Buscar

Respostas As Aventuras de Karl Marx contra Barão de Münchhausen

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LÖWY, Michael. Introdução: Visões sociais de mundo, ideologias e utopias no conhecimento científico-social. In: LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx e Barão de Münchhausen. 5 ed. São Paulo: Cortez, 1994. p. 9-62.
Como a ideologia e a utopia articulam-se na constituição de uma visão social de mundo? 
A visão social de mundo – que advém originalmente do conceito “ideologia total” de Manheim apud Löwy (1994), articula-se em dois termos a ideologia e a utopia, a primeira, traz consigo reflexões pré-concebidas, associado à manutenção de classes, já a segunda, traz a neutralidade (ou tende a ela) atuando criticamente.
De acordo com Löwy quais são os três postulados principais do positivismo?
Conforme Löwy (1994) argumenta o positivismo parte de três pressupostos: 
A sociedade perpassa a sua própria autonomia, suas feições construtivas advêm de uma lei inalterável que se realizara naturalmente. 
Numa acepção físico-biológica dos métodos, a sociedade é tratada como objeto de estudo da mesma forma que um fenômeno natural. 
A ciência em geral deve ser de certo modo colocando-se certa restrição (visto que não funcionaria exatamente assim nas ciências sociais), sendo ela objetiva, e que se reserva a observação.
Como se apresenta a ideologia no pensamento de Condorcet e Saint Simon?
À medida que ele denomina “ciência natural da sociedade”, a medida que será utilizada também por Comte, relativamente a um dos itens do postulado positivista, demonstra uma pesquisa social com o mesmo tratamento das ciências naturais, pela qual apresenta-se uma fugacidade dos atos passionais e que se esbanja de gostos.
De que forma os postulados do positivismo estão presentes no pensamento de Augusto Comte e Emille Durkheim? 
Nos seus postulados Comte, encontra-se a terminologia “física social” que segue a mesma linha mencionada na questão anterior, a sociedade como algo que segue diretrizes da natureza, dizendo que há uma unicidade entre as duas. A outra constatação seria, a “lei natural invariável”, mas uma vez, incontestavelmente a lidimidade dos fundamentos axiológicos do positivismo, o que não deixa expurgar a divisão de classes e seu mantimento. 
Em relação a Durkheim apud Löwy (1994), encontra-se As regras do método sociológico que nada mais é que a coisificação dos fatos sociais, e mais uma vez confirma a ideia da ligação ciências naturais-sociais, ditas exaustivamente, essa conexão necessária, segundo ele, chama-se lei social natural.
Em que consiste o afastamento e Max Weber em relação ao positivismo e de que modo estes postulados do positivismo se fazem na obra de Weber?
Ele se ajusta na sociologia comtiana através do postulado da neutralidade axiológica das ciências sociais pela qual o pesquisador não deve influir com seus julgamentos de valor. Contraponto a essa escola, levando em consideração o marxismo e, consequentemente, o historicismo (negligenciado por Durkheim), conforme o “imã” representado pelo poderio burguês frente ao proletariado. Apesar de sua argumentação não se reduz a classes sociais, mas grupos sociais políticos, religiosos, dentre outros. 
Qual é o critério de objetividade de Karl Popper? 
Cunhado como objetividade institucional desata o nó, ao menos na teoria, da problemática científica em relação a parcialidade existente. Sendo que o objetivo coletivo é fruto de uma coletividade, ou seja, uma legião de buscadores da “verdade” que é refletido a posteriori, em cada um dos indivíduos concernentes. 
 
Kauan Mateus Kubaski. Introdução a Ciência Geográfica.

Outros materiais