Buscar

Nota 92

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota 92
discursiva
Questão 1/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
A avaliação de desempenho de um piloto pode ser entendida da seguinte forma:
[...]
Convivência: que o piloto saiba propiciar bem-estar aos passageiros ao alçar voo, ao assegurar o avião no ar, ao garantir voo seguro e ao aterrissar sem percalços.
 
Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 118.
 
Com base na analogia apresentada por Both (2008), justifique o conceito de convivência enquanto componente avaliativo.
Nota: 16.0
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 119)
As funções de competência, capacidade e habilidade desembocam na convivência, na forma de manifestações positivas explicitas de desempenho por parte do educando. Convivência, no caso, representa o destino final dos benefícios advindos das demais funções.
Em termos pedagógicos, auto-estima, melhoria comportamental e consequentemente aumento do desempenho escolar são resultados que necessariamente se reforçam quando o aluno percebe progressos em competências – domínio de conhecimentos, em capacidades – saber relacionar e aplicar conhecimentos e em habilidades – relacionar e aplicar conhecimentos de forma criativa e criadora.
Resposta:Convivencia avaliativa sugere domínio de conhecimentos,requer saber o que fazer, como aplicar e relacionar os conhecimentos, no componente capacidade na questão da habilidade presupoem saber relacionar e aplicar os conhecimentos, bem como dar-lhe aplicabilidade de forma criativa e críadoura. A convivencia se implica ser valorizado como pessoa competente,capaz e hábil, fazer refletir o bem estár.
Questão 2/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
Avaliar na escola não é tarefa facial, talvez pelo fato de sabermos que, há tantos anos, desde o início da educação brasileira, a avaliação visa “medir” o desempenho dos alunos em diversas escolas brasileiras, e o ato de avaliar é usado como disputa de poder entre docentes e educandos.
 
Fonte: DALLA VALLE, L. R. L; LUCA, N, L, R. Avaliação Educacional. Curitiba: Opet, 2012, p. 21.
 
Com base no fragmento do texto acima, e de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, explique a relação entre os seguintes aspectos:
Avaliação da aprendizagem
Dados quantitativos
Fórmulas matemáticas
 
Nota: 16.0
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 29 e 46)
Medir a qualidade da aprendizagem mediante emprego de operações e fórmulas aritméticas, não se coadunam com a avaliação, quando encarada como processo dinâmico, construtivo, formativo, para a tomada de decisão.
Notas e conceitos, portando, são aceitos na avaliação contanto que não interrompam a dinamicidade da aprendizagem. Os aspectos quantitativos jamais podem sobrepor-se aos qualitativos, sob pena de aprendizagem perder seu sentido critico – construtivo.
 
Resposta:Algumas das diversas formas de apresentação de concepções de avaliação surgem com base em investigações de cunho científico ou como experimentação prática e de colocação á prova de novas modalidades avaliativas, que respondem cada vez melhor a necessidade de interação entre aprendizagem e avaliação.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto abaixo:
 
"A pedagogia histórico-crítica enfatiza que os conteúdos universais e culturais devem ser trabalhados com base na relação direta das experiências trazidas da realidade social e confrontadas com o conhecimento sistematizado".
 
LIMA, Michelle Fernandes; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; PINHEIRO, Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 94.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, discorra sobre as características da metodologia de ensino adotada na concepção da pedagogia histórico-crítica.
Nota: 20.0
	A metodologia adotada se baseia na busca de relações entre o que o aluno já conhece (senso comum) e a forma mais elaborada desse mesmo conhecimento (ciência) (p. 157).
Resposta:Essa pedagogia é tributária da concepção dialética, especificamente na versão do materialismo histórico, tendo fortes afinidades, no que se refere ás suas bases psicológicas, com a psicologia histórico-cultural desenvolvida pela escola "ESCOLA de VIGOTSKI". A educação é entendida como ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada individuo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto de homens. Em outros termos, isso significa que a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social se põe,portanto,como ponto de partida e ponto de chegada da prática educativa. Dai decorre método pedagógico que parte da prática social onde o professor e aluno se encontram igualmente inseridos, ocupando,porém posições distintas , condição para que travem uma relação fecunda na compreensão. 
Questão 4/5
Leia o excerto de texto abaixo:
 
"O aparelho ideológico do Estado (AIE) pode não somente ser alvo, mas também o local da luta de classes e, por vezes, de forma renhidas da luta de classes".
 
ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010 p. 110.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, descreva as características relativas às teoria da escola como aparelho ideológico do Estado.
Nota: 20.0
	A teoria da escola como aparelho ideológico do Estado teve Louis Althusser como grande autor dessa teoria. Esse autor afirma que o Estado, embora se apresente como representante das necessidades e aspirações de todos os membros da sociedade, é, na verdade, representante da classe dominante. A classe dominante se utiliza do Estado, e este, por meio de dois “aparelhos”, organiza a sociedade de modo que os donos dos meios de produção se mantenham no poder p. 125.
Resposta:Nessa teoria, o estado embora se apresente como representante das necessidades e aspirações de todos os membros da sociedade, e, na verdade,da classe dominante.A classe dominante se utiliza do estado e,este,por meio de dois aparelhos organiza a sociedade de modo dos meios de produção se mantenham no poder.
Questão 5/5
Leia a seguinte citação:
 
"As teorias (ou concepções) não críticas de educação compreendem a sociedade como essencialmente harmoniosa, tendendo a integração dos seus membros".
 
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura de vara, onze teses sobre educação e política. 40. D. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 130.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, discorra sobre as características das teorias não críticas da educação.
Nota: 20.0
	A pedagogia liberal começou a se instituir como consolidação da burguesia na Europa, no início do século XIX. Num primeiro momento, foi revolucionária por defender, pela primeira vez na história, o princípio de que a educação é direito de todos. Fazem parte das teorias não críticas: pedagogia tradicional, pedagogia nova e pedagogia tecnicista (p. 88).
 
Resposta:Na pedagogia tradicional a iniciativa cabia ao professor que era, ao mesmo tempo o sujeito do processo em outras palavras, o elemento decisivo e decisório.Na pedagogia nova a iniciativa desloca-se para o aluno, situando-se o nervo da ação educativa na relação professor-aluno,portanto relação interpessoal.Na pedagogia tecnicista ,o elemento principal passa ser a organização racional dos meios o

Outros materiais