Buscar

Discuriva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Discursiva
Fundamentos para Educação Especial
A Educação Física e o Esporte na Escola
NOTA 7.8
Questão 1
Considere a afirmação a seguir 
“A postura de certos estabelecimentos de ensino tem demostrado uma desvalorização da educação física como disciplina curricular, pois dão destaque a essa disciplina apenas para obter resultados esportivos que serão utilizados como marketing em benefício da instituição e não do educando”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em SHIGUNOV, V e SHIGUNOV Neto, A. (org) Educação Física conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre Mediação, 2002
De acordo com Betti (1991), autor citado no livro-base A educação física e o esporte na escola cotidiano, saberes e formação, são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil o francês, o desportivo generalizado e o esportivo. Fale sobre o método esportivo.
Nota 16.0
O método esportivo não chegou a caracterizar-se como um método padronizado, mas ao eleger o esporte formal como conteúdo principal, acaba lhe dando uma concepção de técnica esportiva bastante rígida. Esse passa a ser o modelo formal do Esporte de alto rendimento é assumido em sua plenitude, sem qualquer diferenciação, como também sem uma reflexão pedagógica mais profunda, passando então a ser adotado como sinônimo de Educação Física (p. 17)
Resposta
Não chegou a caracterizar-se como um método padronizado, mas ao eleger o esporte formal como conteúdo principal, acaba dando-lhe uma oncepção de técnica eportiva bastante rígida.
Questão 2
Leia o fragmento de texto a seguir 
“Entendemos que a Educação Física na escola se relaciona diretamente com a corporalidade e o movimento humano, que implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas como o esporte, o jogo, a ginastica, as lutas, a dança, entre outras”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. Práticas Pedagógicas da Educação Física nos tempos e espaços escolares a corporalidade como termo ausente In BRACHT, V.; CRISÓRIO, R. (Coord). A Educação Física no Brasil e na Argentina identidade, desafios e perspectivas. Campinas Autores Associados, 2003. 
De acordo com Betti (1991), autor citado no livro-base A educação física e o esporte na escola cotidiano, saberes e formação, são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil o francês, o desportivo generalizado e o esportivo. Nesse contexto, fale sobre método francês.
Nota 20.0
O método francês caracterizava-se pelo comando e a formalidade do conteúdo (p. 16)
 
Resposta
Caracterizava-se pelo comando e a formalidade do conteúdo.
Voltado para a formação do soldado combatente e do trabalhador produtivo.Direcionado para o aprimoramento da saúde e o fortalecimento da raça, a consolidação de certas disciplinas e a manutenção de ordem.
Questão 3
Leia e observe algumas ações pedagógicas dos professores em relação aos alunos com necessidades especiais
 
“ Multiplicavam-se manuais e propostas que davam centralidade às seguintes práticas fazer os surdos ouvir e falar, (re)habilitar membros dos alunos com deficiências físicas neuromotoras, promover reeducação visual de crianças com baixa visão etc. Esse enfoque caracteriza o professor como um terapeuta, e a escola como um espaço clínico distanciados das discussões pedagógicas que envolvem o conhecimento acadêmico que cabe ao ensino regular.” ( Fernandes, 2011, p. 200)
(FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba Ibpex, 2011).
A formação inicial de professores para educação especial acompanhou o paradigma de atendimento clínico-terapêutico. Uma área da educação voltada a grupos de alunos que apresentavam atrasos na aprendizagem devido à deficiência e às disfunções que tinham. Ao ler o trecho acima segundo a obra de Fernandes (2011) elenque três argumentos que caracterizam esta concepção.
Nota 10.0
Valorização do especialismo. Articulação dos conhecimentos médicos e pedagógicos. Tratar e recuperar o aluno. Marcado por um projeto da formação do especialista ( Século XX)
 
Visão de aluno anormal, incompleto, incapacitado, mas com direito de uma vida mais próxima da normalidade, ajuda dos recursos e serviços especializados (p.199)
 
(...) práticas de exclusão dos alunos que não correspondiam ao ideal de civilidade pretendido pela escola. (...) alunos marginalizados que reprovavam ou não atingiam a media exigida para comprovação de sua aprendizagem, era explicada com base na limitações orgânicas (...). (p.199)
Foco da formação em origem da deficiência; procedimentos de identificação e classificação ( graus e tipos de deficiências); ações de normalização (habilitação e reabilitação de funções comprometidas); metodologias de ensino específicas ( adaptações de materiais e métodos) (p.199)
Resposta
Articular conhecimentos médicos e pedagógicos.
Uma concepção de atendimento regida por um modelo clínico-terapêutico, que ainda carregava a herança assistencialista de sua fundação, baseada na (re) habilitação dos alunos.
O processo assentava-se em conteúdos voltados à conceituaçõ e à etilogia das deficiências, dos métodos e das técnicas específicas que objetivaram tratar ou recupar aspectos da fisiologia dos alunos para que se aproximassem dos padrões de normalidade .
A formação priveligiada o aprofundamento do conhecimento por área de deficiência, ao invés de oportunizar conhecimentos genéricos sobre várias delas.
Questão 4
Observe a imagem abaixo
Fonte Orientações técnicas sobre equipamentos das salas de recursos multifuncionais. Secretaria de Estado da Educação. Fundação Catarinense de Educação Especial, 2010.
Ao observar a imagem explique a um grupo de professores segundo Fernandez (2011) o conceito de sala de recursos multifuncionais.
Nota 16.0
“Espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e profissionais com formação para atendimento às necessidades educacionais especiais. Utilizado para o atendimento das diversas necessidades educacionais especiais e para desenvolvimento das diferentes complementações ou suplementações curriculares.” ( p.147).
Resposta
É um espaço organizado com materiais didáticos- pedagógicos, equipamentos, mobiliários, para o atendimento às necessidades educacionais especiais.
Questão 5
Na escola Pedro Macedo acontecerá uma reunião para os pais que matriculam seus filhos no Ensino Fundamental. O principal objetivo dos atores educativos é apresentar as regras de funcionamento e relacionamento entre familiares-alunos e funcionários. Haverá um momento de apresentação e esclarecimento sobre a importância do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, como também, a discussão sobre a responsabilidade e comprometimento com o processo de inclusão escolar. Para isto, a escola disponibiliza para todos os alunos (de forma permanente ou temporária) o Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Para exemplificar, foram mostrados aos pais os recursos de acessibilidade disponíveis. Foram apresentados estes dois
Fonte www.contagem.mg.gov.br
As imagens acima correspondem a tecnologias voltadas para qual grupo-indicado de atendimento educacional especializado Quais são estas tecnologias Especifique.
Nota 16.0
Deficiência visual (cegueira e baixa visão) (p. 147) Sistema Braille e recursos ópticos) prancha de leitura com lupa.
Resposta
Lupa eletrônica
Alfabeto em braille

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando