Buscar

Aula 8 CÉLULAS DO SANGUE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CÉLULAS DO SANGUE
O sangue está contido dentro de um compartimento fechado, o sistema circulatório, que o mantém em constante movimento. O volume total de sangue em uma pessoa normal é de aproximadamente 7% do seu peso corporal, ou cerca de 5 L em um indivíduo de 70 Kg. 
O sangue é formado pelos glóbulos sanguíneos e pelo plasma. Os glóbulos incluem as hemácias ou eritrócitos, plaquetas (fragmentos celulares do megacariócito) e diversos tipos de leucócitos ou glóbulos brancos. 
No sangue colido por punção venosa e tratado com heparina, pode-se fazer o hematócrito, uma centrifugação que separa o sangue em várias camadas, que revelam a sua heterogeneidade, sendo o plasma o sobrenadante translúcido e amarelo, e a parte globular sedimentada em duas camadas distintas: camada inferior (35 – 50% do volume) é vermelha e formada pelo eritrócitos; a camada superior (1% do volume sanguíneo) é cinza e contém os leucócitos; ainda sobre os leucócitos repousa uma fina camada de plaquetas, não visível a olho nu. O hematócrito permite estimar o volume de eritrócitos em relação ao volume total do sangue, sendo os valores normais para o homem de 40-54% e para mulher 35-49%. 
O sangue é principalmente um meio de transporte. Está relacionado com a defesa do organismo, transporte de oxigênio, gás carbônico, nutrientes, metabólitos e hormônios, além de participar da regulação térmica, equilíbrio ácido-base e osmótico. 
1. Composição do plasma
O plasma sanguíneo é uma solução aquosa, sendo 10% do seu volume de componentes, tais como proteínas (7%), sais inorgânicos (0,9%) e compostos orgânicos diversos, (aminoácidos, vitaminas, hormônios, glicose, etc.).
As principais proteínas do sangue são: albumina, alfa, beta e gamaglobulinas, lipoproteínas e proteínas da cascata de coagulação (protrombina e fibrinogênio). 
2. Coloração das células do sangue
As células do sangue são normalmente estudadas por um esfregaço feito em uma lamina com uma gota de sangue. Os esfregaços são corados com misturas que contem eosina, azul-de-metileno e azures. Assim, as estruturas acidófilas ficam rosa, as basófilas em azul e as azurófilas ficam púrpura. 
3. Eritrócitos
Os eritrócitos ou hemácias de mamíferos são anucleadas e possuem grande quantidade de hemoglobina. Ao contrário dos leucócitos, permanecem sempre no interior dos vãos. Têm forma de disco bicôncavo, aumentando sua superfície de contato. São flexíveis, podendo passar por vasos que os deformam sem os romperem. As concentrações normais são de 4 a 5,4 milhões por mm³ nas mulheres de 4,6 a 6 milhões por mm³ no homem. 
Como a hemoglobina é básica, os eritrócitos são acidófilos, se apresentando com cor rosada. Sua forma é mantida por seu citoesqueleto, cuja deficiência pode levar a eritrócitos deformados. 
As hemácias usam a glicose como fonte de energia, sendo sua maior parte degradada anaerobiamente. 
A hemoglobina é uma proteína com 4 subunidades, cada uma contendo um grupo heme (que contem ferro) ligado a um polipeptídio. Devido a variações da cadeia polipeptídica, existem vários tipos de hemoglobina, sendo três consideradas normais: A1, A2 e F. A A1 (Hb A1) representa 97% das hemoglobinas de um ser humano adulto normal e a B2 (Hb B2), 2%. A F (Hb F) é característica do feto. Representa 100% de suas hemácias, 80% das hemácias do recém-nascido e chega a 1% no individuo adulto. 
Nos pulmões, com pressão alta de O2, este se liga a hemoglobina (4 O2 para cada hemoglobina), formando a oxi-hemoglobina. Nos tecidos, com pressão baixa de O2 essa reação se inverte. O CO2 se liga a hemoglobina formando carbamino-hemoglobina, para a retirada do CO2 dos tecidos, mas a maior parte desse gás viaja no dissolvido no plasma. 
Durante sua maturação na medula óssea, o eritrócito perde seu núcleo e organelas. Vivem em média 120 dias, até que são digeridos por macrófagos, principalmente no baço.
4. Leucócitos
São esféricos e incolores na suspensão do sangue, tendo a função de proteger o organismo contra infecções. São produzidos na medula óssea ou nos tecidos linfoides e permanecem temporariamente no sangue. São classificados como granulócitos ou agranulócitos. 
Os granulócitos tem núcleo com formato irregular e apresentam grânulos específicos. De acordo com a afinidade tintorial, são classificados em: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Além de grânulos específicos, essas células contêm grânulos azurófilos (que se coram em púrpura) e são lisossomos. 
O núcleo dos agranulócitos é mais regular e não apresentam granulações específicas, podendo apresentar grânulos azurófilos inespecíficos. São os linfócitos e monócitos. 
Os leucócitos saem constantemente da circulação sanguínea por diapedese, atravessando o vaso e indo em direção ao tecido conjuntivo, onde posteriormente morrem por apoptose. Quando o organismo é invadido por organismo, os leucócitos são atraídos por quimiotaxia, conduzindo essas células para onde exite maior concentração de agentes quimiotáticos. 
No adulto normal, o número de leucócitos presente no sangue é de 4.500 a 11.500 mm³. Leucocitose é o aumento do número de leucócitos no sangue e leucopenia, sua diminuição. 
5. Neutrófilos (leucócitos polimorfonucleares)
Tem núcleo formado por dois a cinco lóbulos ligados entre si por finas pontes de cromatina. O neutrófilo muito jovens tem núcleo ainda não segmentado, sendo chamado de neutrófilo com núcleo em bastonete ou somente bastonete, onde o núcleo tem forma de bastonete curvo.
Em mulheres, o núcleo dos neutrófilos apresentam um apêndice pequeno, em formato de raquete, que contém a cromatina sexual (um cromossomo X) heterocromático que não transcreve seus genes.
Possuem grânulos específicos e azurófilos. Por ser uma célula no estágio final de especialização, não apresenta intensa síntese proteica. Apresenta pouco REL, poucos ribossomos, poucas mitocôndrias e CG rudimentar.
6. Eosinófilos
São bem pouco numerosos. Tem núcleo geralmente binobulado. O RE, CG e mitocôndria também são pouco desenvolvidos. A principal característica é a presença de granulações ovoide eosinófilas. Esses grânulos possuem substâncias diferentes que têm atividade antiviral, citotóxica, induz a desgranulação de mastócitos e basófilos e modula negativamente a atividade linfocitária. O eosinófilo também produz citocinas e podem ser células apresentadoras de antígenos. 
7. Basófilos
Possui núcleo volumoso, retorcido, geralmente com aspecto de letra S. possuem grânulos basófilos muito grandes que frequentemente encobrem o núcleo. Também são pouco numerosos no esfregaço. Sua membrana possui receptores para IgE. Além das proteínas contidas no grânulo, também secretam citocinas e leucotrienos. 
8. Linfócitos
São responsáveis pela defesa imunológica do organismo. Seu núcleo é esférico, grande, com uma chanfradura e ocupa quase todo o espaço da célula, sendo o citoplasma bem escasso. Apresenta basofilia discreta. Podem possuir grânulos azurófilos inespecíficos.
Podem ser classificados em T e B, com diversos subtipos. Ao contrário dos demais leucócitos, voltam para o sangue após exercer ação tecidual.
9. Monócitos
Têm núcleo ovoide, em forma de rim ou fechadura, geralmente excêntrico. Seu núcleo se cora menos que o do linfócito e apresenta 2 ou 3 nucléolos. Possui grânulos azurófilos. Sua superfície é cheia de vesículas de pinocitose. 
Essas células permanecem por um período no sangue, então sofrem diapedese e se tornam macrófagos nos tecidos. Assim, ele faz parte do sistema mononuclear fagocitário ou sistema histocitário. 
10. Plaquetas
São corpúsculos anucleados, em forma de disco, derivados do megacariócito. Promovem a coagulação. Permanecem no sangue por 10 dias. Na histologia de luz, se apresentam em grupos. 
Tem um sistema de canais (canicular) aberto, que se comunica com invaginações da membrana plasmática. Na periferia, há o feixe marginal de microtúbulos, que mantém o formato ovoide. 
Possuem granulômeros (que contém grânulos, mitocôndrias e inclusões de glicogênio), grânulos densos oudelta (ADP, ATP e serotonina, retirada do plasma), grânulos alfa (fibrinogênio e fator de crescimento plaquetário) e grânulos lambda (lisossomos carregados com as enzimas usuais).

Outros materiais