Buscar

Fichamento Seleção e Viabilidade Financeira de Projetos - Pós Graduação Gestão de Projetos EAD Estácio - Leandro Robady

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Leandro Correia Robady
 Seleção e Viabilidade Financeira de Projetos,
 Tutor: Prof. Geraldo Gurgel Filho
Rio de Janeiro
2015
Estudo de Caso: Demonstração de fluxos de caixa 
Seleção e Viabilidade Financeira de Projetos
Demonstração de fluxos de caixa
REFERÊNCIA: Willian J. Bruns Jr. Julie H. Hertenstein
Devido ao atraso de um vôo, o engenheiro John Stacey perdeu uma aula muito importante de contabilidade, no MBA que ele estava matriculado por incentivo do diretor da empresa a qual trabalhava.
O mesmo ficou tão desesperado que fez contato telefônico com sua amiga Lucille Barnes para solicitar ajuda por parte dela.
Ele havia perdido uma aula muito importante, tratava-se de uma aula dedicada a discussão sobre fluxos de caixa e com certeza cairia no teste. John solicitou a um colega de classe que o enviou os arquivos relacionados a aula, porém as mesmas não o ajudaram porque seria necessário assistir a aula para uma melhor compreensão.
Combinada a reunião com a Lucille Barnes, os dois se encontraram às 14:00h no escritório da Lucille. John levou todas as suas anotações e claro, muitas dúvidas para serem sanadas.
Lucille passou o fluxo de caixa de três grandes empresas para John e o mesmo ficou apreensivo, pois se Lucille o solicitasse a explicação dos mesmos ela iria perceber o quanto ele estava confuso em relação a esta matéria.
Logo veio o alívio por parte de John, pois Lucille começou a explicar como os fluxos de caixa são importantes e úteis para as empresas e que as mesmas devem prepará-los. O s fluxos de caixa revelam informações importantes para os diretores e/ou presidentes das empresas.
Como não poderia ser diferente, não haveria tempo suficiente para que Lucille pudesse explicar a John e o mesmo entendesse tudo em apenas uma “aula”. Portanto decidiram marcar um novo encontro para sanar todas as dúvidas que John com certeza ainda tinha.
Ficou estabelecido que no dia seguinte os dois se reencontrariam. No dia e horários marcados, Lucille havia preparado algumas questões para que John pudesse ter um rumo no estudo dos casos de Fluxo de caixa, matéria até então temida por ele. Lucille com sua experiência e sabedoria adquirida foi logo acalmando a John dizendo que o mesmo não deveria se preocupar com o teste que estava por vir, porquê se ele já sabia como eram preparados as “Demonstrações de resultados” e “Os balanços patrimoniais”, seria fácil entender como funcionam os fluxos de caixa.
Percebe-se até então, analisando-se a primeira página deste material sobre o fluxo de caixa que a Lucille é uma profissional dedicada, com vasta experiência e didática suficiente para ensinar de uma forma leve questões tão complexas.
Os dois mantém um diálogo onde John mesmo preocupado confia no que Lucille está dizendo em relação ao aprendizado. A ponto do mesmo dizer: “Espero que você esteja certa” e que gostava muito do curso de contabilidade e que queria realmente aprender. Lucille por sua vez com toda sua sabedoria e experiência diz a John para esquecer todas as suas anotações por um momento e que se focasse em estudar os fluxos que ela havia lhe dado.
Com tranquilidade e paciência Lucille vai ensinando a parte básica referente a fluxos de caixa. Era dividida em três partes: Atividades operacionais, de investimento e de financiamento. E explicou cada uma das três partes mostrando que as mesmas são de suma importância para a sobrevivência da empresa. A saber:
Atividades operacionais – Incluem o recebimento de dinheiro pela venda de bens ou serviços e saídas de caixa para compra de estoque e pagamentos de salários.
Atividades de investimento – Mostram fluxos de caixa para a compra e venda de ativos geralmente não mantidos para revenda.
Atividades de financiamento – Mostram fluxos de caixa associados ao aumento ou a diminuição de recursos de investidores e credores da empresa.
Se cada uma destas três partes estiverem sólidas e/ou houver preocupação em mantê-las bem gerenciadas, as chances da empresa se manter sólida são ótimas.
Com todas estas informações, John ficou com outras dúvidas. Desta vez em relação a juros. Mais uma vez Lucille explicou também sobre este assunto, o que gerou uma maior curiosidade por parte de John que se motivou a aprender mais e mais.
Após estas explicações, John declara que começou a entender que as demonstrações de fluxo de caixa eram tão úteis como Lucille havia informado. Enquanto Lucille falava, John verificava as demonstrações dos dois primeiros relatórios e notou a grande diferença entre um e outro. No primeiro havia a informação sobre a depreciação e no segundo não.
Com tudo isso, Lucille desenvolveu em John uma vontade de aprender sobre um assunto tão difícil. Foram necessárias várias horas de aula para que ele obtivesse a total compreensão dos assuntos abordados. No caso, sobre os fluxos de caixa.
Já Lucille provavelmente se sentiu gratificada em poder ajudar e o mais importante é que o “aluno”, aproveitou a cada hora, cada minuto e segundos para aprender.
Assim devemos ser em nosso dia a dia. Temos que passar todo o nosso conhecimento e também estarmos dispostos a aprendermos quando as oportunidades surgem. Com este pensamento alcançaremos um vasto conhecimento para a nossa vida profissional e pessoal, tornando-os pessoas melhores e mais capacitadas profissionalmente.
�

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes