Buscar

Órgãos Associados ao Trato Digestivo Histologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Órgãos Associados ao Trato Digestivo
- Incluem as glândulas salivares, o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar. As principais funções da saliva produzida pelas glândulas salivares são: umidificar e lubrificar a mucosa oral e o alimento ingerido, iniciar a digestão de carboidratos e lipídios e secretar substâncias germicidas protetoras, como a imunoglobulina A (IgA), a lisozima e a lactoferrina. A saliva também é muito importante na manutenção de um pH neutro na cavidade oral e ricas em prolina que se ligam ao cálcio.
Funções: as principais funções do pâncreas são produzir enzimas digestivas que atuam no intestino delgado e secretar para o sangue, hormônios como a insulina e o glucagon, ambos importantes para o metabolismo dos nutrientes absorvidos. O fígado produz a bile, um fluido importante na digestão de gorduras. O fígado desempenha um papel essencial no metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas, além de inativar e metabolizar substâncias tóxicas e drogas. A vesícula biliar absorve água da bile, armazenando-a numa forma concentrada.
--- Glândulas Salivares: são glândulas exócrinas que produzem saliva, fluido que possui função digestiva, lubrificante e protetora. Além das glândulas pequenas dispersas pela cavidade oral, existem 3 pares de glândulas salivares maiores:
-- Glândula parótida: uma glândula acinosa composta; sua porção secretora é constituída exclusivamente por células serosas, contendo grânulos de secreção ricos em proteínas e grande atividade amilase. Esta atividade é responsável pela hidrólise de boa parte dos carboidratos ingeridos. A digestão se inicia na boca e continua-se por um curto período de tempo no estômago, até que o suco gástrico acidifique o bolo alimentar e diminua consideravelmente a atividade da amilase. O tecido conjuntivo possui muitos plasmócitos e linfócitos.
-- Glândula sublingual: uma glândula tubuloacinosa composta, formada por células serosas e mucosas. As células mucosas predominam nestas glândulas, enquanto as células serosas apresentam-se exclusivamente constituído semiluas serosas na extremidade de túbulos mucosos.
-- Glândula submandibular: uma glândula tubuloacinosa composta; sua porção secretora possui tanto células serosas quanto mucosas.
-- Glândulas salivares menores: estas glândulas não encapsuladas estão distribuídas em toda mucosa oral e submucosa. A saliva é produzida por pequenas unidades secretoras e é conduzida a cavidade oral em ductos curtos. Normalmente produzem muco.
--- Pâncreas: é uma glândula mista (exócrina e endócrina) que produz enzimas digestivas e hormônios. As enzimas são armazenadas e secretadas por células da porção exócrina, arranjadas em ácinos. Os hormônios são sintetizados em grupamentos de células epiteliais endócrinas conhecidos como ilhotas pancreáticas. A secreção pancreática exócrina é controlada principalmente por meio de dois hormônios – secretina e colecistoquinina. Na verdade, hormônios e sistema nervoso agem conjuntamente no controle da secreção pancreática.
--- Fígado: é o segundo maior órgão do corpo e a maior glândula. É o órgão no qual os nutrientes absorvidos no trato digestivo são processados e armazenados para utilização por outros órgãos. Grande parte do sangue que vai para o fígado chega pela via porta; uma menor porcentagem é suprida pela artéria hepática. Todos os nutrientes absorvidos pelo intestino chegam pela veia porta, exceto os lipídios complexos, que chegam ao fígado pela artéria hepática. É revestido por uma capsula delgada de tecido conjuntivo que se torna mais espessa no hilo, por onde saem os ductos hepáticos direito e esquerdo, nos linfáticos e a veia porta e a artéria hepática penetram.
--- Vesícula Biliar: é um órgão oco, com formato de pêra, aderido a superfície inferior do fígado. Pode armazenar de 30 a 50 ml de bile. A parede da vesícula consiste em uma camada mucosa composto por epitélio simples e lâmina própria, uma camada de músculo liso, uma camada de tecido conjuntivo perimuscular e uma membrana serosa.

Outros materiais