Buscar

Prova discursiva Gestao da qualidade e gestao de MPE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova discursiva – Gestão da qualidade e Gestão de MPE
Questão 1/5
TEMA: NORMAS SÉRIE ISO
Em 1946, delegados de 25 países se reuniram em Londres e decidiram criar uma nova organização internacional, que teria com objeto a facilitação da coordenação internacional e a unificação das normas industriais.
Desse modo, cite e explique sobre organização criada.
Nota: 16.0
	Denominada International Organization for Standardization ou Organização Internacional para a Padronização (ISO), organização não governamental, congrega atualmente 157 membros, com sede na Suíça, e tendo diversos membros posicionados nos setores públicos e privados ao redor do mundo, tem acesso aos problemas de ambos os setores, melhorando a compreensão e a percepção destes para o estabelecimento das normas. (SELEME; STADLER, 2012, p. 137).
Resposta:Foi criada a ISO. São selos de qualidade que obedecem normas internacionais quanto à qualidade, segurança. impactos ao meio ambiente e padronização.
Questão 2/5
O empreendedor está se tornando cada dia mais complexo, sendo que o mundo torna-se a cada dia mais complicado e inter-relacionado. Para enfrentar as diversas situações o empreendedor deve ter um preparo prévio. Cite as dimensões que o empreendedor deve se atentar para se preparar para iniciar sua caminhada empreendedora.
Nota: 0.0
	O aluno deve ter claro que de acordo com Schneider (2012), pág. 34, de que para se empreender deve-se atrelar essa ideia a um preparo prévio do empreendedor, que tem relação com diversos elementos derivados da Administração, porém, esse preparo não é exclusivo de uma diploma universitário, mas também tem relação com a energia da pessoal, o seu rol de conhecimentos, as suas habilidades e as suas competências, além da seu condicionamento da inteligência emocional, a capacidade de lidar com o próximo, com os conflitos, com o ambiente e finalmente ser capaz de definir meios e estratégias inovadoras para agir e atingir o objetivo.
Resposta:Dimensão econômica, social, ambiental.
Questão 3/5
A jornada empreendedora não é uma tarefa fácil, nem mesmo simples. O Sebrae (2004), em seu programa de formação de empreendedores, lista uma séria de desafios a quem deseja abrir o seu próprio negócio, cite-os:
Nota: 6.0
	O Sebrae (2004), em seu programa de formação de empreendedores, lista uma séria de desafios a quem deseja abrir o seu próprio negócio. Trabalho árduo – o empresário não tem hora para começar, nem mesmo para terminar o trabalho. Vida Pessoal x Vida Profissional - A compatibilização da vida pessoal com a vida de empresário se torna um grande desafio. Riqueza, Independência e Estabilidade Financeira - o resultado financeiro consistente de um negócio é conquistado com o tempo, dependendo de ações gerenciais, de competência técnica e, inclusive, de sorte. (SCHNEIDER E BRANCO, 2012, p. 124).
 
Resposta:Lidar com a burocracia; Fazer um plano de negócios; Ter capital de investimento; 
Questão 4/5
TEMA: GERENCIAMENTO DA QUALIDADE
As organizações devem seguir procedimentos para estabelecerem um correto gerenciamento da qualidade. Esses procedimentos são representados pelos métodos e pela adequada utilização das ferramentas. O bom entendimento da diferença entre método e ferramenta nos auxilia na condução dos processos organizacionais com qualidade e no gerenciamento pelo controle da qualidade.
Assim, explique o que é método e o que é ferramenta.
Nota: 16.0
	Método é a sequência lógica empregada para atingir o objetivo desejado. Ferramenta é o recurso utilizado no método. Portanto, o que resolve os problemas nos processos produtivos e operacionais é o método e não a ferramenta. (SELEME E STADLER, 2012, p. 26).
Resposta:Método é a sequencia lógica para a fabricação de um produto. Ferramenta é o recurso do método.
Questão 5/5
Dolabela (1999) citado por Scheider e Branco (2012) aponta oito erros que os empreendedores precisam evitar ao considerar as oportunidades. Um desses erros é a paixão, explique-o.
Nota: 20.0
	 
Paixão - Agir sem pensar, sem analisar e movido pela fé – e não pela razão – pode trazer grandes prejuízos e, até mesmo, inviabilizar boas oportunidades. Muitas vezes o empreendedor se apaixona por ideias impossíveis ou que não serão boas para o negócio. (SCHNEIDER E BRANCO, 2012, p. 69).
 
Resposta:Agir sem pensar, em nome da fé e não com razão.

Outros materiais