Buscar

Apol 5 fundamentos e comportamento empreendedor

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Em 1994, quando o recém-formado economista Samy Liechti foi convidado por seu chefe para participar de um encontro com clientes japoneses em Zurique, ele não sabia que esse dia iria mudar sua vida. Depois de uma reunião produtiva, os japoneses o convidaram para uma cerimônia de chá. A tradição exige que você tire os sapatos para tais ocasiões. Foi aí que um erro tão vergonhoso ficou nítido: as duas meias usadas por Samy eram diferentes, em idade e estilo. Uma era preto profundo e de tecido suave, a outra velha e de tecido riscado, com um pequeno furo no dedão do pé.
A situação embaraçosa fez Samy Liechti refletir sobre como gerenciar o seu problema pessoal de meias e evitar situações semelhantes no futuro. Em 1999, nascia a assinatura de meias, pelo seu site blacksocks.com, onde um executivo que dependesse diariamente de meias pretas poderiam escolher assinaturas que lhe entregassem 3 pares de meias, 3, 4 ou 6 vezes ao ano. O negócio foi um sucesso muito maior do que se esperava. Hoje são mais de 40.000 clientes em 74 países diferentes.
 
Diante do exposto podemos afirmar:
I – Samy Liechti identificou uma oportunidade de negócios a partir de uma experiência pessoal vergonhosa, gerando um negócio com mais de 40.000 clientes em 74 países.
Significa dizer que:
II – Mesmo ideias de negócios sem muito sentido, podem ser potencializadas com a modelagem de negócios, criando negócios inovadores.
A respeito dessas frases, é correto afirmar que:
	
	A
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
	
	B
	a primeira é verdadeira, e a segunda é falsa
	
	C
	as duas afirmações são falsas
	
	D
	as duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
	
	E
	as duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
Você acertou!
Para empreendedores de sucesso não existem ideias de negócios ruins, existem ideias mal elaboradas, mal formuladas, mal gerenciadas. Neste caso temos o exemplo de uma ideia de negócios criada a partir de uma situação do dia-a-dia, que após a modelagem e com uma gestão eficiente, tornou-se uma empresa multinacional.
Questão 2/5
As organizações que buscam disseminar o conhecimento organizacional têm desenvolvido características de uma organização que aprende. Além disso, entende que o indivíduo além de fazer parte da organização, participa de outros grupos como família, amigos, entre outros e traz no conhecimento suas experiências. Em contrapartida, a gestão do conhecimento, enfrenta alguns desafios e a empresa que souber criar oportunidades para passar esses obstáculos tem mais chance de sobreviver no mercado competitivo. Sendo assim, leia as afirmativas abaixo sobre gestão do conhecimento.
I - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.
II - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na comunicação entre o departamento de recursos humanos e os executivos das empresas, que valoriza as interações entre si para se apropriar de diferentes formas de conhecimento.
III - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação de informações nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.
IV - A gestão do conhecimento dependente, exclusivamente, da aplicação da tecnologia.
V - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas pessoas, que valoriza as interações sociais.
Leia as afirmativas abaixo e assinale a correta:
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	Apenas a afirmativa I e V estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas II e V estão corretas
	
	E
	Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas
	
Questão 3/5
Analise e Responda
Uma das maiores falácias sobre a modelagem de negócios é que ela é burocrática. Não raro utilizam o seguinte termo para condená-la: BDUF, sigla que em inglês significa “Big Design Up Front”. Numa tradução livre, “um montão de diagramas antes de qualquer coisa”. O termo não foi criado exclusivamente para a modelagem de negócios. Mas pegou. E não de forma gratuita. Realmente há muita gente que acha que deve modelar todo um negócio, ou boa parte dele, antes de fazer qualquer outra coisa em um projeto.
http://pfvasconcellos.eti.br/downloads/Manuscrito_0.9.pdf
Com base com nesta reflexão é possível afirmar que a modelagem de negócios nos ajuda a:
I – Modelar a Visão do Negócio: que também pode ser chamada de Visão da Motivação (do Negócio). Ela nos ajuda a entender o negócio e seu ecossistema, detalhando principalmente as suas motivações, seus objetivos e metas.
II - Visão da Estrutura: que nos ajuda a analisar todos os recursos utilizados, consumidos ou produzidos por uma empresa.
III -  Visão dos Processos: que cuida de toda a parte “viva” de uma organização, toda a sua dinâmica.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Modelar um negócio implica estabelecer uma visão de seu funcionamento, sua estrutura e processos. 
Você acertou! Modelar um negócio exige do empreendedor uma visão geral do negócio, de sua estrutura e de seus processos.
 A modelagem de negócios nos ajuda a ter
 uma visão do todo e de suas partes em constante interação. 
	
