Buscar

banner de estagio.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade Santa Maria
Orientandos Amanda Alves, Jonathas Barbosa, José Danilo, José Wellington
Orientadora Prof.ª Ms. Isabelle Tavares Amorim
A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO NA MOTIVAÇÃO DENTRO DO ESPORTE
INTRODUÇÃO
OBJETIVOS
Psicólogos, treinadores, preparadores físicos, fisioterapeutas, médicos e dirigentes são profissionais que auxiliam para o melhor desempenho do atleta, mas quem deve decidir se deve ou não ser dada atenção à um determinado aspecto é o próprio atleta. O esporte é muito mais que competir e ganhar. É ter motivação para melhorar as habilidades, passar bem, fazer amigos, vencer, ter emoções, desenvolver o físico e bem-estar. O tipo de motivação pode definir a orientação em jogar. A percepção de quem aplica o programa de Psicologia do Esporte é diferente de quem o recebe. Hoje em dia, dentro da psicologia do esporte, muito se tem pesquisado sobre ansiedade e motivação, porém não há uma atenção maior à percepção do atleta, assim como também aos tipos de intervenções que com eles podem ser realizadas. A psicologia é um instrumento que se tornou extremamente necessária, e isso é comprovado quando questionamos um técnico, por exemplo, sobre qual a área mais importante para um jogador e ele nos responde que é a área mental.
REFERENCIAL
“A vida humana é uma seqüência de competições em diversos níveis: espiritual, mental, físico, social, ecológico e até espacial ou cósmico.” (Cersósimo, 1996)
“(...) as metas específicas do rendimento esportivo devem orientar e direcionar a regulação psíquica na competição.” (Glaber apud Samulski, 1995)
“A curta vida das coroas de louros usadas pelos antigos campeões olímpicos lembra-nos que a vitória é passageira e que os momentos de glória logo fenecem.” (Millman, 1994)
Analisar a influência do profissional da psicologia no desenvolvimento do esportista;
Identificar o profissional de psicologia enquanto motivador no esporte;
Perceber a visão do atleta e do psicólogo em relação ao esporte.
METODOLOGIA
Efetuada de maneira bibliográfica através de 01 (um) livro e 05 (cinco) artigos científicos; além de ter seguido o método qualitativo.
RESULTADOS
Dentro do esporte o psicólogo tornou-se um profissional tão importantes quanto os outros. É importante conseguir conservar corpo e mente saudáveis para se alcançar o objetivo final no empenho do atleta.
CONCLUSÕES
Percebe-se que o psicólogo possui importância inquestionável dentro do esporte e que a visão do atleta sobre essa área, na maioria das vezes, não possui definição estabilizada e/ou qualificada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando