Buscar

apol 1 Sist de Inf. Gerencial e Gestão e mapeamento 100

Prévia do material em texto

Apol 1 – Sist. Inf. Gerencial e Gestão e mapeamento.
1 – B, 2 – C, 3 – D, 4 – A, 5 – D.
Sua nota nesta tentativa foi: 100
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
LUCIVAL GOMES DA SILVA - RU: 1393973
PROTOCOLO: 201609161393973BE7BD6
Questão 1/5
Afinal, qual a definição do termo sistema? Podemos defini-lo como “o conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo” (Batista, 2004, p. 13). Para Polloni (2000, p. 23), sistema corresponde a um “conjunto de partes coordenadas que concorrem para realização de um conjunto de objetivos”. Mas independente de qual a definição melhor se enquadra para o termo Sistema, é fundamental que saibamos classificar algumas características dos sistemas, sendo assim marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) e em seguida escolha a sequência correta de resposta:
(  ) Um sistema pode ser dividido em partes menores, que, no entanto, permanecem com as mesmas características de sua totalidade: são os chamados subsistemas.
(  ) Um conjunto de subsistemas forma um sistema.
(  ) Quanto à sua natureza, um sistema pode ser aberto ou fechado.
(  ) Um sistema fechado apresenta interação com o ambiente externo e, assim, influencia e é influenciado por ele.
	
	A
	F – V – V – V 
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	V – F – V – V
	
	D
	F – V – F – F
Questão 2/5
A estrutura das organizações manteve-se a mesma durante boa parte do século XX, sendo voltada para dentro, sem a visualização completa (interna e externa) de todas as suas atividades. As empresas, mesmo tendo seus processos e informações fluindo na horizontal, se organizam em grupos funcionais verticais, com setores agrupados por semelhança de atividades, fazendo com que o fluxo de trabalho com frequência passe de um departamento para outro causando falta de agilidade, erros de comunicação, altos custos e dispersão do foco no cliente. (RADOS et al, 1998).
Nesta afirmação o autor aborda:
	
	A
	Comparativo entre gestão funcional e gestão departamental, onde é possível perceber as dificuldades destes conceitos de gestão.
	
	B
	Problemas na gestão por processos, a qual se organiza em grupos funcionais e setores agrupados por semelhança de atividades.
	
	C
	Problemas nas empresas que trabalham na gestão funcional enquanto os processos fluem na horizontal.
	
	D
	Dificuldades nas empresas que trabalham na gestão por processos, na qual se organiza em grupos funcionais e departamentos específicos.
	
	E
	Erros de comunicação devido a falta de um mapeamento voltado aos processos.
Questão 3/5
Assinale a alternativa correta quanto às funções de um sistema de informação:
	
	A
	SI são úteis para todas as outras funções organizacionais, não sendo necessário constituí-la como uma função propriamente dita.
	
	B
	As carreiras na área de SI e tecnologia estão saturadas devido à grande demanda dePROFISSIONAIS DA ÁREA
	
	C
	SI são um componente chave para a tecnologia
	
	D
	SI são uma importante fonte de informação e apoio, necessários para promover a tomada de decisão eficaz pelos gerentes e profissionais da empresa.
Questão 4/5
DESENVOLVER O PLANEJAMENTOem uma empresa envolve diversas etapas e estas têm sua devida importância em um planejamento integrado dentro da companhia. As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores.
Identifique na coluna da direita o nível que correspondeÀ COLUNA DA esquerda.
Assinale a sequência correta.
	
	A
	2 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
	
	B
	3 – 2 – 1 – 3 – 2 – 3
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3
	
	D
	3 – 1 – 2 – 3 – 3 – 2
	
	E
	1 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
Questão 5/5
O “BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio), é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios (sejam eles automatizados ou não) para alcançar resultados pretendidos, consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização (BPM CBOK v2, 2009, ABPMP). Entretanto, não é algo novo e teve influência de outros conceitos já aplicados na mesma época. Estes conceitos são:
	
	A
	Gestão por Processos e TQM (Total Qualidade na Manutenção)
	
	B
	TQM (Gestão da Qualidade Total)E A ENGENHARIA.
	
	C
	Inovação e Engenharia aplicada.
	
	D
	TQM (Gestão da Qualidade Total) e a Reengenharia.
	
	E
	Gestão por Processos e Reengenharia

Continue navegando