Buscar

1 respostas p passei direto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1-“Os hemisférios cerebrais direito e esquerdo compreendem a maior parte do cérebro, sendo unidos por um poderoso feixe de fibras, o corpo caloso, que os inter-relaciona, tornando a mensagem captada por um hemisfério disponível no hemisfério oposto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: OLIVEIRA, Maria Aparecida Domingues del. Neurofisiologia do comportamento. Canoas: Ulbra, 2005. p. 28.
Cada hemisfério do cérebro é responsável por algumas funções. Assim, por exemplo, uma lesão no hemisfério cerebral esquerdo pode, por exemplo, reduzir a habilidade de falar e compreender a linguagem. De acordo com os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem e com as videoaulas, explique: por que isso pode acontecer?
Nota: 20.0
	O aluno deve ser capaz de responder, em forma de texto coerente e coeso, de acordo com a norma padrão da língua, que o hemisfério esquerdo faz o processamento linear dos estímulos que são apresentados de forma sequencial, tais como: afirmações verbais, proposições matemáticas e programação de sequências motoras rápidas. Assim, o hemisfério esquerdo apresenta-se como um mediador das funções verbais, que compreendem a escrita, a leitura, a compreensão, o discurso, a ideação e a memória verbal. Portanto, uma lesão no hemisfério esquerdo poderia comprometer a habilidade de falar e compreender a linguagem (livro-base, p. 55).
2-“A busca pela normalização daquele aluno dito com dificuldade de aprendizagem nos faz olhar tanto para o que entendemos por normalidade e normalização, como para o que entendemos por posição de sujeito na escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: 28reuniao.anped.org.br/textos/gt15/gt15874int.rtf. Acesso em 04/08/2016.
Nas últimas décadas, movidas por princípios legais, éticos e humanos, as escolas começaram a atender alunos que apresentavam comportamento fora do padrão. Com base no livro Educação Especial: Pesquisa e Prática, defina como era concebido o padrão de normalidade pelas instituições escolares.
Nota: 20.0
	Segundo Bergamo e Romanowski (2006), o padrão de normalidade estabelecido pelas instituições escolares era aquele aluno passivo que cumpria todas as suas tarefas corretamente, com ordem, capricho, no tempo determinado pelo professor e sem fazer qualquer indagação. (Livro Base p. 25)
3-Observe a imagem:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.guia.heu.nom.br/sistema_limbico.htm. Acesso em: 28 jun. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, a base neurofisiológica das emoções é relacionada ao funcionamento de quais partes do cérebro?
 
Nota: 20.0
	a base neurofisiológica das emoções é relacionada ao funcionamento do sistema límbico (no qual a amígdala desempenha papel fundamental), ao tálamo e ao córtex pré-frontal (livro-base, p. 172).
 Questão 4/5
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“As crianças com TDAH demonstram níveis de atenção inapropriados para a idade, são impulsivas e geralmente superativas, apresentam dificuldades para seguir regras e normas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BENCZIK, E. P. B. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Atualização diagnóstica e terapêutica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000. p. 26.
Segundo o livro-base Neuropsicologia e aprendizagem, como é possível chegar ao diagnóstico de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)? Há exames laboratoriais que comprovem o seu diagnóstico?
Nota: 20.0
Por meio da coleta de dados da história do paciente, nos contextos em que os sintomas de TDAH ocorrem, no grau em que estes são inconsistentes com a idade e no prejuízo que eles causam. É necessário ainda verificar o temperamento, os hábitos de sono, o desempenho na escola ou no trabalho, o humor, o perfil dos relacionamentos eventos pré-natais e a primeira infância que podem influenciar o comportamento e se há casos na história familiar de TDAH e outros transtornos. Não existem achados físicos ou laboratoriais que diagnostiquem TDAH (livro-base, p. 115).
 
5-“Para que o aprendizado [do aluno cego] seja completo e significativo é importante possibilitar a coleta de informação por meio dos sentidos remanescentes. A audição, o tato, o paladar e o olfato são importantes canais ou porta de entrada de dados e informações que serão levados ao cérebro. Lembramos que se torna necessário criar um ambiente que privilegia a convivência e a interação com diversos meios de acesso à leitura, à escrita e aos conteúdos escolares em geral”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SÁ, E.D. de; CAMPOS, I. M. de; SILVA, M.B.C. Atendimento educacional especializado. Portal Mec, p. 21 [http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf. Acesso em 04/08/2016].
Considerando o texto e o livro-base Educação Especial: Pesquisa e Prática, descreva pelo menos três atitudes que o professor deve adotar quanto às necessidades especiais de aluno com cegueira.
Nota: 20.0
	A resposta deve apresentar pelos menos duas destas atitudes: “Posicionar o aluno ou aluna de forma a favorecer sua possibilidade de ouvir o professor; Dispor o mobiliário da sala de forma a facilitar a locomoção e o deslocamento e evitar acidentes quando o aluno ou aluna precisar obter materiais ou informação do professor; Dar explicações verbais sobre todo o material abordado em sala de aula de maneira visual; ler, por exemplo, o conteúdo que escreve na lousa”; oferecer suporte físico verbal e instrucional para a locomoção do aluno ou aluna no que se refere à orientação espacial e à mobilidade; utilizar os recursos e materiais adaptados disponíveis: pranchas presilhas para evitar o deslizamento do papel na carteira lupa material didático de tipo ampliado livro falado equipamento de informática materiais desportivos como bola de guizo etc. • fazer uso de sinal tátil para sinalizar degraus e/ou direção. (Livro Base p. 75).