oriundos da mineração de ouro de Jacobina.
A região Norte apresentou um dos menores coeficientes de internação para as pneumoconioses. O baixo índice de notificação pode ser devido à falta de informação, redução de leitos hospitalares na região e dificuldade no diagnóstico. O Estado do Pará e o Estado do Amazonas são os que possuem programa de Saúde do Trabalhador, implantado ainda na década de 90, possível melhora na rede de atenção na região pode expressar um aumento nos índices de internações, em meados dos anos 90 . É possível que os processos de mineração e a presença de indústrias manipuladora de poeiras minerais possam ser responsáveis pelos casos de pneumoconioses na região.
A região Sudeste é a mais populosa das regiões e com o maior número de empregados formais. Segundo o IBGE, possui uma rede de assistência diferenciada com diversos Estados possuindo programas de Saúde do Trabalhador, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
PAIR 
A PERDA AUDITIVA INDUZIDA PELO RUÍDO, relacionada ao trabalho, é uma diminuição gradual da acuidade auditiva, decorrente da exposição continuada a níveis elevados de ruído. Algumas de suas características são:
Características:
♦é sempre neurossensorial, por causar dano às células do órgão de CORTI;
♦é irreversível e quase sempre similar bilateralmente;
♦é passível de não progressão, uma vez cessada a exposição ao ruído intenso.
O órgão de Corti (ou "órgão espiral"), encontrada apenas em mamíferos, é parte da cóclea do ouvido interno e é fornecido com células ciliadas
PAIR
Tripulação de Vôo – 130 decibéis
Músicos e profissionais de áudio – 125 decibéis
Profissionais do trânsito – 120 decibéis
Motorista de ambulância – 120 decibéis
Engenheiro – 115 decibéis
Dentista – 115 decibéis
Enfermeiro – 113 decibéis
Trabalhador de construção – 110 decibéis
Mineiro – 108 decibéis
Motorista de Caminhão – 95 decibéis
LER DORT
O termo LER é a abreviatura de Lesões por Esforços Repetitivos e consiste em uma entidade, diagnosticada como doença, na qual movimentos repetitivos, em alta frequência e em posição ergonômica incorreta, podem causar lesões de estruturas do Sistema tendíneo, muscular e ligamentar. É ela descrita em diversos outros países com outras denominações , CTD ( Cumulative Trauma Disorders) – Repetitive Strain Injury (RSI) etc.: Em 1998 o INSS introduziu o termo DORT – DoençasOsteoarticulares Relacionadas ao Trabalho equiparando-a á LER.
“Segundo a norma técnica do INSS sobre DORT (Ordem de Serviço no. 606/1998), conceitua-se as lesões por esforços repetitivos como uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica, acompanhada ou não e alterações objetivas, que se manifesta principalmente no pescoço, cintura escapular e/ou membros superiores em decorrência do trabalho, podendo afetar tendões, músculos e nervos periféricos. O diagnóstico anatômico preciso desses eventos é difícil, particularmente em casos sub-agudos e crônicos, e o nexo com o trabalho tem sido objeto de questionamento, apesar das evidencias epidemiológicas e ergonômicas.”
São Paulo Perspec. vol.17 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2003
Epidemiol. Serv. Saúde vol.24 no.2 Brasília April/June 2015
Distúrbios psíquicos 
Alguns sinais e sintomas de distúrbios psíquicos são: 
modificação do humor, fadiga,
irritabilidade, cansaço por esgotamento,
isolamento, distúrbio do sono (falta ou
excesso), ansied ade, pesadelos com o trabalho,
intolerância, descontrole emocional,
agressividade, tristeza, alcoolismo,
absenteísmo. Alguns desses quadros podem vir
acompanhados ou não de sintomas físicos
como dores (de cabeça ou no corpo todo),
perda do apetite, mal-estar geral, tonturas,
náuseas, sudorese, taquicardia, sintomas neurovegetativos
Saturnismo 
As principais atividades profissionais nas quais ocorrem exposição ao ; fabricação de tintas; pintura a pistola/pulverização com tintas à base de pigmentos de chumbo; fundição de chumbo, latão, cobre e bronze; reforma de radiadores; manipulação de sucatas; demolição de pontes e navios; trabalhos com solda; manufatura de vidros e cristais; lixamento de tintas antigas; dentre outros.
Procedimentos a serem adotados frente a
diagnósticos de doenças relacionadas ao
trabalho pelo nível local de saúde
♦
?
Absenteísmo
Absenteísmo é uma palavra com origem no latim, onde absens significa "estar fora, afastado ou ausente". O absenteísmo consiste no ato de seabster de alguma atividade ou função.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais