Buscar

PROVA Discursava de sociocultural e filosoficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
Avaliar na escola não é tarefa facial, talvez pelo fato de sabermos que, há tantos anos, desde o início da educação brasileira, a avaliação visa “medir” o desempenho dos alunos em diversas escolas brasileiras, e o ato de avaliar é usado como disputa de poder entre docentes e educandos.
 
Fonte: DALLA VALLE, L. R. L; LUCA, N, L, R. Avaliação Educacional. Curitiba: Opet, 2012, p. 21.
 
Com base no fragmento do texto acima, e de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, explique a relação entre os seguintes aspectos:
Avaliação da aprendizagem
Dados quantitativos
Fórmulas matemáticas
 
Nota: 0.0
	Espera-se que o acadêmico apresente em seu texto os seguintes conceitos: (Livro-base, p. 29 e 46)
Medir a qualidade da aprendizagem mediante emprego de operações e fórmulas aritméticas, não se coadunam com a avaliação, quando encarada como processo dinâmico, construtivo, formativo, para a tomada de decisão.
Notas e conceitos, portando, são aceitos na avaliação contanto que não interrompam a dinamicidade da aprendizagem. Os aspectos quantitativos jamais podem sobrepor-se aos qualitativos, sob pena de aprendizagem perder seu sentido critico – construtivo.
 
Resposta: 
Questão 2/5
Atente para a seguinte citação:
 
"Durante a República ocorreram significativas mudanças nos currículos, principalmente com o fim da obrigatoriedade do ensino religioso e a ênfase na educação moral e patriota, além da divulgação dos valores do trabalho como atividade edificante. Organizaram-se as séries graduadas de ensino de acordo com a idade e o nível de desenvolvimento da criança. As escolas primárias para as classes populares, porém, ofereciam saberes rudimentares, nitidamente inferiores aos ministrados nos colégios particulares".
 
VEIGA, Cynthia Greive. História da educação. São Paulo: ática, 2007 (p. 99)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos das teleaulas e no livro-base da disciplina, descreva como era a educação durante a República.
Nota: 0.0
	Com a Proclamação da República em 1889, o governo presidencialista assumiu a filosofia positivista como princípio para a educação e propôs a liberdade e a laicidade do ensino, ressaltando o papel do estado na oferta do ensino primário gratuito (p. 32).
Resposta: 
Questão 3/5
Leia a seguinte citação:
 
"A pedagogia histórico-crítica trata o conhecimento como resultado das conquistas da humanidade no decorrer dos séculos, registradas em forma de ciência, filosofia, arte. Há, portanto, um saber objetivo a ser apreendido pelo estudante mediante uma ação pedagógica organizada, planejada, intencional".
 
SUHR, Inge Renate Fröse; SILVA, Simone Zampier da. Relação professor-aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 38.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, discorra sobre os conteúdos de ensino na concepção da pedagogia histórico-crítica.
Nota: 20.0
	Os conteúdos têm grande relevância para a pedagogia histórico-crítica. Eles são os conhecimentos historicamente acumulados pela humanidade, mas sempre reavaliados em face das realidades sociais. O critério para a seleção dos conteúdos é a sua relevância para ajudar os estudantes a compreenderem a prática social, ou seja, são conteúdos que devem contribuir para a análise e compreensão da realidade na qual o aluno se insere e para que ele possa agir de maneira autônoma, como sujeito capaz de contribuir para a transformação da sociedade injusta na qual vivemos (p. 155).
Resposta: Nessa concepção ,não faz sentido propor ações formais de avaliação ,mas ,sim,acompanhar o progresso do grupo rumo á conscientização por meio da autoavaliação e de produções escritas.a medida da real aprendizagem seria a mudança no modo de agir da comunidade ,promovida pela conscientização gerada nas discussões realizadas.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
"A pedagogia libertária coloca como papel da escola o de exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário".
 
GAZIM, E.C. B.B. et al. Tendências pedagógicas brasileiras: contribuições para p debate. Revista chão da escola. Curitiba, n. 4, p.41, out.2005.
 
Tendo por base o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base da disciplina, discorra sobre as características que dizem respeito à pedagogia libertária.
Nota: 20.0
	A pedagogia libertária está ligada à filosofia do anarquismo, movimento que possui como uma de suas características principais uma desconfiança profunda em relação ao papel do Estado, considerando-o nocivo e desnecessário para impedir a liberdade. A pedagogia libertária coloca como papel da escola exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário. A escola deveria instituir modificações institucionais que alcançaria níveis mais amplos da organização social. Com base na participação grupal, deveria contribuir para o desenvolvimento de pessoas livres e autônomas, que pudessem se organizar coletivamente em assembleias, conselhos, associações etc. (p. 139-141).
Resposta: a pedagogia libertária coloca como papel da escola exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário .A escola deveria instituir modificações institucionais que alcançariam níveis mais amplos da organização social .os conteúdos são colocados á disposição do aluno,mas ão são exigidos,pois considera-se que o mais importante é o conhecimento que resulta das experiencias vividas pelo grupo. O método de ensino preconizado da pedagogia libertária se baseia a vivencia grupal,na autogestão ,na iniciativa dos alunos.
Questão 5/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
No princípio era o caos. Um dia o professor descobriu que podia mandar o aluno para fora da sala, que a instituição cuidava de ameaça-lo com a expulsão. Mais tarde um pouco descobriu que tinha em mãos uma arma muito mais poderosa: a nota. Começou a usá-la então para conseguir a ordem no caos. O caos se fez cosmos, o maldito cosmos da nota.
 
Fonte: VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 15 ed. São Paulo: cadernos Libertad, p. 15.   
 
Considerando as ideias apresentadas no texto acima, e de acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, descreva um texto justificando o conceito de avaliação.
Nota: 16.0
	Espera-se que o acadêmico apresente os seguintes aspectos no texto (Livro-base, p. 27, 28):
A avaliação precisa ser entendida, principalmente por docentes, como elemento importante e fundamental para a tomada de decisões a respeito de questões do cotidiano escolar, mas sobretudo, quem avalia precisa ter pleno domínio sobre as concepções de caráter contínuo e cumulativo, bem como do caráter formativo e somativo em qualquer área do conhecimento, além de reconhecer que a avaliação visa redirecionar, realimentar e valorizar o papel do ensino em função da aprendizagem.
O objetivo maior da avaliação, não é identificar o quanto o aluno sabe e com que profundidade aprendeu os conteúdos, mas verificar os caminhos que o levaram a esse conhecimento.
Resposta: avaliar é por certo ,um processo de justiça e de responsabilidade e por assim ser,compreende valores ierentes ao avaliador,como já comentamos.a avaliação concebe o aluno em sua globalidade psicossocial,respeitando tanto a sua individualidade quanto a sua condição de ser com o outro.

Outros materiais