Buscar

1 - Sistema internacional de proteção aos Direitos Humanos 08 - 10

Prévia do material em texto

Sistema internacional de proteção aos Direitos Humanos
A consolidação, ou seja, a verdadeira consolidação do Direito internacional dos Direitos humanos surge em meados do Sec. XX em decorrência da segunda guerra mundial e surge como resposta as atrocidades e aos horrores ocasionados pelo nazismo na segunda grande guerra. 
Primeiro precedentes históricos de processo e internacionalização e universalização dos Direitos Humanos.
Direito nacional humanitário
É conhecido como direitos internacional dos conflitos armados, é um conjunto de leis que protege pessoas em tempo de conflitos armados, limitando a atuação do Estado e assegurando a observância de Direitos Fundamentais, essas leis se destinam a proteger militares postos fora de combate e a população civil, que são todas as pessoas que são feridas em guerra, náufragos, civis e etc que são ajudadas pela cruz vermelha em campo de guerra. 
Liga das nações
 Liga das nações foi instalada em Janeiro de 1919 pelo tratado de Versalhes o mesmo que colocou fim a 1ª guerra, e foi alto dissolvida em 1946, seu objetivo, o objetivo da liga das nações era manter a paz e a ordem no mundo inteiro evitando conflitos desastrosos como os ocorridos na Europa na 1ª guerra. A liga das nações não dispunha de um corpo militar, esse corpo militar hoje é chamada de força de paz, a única ferramenta de coerção era baseada em sanções econômicas. 
Organização internacional do trabalho (OIT)
 A OIT foi criada pela conferência de paz após a 1ª guerra e sua constituição converteu-se na parte 13 de Versalhes. O fundamento da OIT é o princípio de que a paz universal e permanente só pode basear-se na justiça social. 
Internacionalização dos Direitos Humanos
Esses institutos rompem com a antiga concepção de soberania nacional absoluta na medida em que admitem intervenções do plano nacional em prol da proteção dos Direitos Humanos, passando a aceitar a capacidade processual internacional dos indivíduos, bem como a concepção de que os Direitos Humanos não se limitam apenas a exclusiva jurisdição doméstica, mas constituem matéria de legitimo interesse internacional. O processo de internacionalização dos Direitos Humanos pressupõe a delimitação a soberania estatal.
Criação do tribunal de Nurembergna
O tribunal Nurembergna foi criado através de um acordo, acordo de Londres de 1945, esse tribunal de Nurembergna verdade é um tribunal internacional criado para julgar os crimes de guerra. O significado principal foi reconhecer que os indivíduos tinham Direitos reconhecidos pelos Direito internacional.
Carta das nações Unidas
Carta das nações Unidas de 1945 consolida o movimento de internacionalização dos Direitos Humanos, o propósito das nações unidas é alcançar a cooperação internacional para a solução de problemas econômicos, sociais, culturais e encorajar o respeito aos Direitos Humanos liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, línguas e religião.

Continue navegando