Buscar

Educação em enfermagem2

Prévia do material em texto

Segundo Libaneo ( 2012) , as Tendências Pedagógicas estão divididas em:
		
	
	
	
	
	Libertadora e Neo liberal
	
	
	Renovada e Progressista
	
	
	Liberais e Progressistas
	
	
	Tecnicista e racional
	
	
	Libertadora e Tradicionalista
	
	
		2.
		De acordo com a pedagogia comportamental descrita por Bordenave (1977), o professor tem por objetivo, estabelecer estratégias de condicionamento baseada em metodologias sequenciais, reforçando ou recompensando o aluno, quando a resposta emitida coincidir com a resposta esperada (estímulo-resposta-reforço). Dessa forma, o papel do professor será compreendido como?
		
	
	
	
	
	O professor passa a estabelecer uma relação afetiva e pessoal dos sujeitos envolvidos no processo de ensino aprendizagem, de acordo com a pedagogia comportamental;
	
	
	Incentivador de reflexões necessárias para o processo de ensino e aprendizagem de acordo com a pedagogia comportamental;
	
	
	Mediador do processo ensino e aprendizado de acordo com a pedagogia comportamental.
	
	
	Técnico, programador, instrutor e como elo entre a verdade científica e o aluno, a quem cabe receber, aprender e fixar. de acordo com a pedagogia comportamental;
	
	
	Estimulador de debates, reflexões, questionamentos, estabelecendo uma nova relação com a pedagogia comportamental;
	
	
		3.
		¿Só aprende aquele que se apropria do aprendido transformando-o em apreendido, com o que pode por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existentes concretas" Paulo Freire. Diante da diversidade e complexidade das classificações, o autor citado, sugere qual modelo pedagógico básico das tendências pedagógicas.
		
	
	
	
	
	Pedagogia Tradicional ou Bancária
	
	
	Pedagogia da Transmissão
	
	
	Pedagogia Comportamental
	
	
	Pedagogia Construtivista
	
	
	Pedagogia Behaviorista
	
	
		4.
		As teorias pedagógicas estão intimamente relacionadas às concepções de homem e sociedade, portanto modificam-se conforme o contexto histórico em que se apresentam. A respeito do pensamento pedagógico brasileiro, assinale a alternativa correta.
		
	
	
	
	
	A tendência libertária é marcada pela biopsicologização dos alunos, que são considerados em suas particularidades de origem.
	
	
	A tendência crítico-social dos conteúdos percebe o aluno como sujeito ativo em seu processo de conhecimento e trabalha os conteúdos relacionando-os ao contexto.
	
	
	Na tendência escolanovista, há uma centralização nos conteúdos, de as relações entre professor e aluno são marcadas pelo diálogo e pelo afeto.
	
	
	Na tendência tradicional, os conteúdos são privilegiados, o professor é detentor do conhecimento, e as relações pedagógicas são horizontais.
	
	
	Na tendência libertadora, os conteúdos são trabalhados de forma sistematizada, o professor mantém uma relação próxima ao aluno, que por ser analfabeto, é um ser passivo.
	
	
		5.
		Considere o seguinte texto: o professor Antônio realiza, em aula, as atividades proposta no livro didático e só aceita como verdadeiras as respostas contidas no Livro do Professor. A professora Fátima realiza os mesmos exercícios, analisa os procedimentos utilizados pelos alunos para resolver as questões e avalia as possibilidades de aplicação dos resultados em situações práticas. Do ponto de vista das tendências pedagógicas, a postura do professor Antônio e da professora Fátima podem ser caracterizadas, respectivamente, como:
		
	
	
	
	
	Tradicional e Histórico-crítica.
	
	
	Tecnicista e Libertária.
	
	
	Escolanovista e Tecnicista.
	
	
	Crítico-reprodutivista e Libertadora.
	
	
	Construtivista e Escolanovista
	
	
		6.
		Existem inúmeras denominações para tendências pedagógicas, no entanto, o Professor Libâneo (2012), adotou a classificação em:
		
	
	
	
	
	liberais e progressistas
	
	
	educação transmissora
	
	
	educação tecnicista
	
	
	educação comportamental
	
	
	educação progressista
	
	
		7.
		"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, as pessoas se educam entre si, mediatizadas pelo mundo", é de autoria do pedagogo:
		
	
	
	
	
	Darcy Ribeiro
	
	
	Carlos Libâneo
	
	
	Jean Piaget
	
	
	Paulo Freire
	
	
	Jaques Delors
	
	
		8.
		Sobre a pedagogia da transmissão é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	aumentar a capacidade do aluno de ser um agente de transformação social é o seu principal objetivo
	
	
	prevê a aprendizagem através dos erros com reflexão crítica construtiva pelo aluno
	
	
	o centro do aprendizado são as ideias e o conhecimento, desta forma o alunos deve receber as informações do professor e dos livros
	
	
	busca criar no aluno uma atitude crítica
	
	
	tem como eixo principal enfatizar os resultados comportamentais, estimulando a competitividade

Continue navegando