	B
	Modelar o negócio envolve apenas estabelecer a visão de negócio.
	
	C
	Modelar o negócio envolve apenas estabelecer sua estrutura.
	
	D
	Modelar o negócio envolve apenas estabelecer seus processos.
	
	E
	Modelar o negócio envolve a estrutura e os processos, sem a visão do negócio
Questão 4/5
(adaptado de ENADE 2012)
A discussão sobre novas formas organizacionais explora modelos de gestão flexíveis, caracterizados pela tomada de decisão mais frequente, rápida e complexa, pelo achatamento de níveis hierárquicos, pela contínua e ampla aquisição e compartilhamento de informações e pelo fomento à aprendizagem organizacional. Em paralelo, questiona elementos do paradigma modernista de organização, como a racionalidade instrumental, a produção em massa e o modelo fordista de organização do trabalho.
 
Essas novas formas organizacionais são vistas pelos estudiosos de duas maneiras principais: a) como representação de uma lógica de ação diferente da instrumental, que é típica do modelo modernista de organização; e b) como aperfeiçoamento da abordagem contingencial da administração. Os estudos realizados carecem, entretanto, de aprofundamento para que se possa considerar as chamadas organizações pós-modernas ou como expressão da ruptura qualitativa com a modernidade ou como versão especificamente histórica de organizações modernas. Os estudos de Peter Senge sobre organizações que aprendem revelam cinco disciplinas, as quais devem se integrar, para favorecer o comprometimento e a capacidade de inovação dos seus colaboradores.
 
Considerando as ideias acima, avalie as afirmações a seguir:
I - A abordagem contingencial, própria do projeto modernista de organização, procura discutir as novas alternativas organizacionais em um ambiente considerado turbulento e competitivo, com a preocupação de desenhar o melhor arranjo organizacional para o alcance de maior efetividade.
II - De acordo com a compreensão sistêmica e comportamental da administração, as novas formas organizacionais revelam a ruptura com a racionalidade instrumental, caracterizando o paradigma pós-modernista.
III - A quinta disciplina “pensamento sistêmico”, bem como as outras propostas por Senge, são um conjunto de práticas de aprendizagem, por meio das quais um indivíduo se modifica, adquirindo novas habilidades, conhecimentos, experiências e níveis de consciência de si, e expande assim essa mudança para todos os níveis organizacionais.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenasB
	II, apenas
	
	C
	I e III, apenas
	
	D
	II e III, apenas
	
	E
	I, II e III.
Você acertou!
Alternativa correta: E. Resgatando os conceitos da abordagem contingencial estudada anteriormente e contextualizando com o conceito
 de organizações que aprendem, temos que as cinco disciplinas defendidas por Peter Senge tem como objetivo criar 
vantagem competitiva para as organizações por meio de domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, 
aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico.
	
Questão 5/5
Adotar a gestão por competência como modelo de gestão significa que as empresas devem orientar seus esforços para fazer o planejamento, a captação, o desenvolvimento e a avaliação das competências necessárias para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Dessa forma, leia as assertivas abaixo sobre no que implica a gestão estratégica por competências:
 
I - incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.
II - mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização.
III - focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização.
IV - integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas.
V - adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	II e IV
	
	B
	Você acertou!
Alternativa correta: B. De acordo com a Carvalho et al (2008), a gestão por competência se baseia no que implica o conceito de competência: 
a integração entre conhecimentos (C), habilidades (H) e atitudes (A), conjunto chamado então de CHA, sendo o mapeamento das competências
 organizacionais o primeiro passo a ser realizado na gestão por competência e devem estar em consonância com os objetivos e metas 
empresariais.
	
	C
	
	
	D
	III e IV
	
	E
	III

Continue navegando