Buscar

Acidose Ruminal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO 
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA 
CLINICA MÉDICA E TOXICOLOGIA DE ANIMAIS DE PRODUÇÃO II
ACIDOSE RUMINAL
Acadêmicos: Jacqueline Macedo, João Nantes, José Neto, Juliana Gomes, Nicolle Oliva e Thaynara Gonçalves.
VOCÊ SABE O QUE É ACIDOSE RUMINAL?
	A acidose ruminal ou acidose lática é uma doença metabólica aguda que ocorre em ruminantes e que tem como causa principal a ingestão alta e súbita de grãos ou outros carboidratos não-fibrosos que fermentam rapidamente.
DIAGNÓSTICO
	O diagnóstico deve basear-se na observação dos sinais clínicos (depressão, anorexia, incoordenacão), associados a um histórico de alimentação com grandes quantidades de grãos ou outros alimentos facilmente fermentáveis. Os achados laboratoriais e de necropsia (excessiva acidez do conteúdo ruminal, baixo pH do plasma e urina, necrose e inflamação da mucosa do rúmen etc.) serão de importância para definição do problema.
TRATAMENTO
	Evitar o acesso adicional aos carboidratos e oferecer feno de boa qualidade à vontade. Exercitar os animais a cada hora por 12 a 24 horas para restabelecer a motilidade do sistema digestivo e administrar oralmente hidróxido de magnésio ou de bicarbonato de sódio a fim de tamponar o conteúdo do rúmen.
PREVENÇÃO
	Lotes de bois ou novilhas que vieram do pasto e nunca receberam concentrados devem ter um período de adaptação mais longo. Nos primeiros dias do confinamento ofereça mais volumosos (silagem, capim, bagaço ou feno) que concentrados, os quais devem ser fornecidos em quantidades crescentes lentamente. Nunca introduza bovinos não adaptados em grupos já adaptados, pois são comuns os casos de acidose nesses animais. Nunca deixe os bovinos sem comida, ou com cocho quase vazio, bois com fome comem muito alem da conta.
BRANDINI, J.C, Doenças em bovinas confinados. Campo Grande: EMBRAPA-CNPGC, 1996, 62p. 
1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando