Buscar

Seminários Integrados Avaliação Parcial

Prévia do material em texto

Seminários Integrados Parte superior do formulário
	
Parte inferior do formulário
	
	
Parte superior do formulário
	
Parte superior do formulário
		
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Desempenho: 9,0 de 10,0
	Data: 05/2016 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301783651)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	«Quando Marta e Maria começam a discutir, parece que o mundo acaba. Estas duas irmãs são como água e óleo... Lembro-me de uma vez em que Marta dizia ser um absurdo ser obrigada a fazer o ENADE, já que no fim das contas o que faria seu Curso ser bom ou ruim era a qualidade dos alunos, e o MEC não tinha de ficar se intrometendo nisto... Claro que Maria discordava dizendo que não se tratava de uma intromissão mas sim de um processo estritamente regulamentado, a favor da qualidade da educação no Ensino Superior, em nosso país...»
 Se, no contexto do texto acima, tivéssemos que, como Maria, convencer Marta do valor deste "processo estritamente regulamentado", poderíamos afirmar que:
		
	
	As informações obtidas através do SINAES, que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes, são utilizadas para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas.
	
	O SINAES - Sociedade Nacional de Avaliação do Ensino Superior - é um organismo ligado ao MEC, com o objetivo de auxiliar os Estabelecimentos de Ensino da rede privada a melhorar cada vez mais os Cursos oferecidos ao seu público. 
	
	O MEC não é responsável pela avaliação do ENADE, e sem a própria Instituição de Ensino Superior. É ela que, com o resultado nas provas em mãos, define estratégias para melhoria ou manutenção de seus Cursos específicos.
	
	O ENADE não tem qualquer caráter de informação acerca da qualidade das IES. Seu objetivo é apenas validar os diplomas dos alunos, que finalizam seus Cursos, sendo impedido de recebê-los quando não fazem sãs provas.
	
	O SINAES não tem qualquer caráter de informação acerca da qualidade das IES. Seu objetivo é apenas validar os diplomas dos alunos, que finalizam seus Cursos, sendo impedido de recebê-los quando não fazem sãs provas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301783099)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	«O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antonio Brasileiro...»
 (Música PARATODOS, de Chico Buarque)
 O fragmento da música acima nos aponta para um dos conceitos mais fundamentais da Educação Contemporânea. Tal conceito tem se não sua origem, sua ênfase no meio acadêmico por meio de Boaventuda de Sousa Santos. Estamos nos referindo:
		
	
	Ao Multiculturalismo.
	
	Ao Etnocentrismo.
	
	Ao Pluripartidarismo.
	
	À Diversidade Étnica.
	
	À Xenofobia.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301783081)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em se tratando de desenvolvimento do pensamento humano, ou mesmo que qualificação dos tipos de conhecimento que nos cercam, podemos afirmar que:
I - O Senso Comum é formado por sentimentos, desejos e misticismo. No seu dia-a-dia o homem adquire espontaneamente um modo de entender e atuar sobre a realidade. Algumas pessoas, por exemplo, não passam por baixo de escadas, porque acreditam que dá azar; se quebrarem um espelho, sete anos de azar... 
II - O Conhecimento Científico é formado através da razão e de forma metodologicamente rigorosa procurando excluir, do seu contexto, as emoções, as crenças religiosas e os desejos do homem. 
III - O Conhecimento Filosófico se opõe tanto ao Senso Comum como ao Conhecimento Científico, já que por um lado tem como base a Mitologia; e por outro porque é incapaz de oferecer certezas absolutas, como a Ciência. 
		
	
	Todas são verdadeiras, exceto I.
	
	Todas são falsas.
	
	Somente II é falsa.
	
	Somente II é verdadeira.
	
	Todas são verdadeiras, exceto III.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301783057)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O educador deve buscar, constantemente, estar atento aos conceitos que pairam sobre a sociedade contemporânea. Em se tratando da Escola, e sua inserção no contexto de uma sociedade cada vez mais plural, múltipla, não pode passar despercebido os conceitos abaixo, sobre a Cultura e suas implicações:
I - Diversidade cultural são as diferenças culturais entre as pessoas, como a linguagem, vestimenta e tradições, bem como a forma como sociedades organizam-se: a sua concepção da moral e da religião, a forma como eles interagem com o ambiente, etc. 
II - Universalismo é uma ideologia político-social que defende a validade e a riqueza de qualquer sistema cultural e nega qualquer valorização moral e ética dos mesmos por elementos externos a estes sistemas. Defende que o bem e o mal são valores específicos a cada cultura. 
III - Relativismo cultural é uma ideologia que argumenta que é possível identificar traços comuns em qualquer sociedade, como, por exemplo, a valorização da dignidade da pessoa humana e a proteção contra opressão ou arbítrio. Nessa esteira, afirma-se a ideia de um núcleo mínimo de direitos os quais merecem a salvaguarda em nível global.
 
		
	
	Todas são falsas.
	
	Somente I é falsa.
	
	Todas são verdadeiras.
	
	Somente I é verdadeira.
	
	Somente II é verdadeira.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301892511)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale a alternativa que define o conceito de Educação ambiental:
		
	
	É o estudo da variedade de espécies de organismos mortos encontrados nos diversos ecossistemas do planeta. 
	
	É a contaminação dos rios e mares, a poluição do ar, as queimadas e assim por diante.
	
	É uma ciência (ramo da Biologia) que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente em que vivem. 
	
	É a orientação do ser humano em relação ao ambiente e o exercício de cidadania. 
	
	É a conscientização de que o meio é relevante à sobrevivência, à saúde, ao bem-estar do indivíduo no sentido ético-social em busca de melhorias na qualidade de vida. 
		
	
	 6a Questão (Ref.: 201301903550)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A necessidade da melhoria da qualidade de vida, principalmente nos países em desenvolvimento, está associada ao consumo crescente de energia. Nessa perspectiva, na educação é preciso construir o conhecimento sobre as fontes de energia cujas novas tecnologias de utilização apresentam níveis baixos de impacto e de risco ambientais, dentre elas podemos citar as:
		
	
	termelétrica.
	
	hidráulica. 
	
	solar. 
	
	combustíveis fósseis, termelétrica.
	
	termonuclear. 
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301783123)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	«Quando as irmãs, gêmeas, Marta e Maria começaram a procurar emprego, não tinham ideia do que as esperava. Ambas estavam noivas e afirmavam que apenas se casariam quando tivessem não somente "independência econômica", mas também e principalmente, e "equiparação salarial" de seus respectivos noivos. A duras penas, perceberam que a empreitada que enfrentariam era muito mais complexa que pensavam...».
A luta pela igualdade de gênero no mercado de trabalho tem sido uma das características do próprio processo de desenvolvimento da sociedade. No caso acima, as irmãs Marta e Maria enfrentariam com mais firmemente sua batalha se tivesses consciência de que:
I - As mulheres constituem 70% dos mais pobres no mundo, nos últimos 20 anos, o número de mulheres que vive abaixo da linha de pobreza cresceu 50%.
II - No Brasil, de todas as pessoas que recebem o salário mínimo, 53% são mulheres; o preço da hora de trabalho de uma mulher chega, em média, a custar 14,3% menos do que aquela paga a um homem. 
III - As mulheres representam a maioria dos trabalhadores em tempo parcial e do setor informal e têm uma taxa de desemprego maior que o setor masculino.
		
	
	Todas são falsas.
	
	Todas são falsas, exceto I.Todas são verdadeiras.
	
	Todas são verdadeiras, exceto I.
	
	Somente III é verdadeira. 
		
	
	 8a Questão (Ref.: 201301743304)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Terceiro setor é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. A palavra é uma tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o Primeiro setor (Público, o Estado) e o Segundo setor (Privado, o Mercado).
Podemos afirmar que pertence ao Terceiro Setor, EXCETO:
		
	
	Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
	
	Setor de Serviços (como Correios, por exemplo)
	
	Entidades filantrópicas
	
	Organizações Não Governamentais
	
	Organizações sem fins lucrativos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301783190)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A História da Pedagogia é repleta de avanços e retrocessos, especialmente no que se refere às especificidades do Pedagogo. Talvez um dos elementos mais controversos seja as tão famosas (por elogio ou crítica negativa) HABILITAÇÕES: Supervisão, Administração Educacional, Inspeção, Orientação Educacional. Podemos afirmar, portanto, que o início de tal controvérsia está de definição destas habilitações dentro da parte diversificada dos conteúdos que formam o Pedagogo. Estamos falando, portanto da seguinte Legislação Educacional:
		
	
	Lei 9.394/98.
	
	Lei 5.692/71.
	
	Lei 4.024/61.
	
	Resolução CNE 001/06.
	
	Parecer CFE 252/69.
	
	 10a Questão (Ref.: 201301783217)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	«Quando as irmãs, gêmeas, Marta e Maria começaram
 Dentre as várias contribuições do Educador Paulo Freire ao pensamento pedagógico brasileiro, destaca-se (em especial a partir de sua obra Pedagogia da Autonomia) o conceito de CONTEXTUALIZAÇÃO. Como ele afirma, esta contextualização se dá pela problematização do tema a ser abordado, pela provocação do espírito investigativo do aluno, de sua curiosidade, para a construção de um conhecimento pessoal significativo e relevante. É neste sentido que cada ao educador, que quer assumir este conceito em sua prática cotidiana, interrogar:
I - Por que não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina, a realidade agressiva em que a violência é a constante e a convivência das pessoas é muito maior com a morte do que com a vida?
II - Por que não estabelecer uma necessária "intimidade" entre os saberes curriculares fundamental aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos? 
III - Por que não discutir as implicações políticas e ideológicas de um "tal descaso" dos governantes pelas áreas dos pobres da cidade?
Das interrogações acima, é/são pertinente(s) ao conceito de CONTEXTUALIZAÇÃO de Paulo Freire:
		
	
	Todas elas.
	
	Somente I.
	
	Somente I e II.
	
	Somente II.
	
	Somente II e III.
		
	
	
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando