Buscar

BDQ Desenvolvimento da infancia e adolescencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO – DESENVOLVIMENTO DA INFANCIA E ADOLESCENCIA
Segundo Vygotsky, existem dois Níveis de Desenvolvimento: real e proximal. Analise as afirmações seguintes a este respeito. I - O Nível de Desenvolvimento Real é a capacidade intelectual já consolidada pela criança; o nível atual de resolução de problemas em que a criança se encontra. II - O Nível de Desenvolvimento Potencial é a capacidade de resolver um problema com o auxílio de alguém mais velho ou um adulto. III - Tanto o nível de desenvolvimento real quanto o potencial referem-se ao que a criança é capaz de realizar por conta própria, sem ajuda de um mediador, variando apenas a complexidade da tarefa. IV - A criança não precisa de intervenção pedagógica externa para colaborar na realização da tarefa para atingir o nível de desenvolvimento potencial. V - A partir da diferença entre os dois níveis de desenvolvimento, podemos determinar a ZDP - Zona de Desenvolvimento Proximal (Diferença entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento Potencial). Estão corretas:
R: (B) I, II, e V
De acordo com a perspectiva construtivista, o desenvolvimento cognitivo da criança está ligado à interação social e aos afetos, desde o nascimento até a vida adulta. Considerando a afirmação acima, pode-se concluir que:
R: o desenvolvimento cognitivo segue junto com o desenvolvimento social e afetivo, em relações de correspondência ou alternância.
A abordagem de desenvolvimento no ciclo vital apresenta quatro princípios básicos. O primeiro afirma que o desenvolvimento é ______________, ou seja, cada período do tempo de vida é influenciado pelo que aconteceu antes e irá afetar o que está por vir. O desenvolvimento depende da ____________ e do ____________ é o segundo princípio, que afirma que cada pessoa desenvolve-se dentro de um conjunto específico de circunstâncias ou condições definidas por tempo e lugar. O terceiro princípio desta abordagem é que o desenvolvimento é ___________ e multidirecional, de modo que durante toda vida o desenvolvimento envolve um equilíbrio entre crescimento e declínios. Por fim, o quarto princípio enfatiza que o desenvolvimento é ___________, demonstrando a capacidade de modificação do desempenho dos indivíduos. Preenche corretamente as lacunas acima a opção:
R: vitalício / história / contexto / multidimensional / plástico
Assinale a alternativa que corresponde à ordem do preenchimento das lacunas. A psicanálise propiciou a compreensão de diversos mecanismos de defesa, modos mediante os quais as pessoas inconscientemente lidam com a ansiedade distorcendo a realidade. Por exemplo, uma criança que está enfrentando um fato inquietante, como o nascimento de um irmão ou o ingresso na escola a --------------- pode surgir ao retomar um comportamento anterior, como sugar o polegar ou urinar na cama (Papalia 2006). Já a -------------------, disfarça os impulsos ameaçadores, atribuindo-os aos outros, ou seja, o indivíduo afasta de si características negativas.
R: Regressão e Projeção
Qual o período da teoria do desenvolvimento de Freud que caracteriza a adolescência.
R: genital.

Outros materiais